Brasil,

Quantos treinamentos de diversidade bastam para mudar comportamentos capacitistas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Carolina Ignarra, da Talento Incluir

O capacitismo é um comportamento de discriminação direcionado às pessoas com algum tipo de deficiência. No mundo do trabalho, é um julgamento equivocado e antecipado da capacidade do profissional atrelado muito mais à sua deficiência do que às suas habilidades profissionais.

Porém, o movimento para mudança de atitudes e de comportamento com relação ao tema inclusão tem ganhado muito espaço nas empresas aqui no Brasil. A lei de cotas tem feito muito mais que apenas exigir números de pessoas com deficiência dentro das empresas. Ela tem gerado uma necessária mudança de atitude em relação a essas pessoas, para que as empresas possam contratar e, principalmente, mantê-las empregadas.

Mas como é possível mudar atitudes capacitistas e tratar a diversidade e inclusão como estratégia nas empresas? Bem, conviver com o diferente é uma lição que deve ser contínua para que seja válida. De acordo com dados do IBGE, mais de 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. Desse total, 9 milhões de pessoas com deficiência estão em idade para trabalhar, porém, cerca de 400 mil postos ainda estão desocupados. Somente 48% do total das vagas reservadas para pessoas com deficiência estão ocupadas.

Esse é um sinal de que a empresa deve querer muito mais 'ser' inclusiva do que apenas 'ter' inclusão. Portanto, os treinamentos podem mudar algumas atitudes, porém, o comportamento em relação ao tema exige muito mais que um treinamento, exige continuidade e entendimento.

Um estudo da Wharton Business School (link) aponta que fazer cursos curtos de diversidade não necessariamente vale a pena. De acordo com o estudo, os treinamentos de diversidade podem mudar um pouco atitudes, mas não mudam necessariamente o comportamento.

O maior desafio apontado pelo estudo é a dificuldade de medir os efeitos dos treinamentos já que as pessoas dão as respostas que as fazem parecer melhores.

Para obter maior sucesso nessa medição, a Wharton convidou cerca de 11 mil funcionários de grandes empresas para participar, divididos em três grupos: um recebeu um treinamento sobre tendências sexistas e o outro, sobre tendências sexistas, orientação sexual e racial e o terceiro grupo fez um treinamento focado na segurança psicológica e na escuta ativa, em vez de se prender a estereótipos de gênero e raça.

A pesquisa ocorreu em várias etapas e os treinamentos aconteceram pela internet, com conteúdo que abordava processos psicológicos sobre estereótipos e a relação com a desigualdade no trabalho, preconceitos implícitos dos participantes e estratégias para superar esses preconceitos.

Em uma das etapas, após o treinamento, os funcionários receberam e-mails solicitando indicações para reconhecer o desempenho de um colega. Aqueles que haviam sido treinados não indicaram mulheres, mesmo após passarem por treinamentos sobre gêneros. Diversos outros exercícios como esse foram realizados da mesma forma.

Os resultados desse estudo mostraram que as atitudes podem mudar, porém o comportamento leva mais tempo. É o 'poder do hábito'. Incluir um novo hábito exige dedicação e disposição. Todos os dias a gente se esforça para acordar mais cedo para fazer exercícios. No começo é muito difícil. Exige esforço e boa vontade. Mas assim que passa a ser incorporado à rotina, a transformação ocorre naturalmente.

Por isso, não existe uma quantidade de treinamentos ideal a cumprir em uma empresa que deseja ser inclusiva. Para mudar comportamentos capacitistas e se tornar inclusivo, é preciso cercar-se de um aprendizado de qualidade, regular, constante e, principalmente, humano!

Sobre Carolina Ignarra (currículo)

Sócia e fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra é formada em educação física, pós-graduada em dinâmicas dos grupos e especialista em neuroaprendizagem. Há 18 anos atua em programas de implantação de cultura inclusiva nas organizações e trabalha para a inclusão sócioeconômica de profissionais com deficiência.

Carolina Ignarra, é a vencedora do Prêmio Veja-se - categoria Diversidade - promovido pela revista Veja, da editora Abril, para reconhecer e valorizar histórias de cidadãos excepcionais que se destacaram em 2018, como agentes de mudanças na sociedade brasileira.

É palestrante em importantes congressos e eventos sobre o tema inclusão, como: "Encontro de Cidadania Corporativa, da Revista Gestão & RH"; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); RH Congresso; Fórum Vagas, entre outros. Além disso, também é autora dos livros: "INCLUSÃO – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência" e "Maria de Rodas – delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes".

Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor. Fundada há mais de 10 anos, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais de 5.500 pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos exclusivos para inclusão corporativa em mais de 280 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar