Brasil,

Do Brasil para os EUA: como empreender no mercado americano?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Antonio Miranda Antonio Miranda

*Antonio Miranda

Empreender no Brasil é um desafio enorme! O empresário tem que trabalhar uma grande parte do tempo para vencer um competidor voraz chamado Máquina Estatal, com a sua burocracia e taxações descomunais. Desestimulados pelo "Custo Brasil", empresários buscam países com mercado mais atraente, e os Estados Unidos figura ainda como o favorito na hora de empreender no exterior. Já são mais de 9 mil brasileiros empreendedores no país norte-americano, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Mas engana-se quem pensa que empreender nos EUA é mais fácil devido ao menor nível de burocracia. Enquanto o Brasil ainda é um país muito fechado para a competição global, os EUA é um mercado muito mais aberto e dinâmico, e isso faz com que o nível e a quantidade dos concorrentes sejam muito mais elevados. Ou seja, para vencer nos EUA, além de trabalhar muito, o empresário deve trabalhar de forma planejada, eficiente e em constante busca por inovação.

Uma informação incorreta, principalmente no ambiente internacional de negócios, pode penalizar seriamente seu investimento. No nosso instituto de negócios com sede em Miami, o Global Business INSTITUTE, nos esforçamos para esclarecer aos empresários que as orientações erradas são a base de sustentação do castelo de cartas do "caminho fácil". Informações incorretas levam à construção de premissas de negócios inviáveis e o consequente fracasso. Por isso, colocamos como primeira etapa do nosso Processo de Internacionalização de Empresas a obrigatoriedade de se realizar uma pesquisa de mercado profissional e consistente.

É preciso habilidade profissional e assistência qualificada para permitir que o projeto se torne um negócio de sucesso. Acreditamos que não somos meros intermediadores entre empresários brasileiros e o mercado internacional. Nos comprometemos com a execução e os resultados dos nossos clientes, pois fazemos apenas o que é o "core business" das empresas que fundaram o Instituto.

Ter sucesso no Brasil não é garantia de sucesso mundial e essa é uma realidade que muitos empresários brasileiros custam a aceitar. Nos últimos anos presenciamos inúmeros casos de tradicionais empresas brasileiras que tentaram expandir seus negócios em nível internacional e que fracassaram por tentar fazer com que o consumidor internacional se transformasse em um consumidor brasileiro. A classe empresarial precisa se tornar mais ciente da necessidade de adotar uma cultura de gestão mais pragmática, globalizada e atual. Essa transformação deverá passar por uma mudança de paradigmas culturais básicos, desde não chegar atrasado para uma reunião de negócios com um cliente estrangeiro, até paradigmas de gestão mais elevados como a adoção de metodologias de excelência em inteligência de mercado, estratégia, planejamento e execução.

Para entrar no mercado americano, os empresários brasileiros precisam se preparar para lutar em uma guerra num território de condições desconhecidas, inimigos que também têm pontos fortes e pontos fracos, mas, principalmente, precisam ter um claro entendimento de que a vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço. E o preço para se sobressair no mercado mais valioso do mundo é composto pelo desenvolvimento de inteligência de mercado confiável, estratégia de marketing e vendas que indique como vencer num nicho bastante específico, planejamento de negócios profissional e responsável, execução de alto padrão e com afinco e, sobretudo, paciência, resiliência e persistência para entender que a guerra se vence com o acúmulo de batalhas vencidas.

Antonio Miranda é especialista em marketing e tem 20 anos de atuação. Atual Diretor de Marketing e Vendas do Global Business Institute, conta com experiência internacional – EUA e América Latina. É licenciado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, e obteve certificação de especialização em marketing da Kellogg School of Management da Northwestern University.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar