Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Microempresas: Em busca de longevidade para os negócios empresários saem do Brasil para os EUA

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  OneVox
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A longevidade de microempresas no Brasil segue em declínio. Por três anos seguidos o país registrou saldo negativo de empresas formais – mais empresas foram fechadas que abertas no país, segundo levantamento do IBGE divulgado em outubro de 2018. Enquanto isso nos EUA, 59% de pequenas empresas estão satisfeitas com a saúde econômica do país.

A pouca longevidade de empresas no Brasil tem levado microempresários a buscar alternativas internacionais para dar mais tempo de vida aos seus negócios e investimentos. De acordo com pesquisa do IBGE, em 2016 deram entrada no mercado 648.474 empresas – o número mais baixo desde o início da série histórica do levantamento, iniciado em 2008 – enquanto 719.551 registraram fechamento.

O mesmo estudo mostrou que dentre as empresas sobreviventes em 2016 no Brasil, apenas 38% tinham 5 anos de existência. Ao analisar as empresas que nasceram cinco anos antes do levantamento, ou seja, as 660,9 mil que deram entrada em 2011, o IBGE constatou que: 75,2% sobreviveram até 2012, 64,5% sobreviveram até 2013, 52,5% sobreviveram até 2014, 45,4% sobreviveram até 2015 e 38% sobreviveram até 2016. Ou seja, o levantamento mostrou que uma em cada quatro empresas criadas em 2011 não sobreviveram após o primeiro ano.

Para fugir dessa realidade e em busca de segurança econômica e longevidade para seus negócios empreendedores brasileiros estão cada vez mais ávidos por mercados internacionais. Os EUA são o destino mais escolhido. Com mais de 9 mil micros e pequenos empresários brasileiros, o país norte-americano é o que abriga a maior parte empreendedores brasileiros que emigraram, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Em três anos o número de brasileiros aprovados para morar nos Estados Unidos deu um salto. Em 2018, foram emitidos 4.300 vistos de imigração para cidadãos do Brasil – um aumento de 74% em relação a 2015, quando houve 2.478 vistos concedidos, segundo o Departamento de Estado americano. Muitos destes vistos são concebidos para quem quer investir ou abrir um negócio em território americano.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, de todos os brasileiros que empreendem fora do país – já são mais de 20 mil micros e pequenos empreendedores mundo a fora – a maior fatia está nos Estados Unidos, representada por 9 mil empresários.

VIDA LONGA DOS NEGÓCIOS NOS EUA

Pesquisa recente divulgada pelo Instituto MetLife e pela Câmara de Comércio dos EUA mostrou que 59% das pequenas empresas pesquisadas acreditam que a economia americana está com boa saúde, seis pontos percentuais acima do trimestre anterior. 58% das empresas lideradas por mulheres também estão expressando otimismo com a economia americana para seguir empreendendo no país.

Para fomentar este perfil investidor do novo imigrante nos Estados Unidos, um grupo de brasileiros criou um Hub de negócios com uma localização geográfica estratégica: sede em Miami, Flórida. Segundo o Itamaraty, aproximadamente um terço dos brasileiros que vivem nos EUA está na Flórida.

O objetivo é oferecer orientação e possibilitar a abertura de negócios em território americano. Para ter uma microempresa nos Estados Unidos, existem pontos que não podem ser deixados de lado. Não tem o jeitinho brasileiro por aqui", antecipa Manoel Suhet, o CEO do Global Business INSTITUTE.

De acordo com o GBI, para abrir uma micro ou pequena empresa nos EUA, a depender do negócio, o investimento pode variar de 30 a 100 mil dólares. Mas antes mesmo de começar as etapas burocráticas, Suhet, explica ainda que, planejamento é a palavra-chave. É preciso focar e definir bem qual será o seu negócio. Analisando as especificidades do serviço ou produto é possível fazer uma boa análise de concorrência e projetar quanto de capital será investido.

PASSO A PASSO

"Esses passos são fundamentais para a criação do Business Plan. Esse planejamento tem o objetivo de 'olhar para frente' e é um dos maiores aliados do empreendedor para estruturar a empresa", esclarece Antonio Miranda, que é especialista em marketing e tem 20 anos de atuação.

Pautado em experiências de sucesso de outros brasileiros, o programa proposto pelo instituto atende em uma ótica prática e não apenas conceitual. "Existe uma orientação universal. Independentemente do tipo de negócio que você quer trazer, na hora de abrir uma pequena empresa no país norte americano, não deixe de lado uma orientação qualificada no seu projeto. No seu time inclua uma empresa para fazer o estudo de marketing e mercado, um bom advogado de imigração e um contador de confiança", explica Miranda.

Delimitados os objetivos e escolhidos os profissionais para auxiliar na empreitada, "será preciso definir qual tipo de empresa você irá criar uma Corporation ou uma LLC. Existem mais de 20 tipos, mas esses são os dois principais tipos de empresas. Após uma análise de riscos e investimentos, o especialista irá saber indicar qual o melhor para o seu negócio", discorre Antonio.

Procure regularizar todo o seu negócio conseguindo alvarás e as licenças específicas, além do Tax ID Number - documento nos Estados Unidos equivalente ao CNPJ no Brasil. Cada estado americano tem um departamento responsável por isso. A maioria das a maioria das empresas têm licenças e alvarás específicos para cada tipo de negócio.

Na hora de partir para a empresa física, avalie bem a necessidade de ter um espaço. "Se o seu orçamento não permitir começar com um imóvel para abrigar seu empreendimento, hoje existem várias opções que podem ser consideradas, como áreas terceirizadas e/ou escritórios compartilhados, por exemplo. Assim você pode usar esse capital em pontos mais importantes", sugere Antonio.

Para auxiliar empresas a alcançarem o sucesso nos negócios internacionais, brasileiros uniram expertise, suporte e estratégias que vão além de questões táticas e operacionais. O Global Business Institute, com sede em Miami, é um hub de realização de negócios que oferece gestão de projetos empresariais nos Estados Unidos, Brasil e América Latina. Os especialistas fazem atencionamento e consultoria para buscar maior sucesso de implementação de empresas em outros países, principalmente nos EUA. globalbusinessinstitute.org


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar