Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Tamdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

*Por Renato Xavier

A gestão de mudanças empresariais é uma maneira de gerenciar a empresa pensando nas transformações constantes que acontecem internamente e no cenário externo. Dessa forma, procura acompanhar e se adaptar a elas, de modo contínuo.

Para tanto, é fundamental um conhecimento profundo da organização e de todos os fatores que afetam o negócio. A partir daí, é possível traçar um plano completo para a implementação das mudanças empresariais. Mas o que, de fato, pode ser mudado? A seguir, listamos 4 opções para tornar a sua empresa mais adaptada ao mercado. Confira!

1. PREOCUPE-SE COM O BEM-ESTAR E A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES

Um primeiro passo é investir na qualidade de vida dos seus funcionários. Afinal, não há possibilidade de mudança sem o envolvimento das pessoas que compõem a sua organização. Para tanto, é necessário que haja um plano de valorização e engajamento.

Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes. Entre elas, uma boa política de benefícios, que são fundamentais para a motivação e o aumento da produtividade das pessoas. Além disso, é importante sempre dar feedbacks e premiações de acordo com os resultados, por meio de uma liderança forte e ativa.

2. DIRECIONE VERBAS PARA O TREINAMENTO E A CAPACITAÇÃO

Ainda em relação às pessoas que fazem parte da organização, é importante criar oportunidades de treinamento e aperfeiçoamento profissional. Afinal, as mudanças empresariais exigem uma adaptação constante das pessoas aos cenários que surgem e isso é feito por meio de capacitação.

Dessa forma, esse tipo de atividade nunca deve ser visto como um custo e sim como um investimento, uma vez que traz retornos de curto e longo prazos para a cultura e a melhoria da produtividade da organização.

3. CONSTRUA UMA CULTURA VOLTADA PARA A LIDERANÇA E O APRENDIZADO

Mas de nada adianta investir em treinamentos e nos benefícios oferecidos aos colaboradores se eles não se sentirem numa cultura voltada para as mudanças empresariais. Eles precisam se sentir parte de um todo, comprometidos com um ideal de melhoria contínua.

Para que isso realmente funcione, é essencial que os líderes assumam a responsabilidade por suas equipes, em seu papel de motivá-los e engajá-los. Nessa hora, é importante investir em uma comunicação ativa, descendente e ascendente, que promova uma transformação na empresa.

4. INVISTA EM SOFTWARES INTELIGENTES DE GESTÃO

Mas as mudanças empresariais não envolvem apenas as pessoas. A tecnologia e os processos podem ser adaptados para os melhores resultados. Isso pode ser feito por meio de um software de gestão, que agrega e otimiza toda a rotina empresarial. Ele pode ser integrado com as diversas soluções usadas na organização, facilitando, inclusive, o monitoramento e o acompanhamento de todo o trabalho pelos gestores.

O fato é que as mudanças empresariais, inclusive as que não foram citadas no texto, são uma nova forma de compreender como um negócio pode atuar de forma orgânica para a melhoria de resultados. Portanto, vale a pena se informar melhor sobre eles.

*Renato Xavier é diretor de operações da Cesta Nobre, empresa referência na distribuição de cestas básicas por todo o Brasil

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar