Transformação Digital nas indústrias: por que apenas 30% das estratégias são bem-sucedidas?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

Neste ambiente altamente competitivo, o setor de manufatura ainda apresenta grande dificuldade de adesão à Transformação Digital. Agora, como transformar neste cenário sem sucumbir às estratégias ineficazes?

"O sucesso da transformação digital está ligado à reformulação do propósito de valor ao cliente e na transformação das operações"

Nas últimas décadas pôde-se perceber o avanço massivo e desenvolvimento de tecnologias disruptivas que impactaram quase todos os aspectos das organizações e dos indivíduos. Atingidos por essa onda transformacional, organizações de todos os tamanhos aceleraram seu processo de digitalização para se manterem competitivas, ganhando mercado e eficiência operacional para ir ao encontro das expectativas dos consumidores.

Neste cenário altamente competitivo, o setor de manufatura, por exemplo, tem uma representatividade média de 15% a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) entre os países, entretanto, ainda apresenta grande dificuldade de adesão à Transformação Digital e falta de inovação, ainda que detenha profundos conhecimentos relativos a processos, programas de gestão de qualidade e afins.

Segundo uma pesquisa da McKinsey, as estratégias de Transformação Digital dão errado em aproximadamente 70% das empresas isso se dá, principalmente, pela falta de um planejamento eficiente que priorize aspectos que vão muito além dos processos simplesmente, mas que englobem um forte cambio cultural, tanto coletivo quanto individual, escolhas corretas quanto a perfis de profissionais, conhecimento técnico, análises de consumidores e concorrentes e, obviamente, parceiros de negócios que detenham um conhecimento profundo do segmento e do negócio.

A utilização de plataformas e soluções digitais abrem um leque de possibilidades para as empresas de manufatura, trazendo benefícios que vão desde redução de custos, aumento de produtividade, melhora no desenvolvimento de produtos, time-to-market mais rápido e foco no cliente em vários elementos da cadeia de valor.

O sucesso da transformação digital está ligado à reformulação do propósito de valor ao cliente e na transformação das operações utilizando de tecnologias digitais, permitindo assim a interação e colaboração com o cliente, ou seja, não se atentar a relação com o cliente e a operação que suporta esse a cadeia de valor é um dos pontos que podem gerar fracasso.

...Mas como transformar?

Em relação ao setor em questão, existe uma forte tendência por automação e informatização dos processos, portanto definir a transformação digital é um tema difícil de qualificar, uma vez que a expectativa está relacionada com os modelos de negócio baseado em plataformas, colaboração, comunidades e integrações, pois na manufatura existe a limitante relacionada com o ativo que é necessário para aumentar a capacidade de entrega da organização.

Desta forma, a transformação digital pode ser categorizada considerando quatro elementos como base para alinhar os negócios às estratégias digitais, sendo eles:

O escopo da estratégia de negócios digitais;
A escala da estratégia de negócios digitais;
A velocidade da estratégia de negócios digitais;
As fontes de criação e captura de valor de negócios na estratégia de negócios digitais
A transformação digital existe, somente quando a estratégia da organização e o modelo de negócio são reinventados, permitindo a construção de novos conhecimentos, focando a transformação da estratégia de baixo para cima, em toda a organização, relacionando a estratégia às operações e à tecnologia. A proposta de valor está na abrangência da transformação e não apenas na evolução da produtividade.

*Alexandre Nunes Hernandes é Vice-Presidente de Operações na Softtek Brasil.

Sobre a Softtek:

Fundada em 1982, a Softtek tem presença global e é a maior empresa de serviços de TI com origem na América Latina. Com um amplo portfólio de produtos e soluções que transformam os negócios, a Softtek ajuda as empresas da Global 2000 a evoluir de maneira fluida e constante desde a concepção e construção até a execução de estratégias digitais. Para saber mais sobre como a Softtek gera valor através da tecnologia, visite o site www.softtek.com/pt e siga @Softtek nas redes sociais.