Brasil, 17 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Em fórum sobre riscos e prevenção da AIG, especialistas revelam que procedimentos simples podem prevenir grande parte dos incêndios

Em fórum sobre riscos e prevenção da AIG, especialistas revelam que procedimentos simples podem prevenir grande parte dos incêndios

O descuido com sistemas de proteção e falta de manutenção são algumas das principais causas de grandes incêndios em fábricas, armazéns e estabelecimentos comerciais. O fator humano é um agente crucial na hora da prevenção. Tanto que na hora de analisar os riscos de um local, a AIG considera que os programas de prevenção possuem um peso de 30%. Todos os demais fatores físicos, ou seja, exposição a catástrofes naturais, onde está o local, tipo de construção, a quantidade de água para apagar o incêndio, a existência de alarmes, objetos inflamáveis, entre outros, equivalem a 70% da análise. A boa notícia é que, com treinamento, testes, inspeção, além de outros programas, grandes tragédias podem ser evitadas. Este foi um dos alertas compartilhados durante o Fórum de Riscos Patrimoniais – o elemento humano como fator de prevenção, promovido pela AIG Seguros em São Paulo, na quinta-feira, dia 4.

O objetivo do evento foi compartilhar casos reais de falta de manutenção que levam a sérios acidentes nas instalações e as boas práticas em medidas preventivas, inclusive treinamentos a funcionários, que podem atuar na diminuição do risco e até controle dos incêndios. Os palestrantes abordaram as principais exposições, desafios em ambientes complexos e medidas de prevenção de baixo custo.

De acordo com Renata Barcellos, Engenheira de Riscos da AIG, responsável pela inspeção de segurança em grandes áreas seguradas, a prevenção é essencial em todas as empresas e deve ser considerada um investimento estratégico de continuidade do negócio em longo prazo. "Medidas simples como um programa formal de inspeção e simulações de combate a incêndio, sistema de detecção testado e ativo, desobstrução de ferramentas de prevenção, como extintores e mangueiras, e profissionais vigilantes 24h devem ser adotadas em qualquer grande instalação. É importante pensar que a proteção vai além do patrimônio, pois pode evitar danos às comunidades vizinhas, ao meio ambiente e salvar vidas", explica.

O levantamento sobre os cuidados nas instalações, resultados de testes, as boas práticas são informações chave para a aceitação do risco e precificação pela seguradora. "Convidamos os corretores ao nosso bate-papo para que reforcem, junto a seus clientes, a importância da prevenção e como procedimentos simples podem impactar no valor e cobertura do seu seguro", explicou Renato Zanella, Superintendete de Seguro Patrimonial.

A questão da prevenção também é levada em consideração no momento de gerenciar um sinistro causado por incêndio. Segundo Salvador Giuliano, especialista da companhia na gestão de sinistros de grandes riscos, "é justamente neste momento em que buscamos obter todos os elementos com o segurado sobre o trabalho preventivo realizado, quais são os controles, qual o treinamento e o quão envolvidos são os funcionários com todo o programa de prevenção".

Para Antonio Trotta, perito e Engenheiro Responsável Técnico da Proseg Engenharia, a diferença entre ter uma perda muito grande e não ter nenhuma é a postura e a atitude de quem está à frente dos trabalhos de manutenção e prevenção nas instalações. "Trata-se de cultura de segurança. Não dá para pensar no que fazer no momento de um incêndio. Se as pessoas não tiverem rota para seguir em uma ocasião como essa, por exemplo, e não souberem como agir, nada vai funcionar", explica.

Durante as palestras, foram apresentados vídeos e imagens retratando casos reais de falhas de manutenção e acidentes, exemplificando como simples ações podem ser fundamentais para evitar grandes tragédias.

Sobre a AIG
A American International Group, Inc. (AIG) é uma das organizações líderes no mercado securitário internacional. Com 100 anos de experiência, as empresas do grupo, atualmente, oferecem uma ampla gama de seguros de responsabilidade civil e patrimonial, produtos de aposentadoria e outros serviços financeiros a clientes em mais de 80 países e jurisdições. Essa oferta diversa inclui produtos e serviços que auxiliam as empresas e pessoas a proteger seu patrimônio, gerenciar riscos e ter mais segurança na aposentadoria. As ações da AIG são cotadas nas bolsas de valores de Nova Iorque.

Informações adicionais sobre a AIG em www.aig.com e www.aig.com/strategyupdate | YouTube: www.youtube.com/aig | Twitter: @AIGInsurance | LinkedIn: www.linkedin.com/company/aig. Estas referências, com informações adicionais sobre a AIG, foram incluídas a título de colaboração e a informação contida nesses sites não estão incorporados a este press-release como referências.

AIG é o nome comercial das operações globais de seguros patrimoniais e de responsabilidade civil, vida e aposentadoria e seguros em geral da American International Group, Inc. Para obter mais informações, visite nosso website no endereço www.aig.com e www.aig.com.br. Todos os produtos e serviços são executados ou fornecidos por subsidiárias ou afiliadas da American International Group, Inc. É possível que nem todos os produtos ou serviços estejam disponíveis em todos os países, e a cobertura do seguro é regida pelo próprio texto da apólice. Certos produtos e serviços que não sejam relacionados a seguros podem ser oferecidos por provedores de serviços independentes. É possível que determinadas coberturas patrimoniais e de responsabilidade civil sejam oferecidas por uma seguradora de linhas excedentes. Geralmente, as seguradoras de linhas excedentes não participam dos fundos de garantia do estado e, portanto, não são protegidas por tais fundos.

Garantido por AIG Seguros Brasil S/A. CNPJ 33.040.981/0001-50 | Central de Atendimento AIG 24 horas: 0800 726 6130 / Atendimento AIG a Deficientes Auditivos: 0800 724 0149 | Ouvidoria (2ª a 6ª-feira, das 9h às 18h): 0800 724 02 19 / Ouvidoria - Atendimento a Deficientes Auditivos e de fala (2ª a 6ª-feira, das 9h às 18h): 0800 200 1244.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS