Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agilidade no DNA é o grande segredo por trás das empresas valiosas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Os números não mentem: a maioria das empresas brasileiras fecha as portas depois de cinco anos, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A constatação está nas últimas duas pesquisas "Demografia das Empresas, edições 2017 e 2018. Nesta última, constava que mais de 660 mil empresas abertas em 2011, pouco mais de 251 mil ainda existiam em 2016.

O levantamento mostrava ainda que, em 2016, 648,5 mil empresas haviam sido abertas, enquanto que 719,6 mil haviam sido fechadas no País. Por três anos seguidos, 2014, 2015 e 2016, houve mais encerramentos do que aberturas por aqui.

Fugir do ranking da mortalidade, portanto, mais do que um desejo, é uma necessidade de todo empreendedor ou intraempreendedor brasileiro, seja ele founder de uma startup ou CEO de uma multinacional.

Ver o negócio sobreviver e ainda prosperar já é um segundo passo.

A boa notícia é que a morte prematura pode ser evitada com planejamento, postura empreendedora e, sobretudo, gestão operacional e pessoal.

“Nesse quesito, têm se sobressaído as organizações com DNA ágil”, diz o empreendedor e investidor Thiago Oliveira. “Empresas ágeis são aquelas que têm um propósito definido, inovação, ambiente colaborativo e aberto e uma cultura organizacional bem resolvida. Flexibilizam padrões, possuem times com habilidades imprescindíveis e mentalidade empreendedora. Equipes que sabem equilibrar trabalho e vida pessoal”.

“Para alcançar este patamar de agilidade, contudo, os empresários precisam entender, por exemplo, que dentro da empresa é mais importante o resultado do que os modelos engessados na operação”, complementa João Kepler, escritor e referência em investimento em startups.

Juntos, Oliveira e Kepler assinam ‘Os Segredos da Gestão Ágil’ (Editora Gente), livro que traz cases com técnicas e ferramentas eficazes para fases distintas da vida da empresa: da criação do plano de negócios às técnicas de gestão de pessoas; da gestão financeira, passando por implementação de squads, compliance e Agile, combinando o Design Thinking.

Processos e controles são importantes, mas as pessoas, a interação e a colaboração das equipes são o que fazem tudo acontecer, afirma Kepler: “Pessoas são o maior ativo na empresa. O capital intelectual e o intangível importam mais do que o tangível, hoje. Sem essa área funcionando de verdade, fica difícil garantir o sucesso, afinal, é o trabalho de quem está ali ao seu lado que vai fazer com que o projeto caminhe e cresça. Para entrar em campo e fazer o negócio dar certo, precisa de um time treinado e alinhado, entusiasmado, proativo e comprometido com os objetivos e o propósito daquele empreendimento”.

Oliveira, por sua vez, lembra que as multinacionais têm muito a aprender com as PMEs e startups na era da transformação digital - ou 4ª revolução industrial. De cara, podem compreender quais as técnicas, modelos e ferramentas que as pequenas empresas utilizam; e como lidam com a colaboração e o compartilhamento entre as pessoas: “Empresas menores utilizam a Mentalidade Lean ou enxuta. E gozam de ambiente inovador, com a formação de times organizados por suas características e habilidades”.

Ambos reforçam que um empreendimento com gestão ágil não é aquele que cresce mais rápido no começo – e sim aquele que cresce mais e melhor no médio prazo. Tendo isso em mente, e com um bom direcionamento do líder, de quem se espera que implante e distribua as ferramentas, será possível encontrar oportunidades onde menos se imagina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar