Brasil, 15 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conspire Para o Bem

Conspire Para o Bem

Professor da FGV dá 7 dicas para o seu plano dar certo

Essa palavra tem sido usada com muito mais frequência que gostaríamos, mas ela pode ter uma conotação diferente daquela que indica uma trama contra alguém.

O professor Luciano Salamacha, do FGV Management explica que a palavra conspiração vem do latim conspirare. A partícula cons significa junto e spirare significa puxar o ar para dentro, ou seja respirar juntos.

Salamacha sugere que sejamos conspiradores para levar mais resultados à empresa e à equipe, respirando junto. Ele reforça que podemos ampliar o significado da palavra e usar a conspiração para o bem.

Veja as 7 dicas do professor para uma conspiração de resultados:

* Crie um pacto. Chame sua equipe e crie e conspire em torno de um objetivo comum. Exponha seus motivos e os possíveis resultados. Finalize com :

“Quem está comigo?”

* Oriente como será o seu plano de conspiração. Leve gráficos, pesquisas, estatísticas que possam motivar a equipe e convencê-los estar com você nesse bom conluio.

* Agregue pessoas que possam manter o plano. Como em toda equipe, as pessoas têm de se manter motivadas em torno de um propósito. Entãp, seja o motivador, mas tenha em torno pessoas também influenciadoras, cativantes para conservar a conspiração, até mesmo aquelas mais propensas ao desânimo, à desistência.

* Crie um elo, uma afinidade, uma cumplicidade em torno dessa conspiração. Pessoas que têm segredos em comum, criam uma intimidade mesmo que seja pontual. Lembre-se respirar junto é quase sentir a respiração do outro, é estar muito próximo.

* Inspire. Esteja aberto às ideias que chegam. Sabe aqueles dias em que a equipe está mais empolgada, onde a criatividade ronda o assunto, quando há uma energia pulsante entre as pessoas? Use a intuição para perceber e deixe que as hipóteses fluam.

* Não cerceie nenhuma ideia. Deixe a criatividade da equipe circular em torno dessa conspiração. Mesmo que algumas pareçam absurdas, no improvável pode surgir uma alternativa fora da caixinha.

* Não conjecture demais. Crie possibilidades positivas para estimular seu desempenho e da equipe que está conspirando. Todos são capazes de executar tarefas simples, com instruções claras. Se for o caso, divida o plano em partes e estabeleça um cronograma para que, de passo em passo, o objetivo seja atingido.

O professor Luciano Salamacha, que é consultor de empresas e também professor do Comitê Olímpico Brasileiro, aconselha que ver a equipe como um time esportivo pode alcançar resultados fabulosos. “Percebam que os esportistas saem unidos e motivados dos vestiários em torno de uma mesma meta. Eles conspiram, respiram juntos o plano da vitória”.

Luciano Salamacha

Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e de multinacionais, atuando como consultor e palestrante internacional.

É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação, também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Recebeu da Fundação Getúlio Vargas o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos.

É um dos raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo empresarial. Coordenador do curso de MBA Internacional em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal na Esic Business e Marketing School , uma das mais importantes escolas de negócios da Europa

Mais informações sobre Luciano Salamacha no site www.salamacha.com.br e no seu canal www.dicadosalamacha.com.br.

https://www.youtube.com/channel/UCpt9GKUzHfUl9GhsYL1bZog

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !