Brasil, 18 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Para inovar é preciso incentivar a diversidade e trabalhar a cultura da empresa

Para inovar é preciso incentivar a diversidade e trabalhar a cultura da empresa

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria 96% dos executivos querem inovar dentro de suas empresas

Quase toda empresa quer inovar, é o que mostra a mais recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, onde 96% dos entrevistados compartilharam que inovação é parte das estratégias da empresa. A pesquisa levantou os principais desafios e fatores que impactam o desenvolvimento. Um dos caminhos apontados por especialistas para promover uma cultura de inovação é investir em talentos.

Os executivos entrevistados acreditam que através da inovação a empresa é capaz de se manter competitiva no mercado e sustentável. Ao todo, 31% apontaram esses fatores como os principais motivos para investir em ações para inovar. Apesar disso a expectativa com o mercado Brasileiro não é das melhores. Apenas um em cada três dos entrevistados acredita que a indústria nacional passará por grandes mudanças nos próximos cinco anos.

Os entraves foram citados de maneira espontânea pelos entrevistados, mesmo quando a pergunta era sobre o que facilitava inovação no Brasil. Segundo a pesquisa o que mais atrapalha no momento é o custo e em seguida, burocracia. Já os fatores que ajudam, os mais apontados pelos executivos foram ética/criatividade e mão de obra qualificada.

Como nasce a inovação

Para Steven Johnson, autor e pesquisador americano, a inovação nasce da diversidade. Pessoas de diferentes níveis e histórias de vida trocando conhecimento. Por isso, um caminho que muitas empresas estão apostando para inovar é a busca por times não homogêneos. “Apostar na contratação e retenção de talentos é fundamental para o desenvolvimento da inovação. As melhores ideias não surgem em uma sala vazia, enquanto um executivo está olhando seus gráficos. Ela nasce em grupo, com uma intensa troca de experiências que vão escalando e criando algo novo”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa de saúde corporativa que fomenta o engajamento de times.

Gestão 3.0

O formato de gestão que prioriza o respeito à diversidade é essencial para um ambiente favorável à inovação. Com isso, a mudança na hierarquia da empresa, com espaços de voz a diferentes grupos e ideias, garante mais autonomia aos colaboradores que se sentem motivados a criar. “Investir num modelo de gestão 3.0 nos ajudou a colocar o profissional como protagonista da sua própria jornada na empresa”, explica Caroline Schmitz, Diretora de Gestão de Pessoas na Cheesecake Labs, startup de desenvolvimento de aplicativos que em 2017 e 2018 recebeu quatro reconhecimentos do Great Place to Work, foi certificada como a segunda melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina e incluída no ranking das 10 melhores em tecnologia no Brasil.

“O organograma com apenas dois níveis hierárquicos de gestão na Cheesecake Labs facilitou a comunicação. Paralelo a isso, realizamos talks, incentivamos a prática de cursos e oferecemos um canal de feedback. Tudo isso promove um ambiente mais saudável e de empoderamento. Assim, as pessoas se sentem mais livres para assumir lideranças e desenvolver os melhores produtos”, explica Caroline.

Cultura da empresa impacta a inovação

Em muitas empresas tradicionais a cultura não facilita a comunicação entre times. Para Gabriel Leite, cofundador e CMO da Feedz — startup de Florianópolis (SC) que desenvolve uma plataforma para gestão ágil e estratégica de pessoas — a inovação surge por meio de uma boa comunicação, mas nem sempre é fácil desenvolvê-la. “Só é possível inovar em um time em que todos, realmente, tenham liberdade para falar, interagir entre si e errar, sem medo de tomar uma bronca, ser ridicularizado ou até mesmo demitido. Respeito e confiança no trabalho do colega transmite a segurança necessária para tentar inovar”, explica.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para uma comunicação ágil e lúdica. Para Gabriel, as empresas precisam usar a tecnologia para inovar na comunicação primeiramente devido ao choque cultural entre as gerações. “Claro que devemos sempre estimular a comunicação interpessoal, face to face, mas ter um canal digital disponível é sempre bom, porque talvez a pessoa não se sinta à vontade para expressar sua insatisfação ou ponto de vista pessoalmente, mas se sente à vontade de fazer digitalmente”. A tecnologia pode auxiliar também a comunicação com os colaboradores em trabalho remoto. “Em um mundo tão frio, onde a automação de massa se faz cada vez mais presente, a simplicidade e empatia de saber se comunicar bem pode ser considerada a primeira e verdadeira inovação”, finaliza.

Com pouco mais de um ano de atuação, a Feedz já possui 45 clientes e 3000 usuários ativos na plataforma, que é desenvolvida para melhorar a gestão de pessoas. A plataforma integra diversas funcionalidades em um só lugar, como feedbacks, OKRs e avaliação de desempenho. Além disso, a gamificação estimula o engajamento dos colaboradores na plataforma.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !