Brasil, 18 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como foi criado o primeiro seguro do Brasil?

A chegada da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, foi, sem dúvidas, um símbolo na história do país.

Dom João VI, rei regente de Portugal, que saiu às pressas da colônia portuguesa devido a chegada da tropa de Napoleão, contribuiu para o desenvolvimento econômico brasileiro e, principalmente, para independência, em 1822.

O que esse breve resumo da história tem a ver com o mercado de seguros? João VI foi responsável em abrir os portos brasileiros, flexibilizando as relações comerciais entre Brasil e Inglaterra e mais tarde com outros países.

A estratégia resultou na criação do estatuto da primeira companhia de seguros, batizada de Comércio Marítimos.

Fugindo do confronto contra os soldados de Napoleão, João VI abandonou Portugal, deixando seus súditos à mercê das tropas napoleônicas. A partida da realeza contou com o apoio da Inglaterra, único país europeu no qual os portugueses mantiveram estreitas relações após a ascensão do líder político francês.

Os experientes militares ingleses, porém, só ajudariam a corte mediante às seguintes condições: ao chegar ao Brasil, o rei fizesse a abertura dos portos e promover a concorrência livre e reservada para a Inglaterra.

Assim fez João VI quando chegou a Salvador. Embora o acordo entre o rei e os ingleses tenha sido preponderante para a abertura dos portos, há 200 anos flexibilizar a economia brasileira seria inevitável.

Segundo Laurentino Gomes, jornalista e historiador brasileiro, a ocupação dos franceses no porto de Lisboa suprimiu as estáveis negociações que a Inglaterra mantinha com Portugal. “Abrir os portos do Brasil, portanto, era uma decisão óbvia” (GOMES, 2008, p. 108).

Sergio Vitor

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !