Brasil,

Três perguntas para Maria Pia Bastos Tigre, vice-presidente voluntária do Conselho Deliberativo da ABBR

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Líder
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fundada em 1954, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) foi criada para implantar o primeiro Centro de Reabilitação brasileiro especializado no tratamento de vítimas de paralisia infantil, decorrente de uma epidemia de poliomielite, que deixara milhares de crianças com sequelas naquela ocasião.

Trata-se, portanto, de uma instituição que já nasceu ligada à saúde pública, com o compromisso de oferecer atendimento médico e terapêutico gratuito – atualmente coberto pelo SUS – embora também atenda pacientes particulares e conveniados a alguns planos de saúde. Referência nacional, o Centro de Reabilitação ABBR é formado por seis unidades de tratamento e setores multidisciplinares. As equipes são compostas por médicos fisiatras, neurologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiras, musicoterapeutas e pedagogos. Uma outra frente de assistência é a oficina ortopédica, que produz aparelhos sob medida, como órteses e próteses de membros superiores e inferiores, em conformidade com o padrão de excelência técnica em produtos de reabilitação e readaptação. O foco principal do trabalho é proporcionar o máximo de independência funcional e qualidade de vida aos pacientes, assinala a advogada Maria Pia Bastos Tigre Buchheim, integrante voluntária do Conselho Deliberativo da ABBR desde 2011. Segundo ela, a instituição tem atuação abrangente. Atende desde vítimas de acidentes de trânsito à crianças com problemas motores em razão das mais diversas síndromes e patologias. Confira a entrevista.

1 - As estatísticas do seguro DPVAT evidenciam um grande número de pessoas vítimas de acidentes de trânsito com lesões permanentes, a maioria jovens. Isso se reflete no trabalho desenvolvido pela ABBR?

Sim. Para se ter uma ideia, cerca de 40% dos pacientes tratados na ABBR que são vítimas de acidentes de trânsito têm invalidez permanente pelo INSS. Em geral, são homens, com idades entre 20 e 40 anos. Mas tem aumentado o número de crianças e mulheres que se acidentam no trânsito. Também tem sido grande a procura por tratamento de pequenas lesões, em decorrência de acidentes com bicicletas e patinetes elétricos.

2 - Que tipo de lesão é mais observada nas vítimas de acidentes de trânsito?

Como a ABBR não atende emergências (somente consultas previamente agendadas), os atendimentos são feitos em pacientes que já deixaram o hospital e que estão iniciando a fase de reabilitação. As lesões mais comum são nos membros inferiores, com ou sem amputação dos membros. A oficina ortopédica, mantida pela ABBR, também atua de forma integrada para garantir órteses e próteses compatíveis com a idade, medidas e necessidades dos pacientes.

3-A Seguradora Líder criou o Recomeço, um programa para reinserção de beneficiários do DPVAT no mercado de trabalho. De que modo a ABBR atua para promover a reintegração social das pessoas com este tipo de lesão?

O setor de Serviço Social da ABBR é muito ativo e atento às necessidades dos pacientes. Estabelecemos parcerias com diversas ONGs e empresas para reinserção dos nossos pacientes no mercado de trabalho e na vida em sociedade, por meio do atendimento de nossa equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Para conhecer mais do trabalho desenvolvido pela ABBR, acesse www.abbr.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar