Brasil, 21 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia na gestão: dos papéis às pessoas

Como startups podem ajudar grandes empresas a reduzir custos e ter mais eficiência nos processos de trabalho

A burocracia é um fator preocupante para diversos setores de mercado e acaba muitas vezes por atrasar processos, além de gerar custos bilionários. Estudos realizados pelo Comitê de Desburocratização da Federação das Indústrias de São Paulo mostram que a burocracia no Brasil gasta por ano de R$ 86,7 bilhões a R$ 162 bilhões, o que representa até 2,76% do PIB do país. Valores que poderiam ser investidos em melhorias ou deixarem de ser repassados no preço de produtos e serviços.

E se esses registros pudessem ser emitidos 31,1 segundos? Pois esse é o tempo médio que a KeepClear leva para processar documentações. Toda essa eficiência e tecnologia é proporcionada por meio de robôs de automação que cuidam da gestão de documentos com uma redução significativa nos custos operacionais, por utilizarem menos tempo e mão de obra. “Eles acessam informações públicas em portais de transparência como os do governo e trabalham os dados para alinhar à emissão de documentos. Boa parte das pessoas não sabe que é possível fazer esse serviço de maneira automatizada, mas a receptividade tem sido bem legal”, conta Emiliano Abad, CEO da KeepClear.

Além da agilidade nos processos burocráticos de verificação de certificados ou se uma empresa está apta a ser fornecedora para outra, os serviços da KeepClear ainda incluem o monitoramento de dados, com alerta para inconsistências e irregularidades em tempo real; e armazenamento em nuvem, para acesso remoto a qualquer tempo.

Segurança que não é brincadeira

Outro setor que também tem usado a tecnologia para atender a requisitos de governança nas empresas são as áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança. O trabalho de gestores ao cuidar das pessoas e engajar colaboradores ganhou uma ferramenta que une diversão e reconhecimento para chegar aos propósitos que as empresas querem alcançar. A Safaverse criou uma plataforma gameficada na qual os colaboradores buscam por pontos e “capacetes dourados”, ao realizarem seus trabalhos da maneira correta, enquanto os gestores percebem o aumento de seus indicadores de performance.

A iniciativa veio depois de anos observando as áreas de QHSE - das palavras inglesas Quality (Qualidade), Health (Saúde), Safety (Segurança), Environment (Ambiente) -, e da percepção de que problemas de cultura institucional e atuação em campo podem ser solucionados por meio de componentes tecnológicos, de simples interface. A preocupação não é para menos, afinal, 71,6% das empresas consultadas em um levantamento realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), entre 2015 e 2016, afirmam dar alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores.

Para 48% delas, ações para aumentar a segurança no ambiente laboral e promover a saúde de trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho. Outros 43,6% concordam que os programas voltados à melhoria de desempenho, com foco em segurança, aumentam a produtividade no chão-de-fábrica, enquanto 34,8% apontam que tais ações reduzem custos. “Incorporamos o modelo de gestão de ocorrências e registros, que normalmente já existe nas empresas, e criamos o modelo gameficado em cima disso. O empregado ganha prêmios por meio das pontuações no sistema, que vão de mochilas a tablets, e contribuem enormemente para o ambiente de trabalho”, conta Matheus Felix, CEO da startup.

Tração de mercado

Para impulsionar essas boas ideias, o OKARA Hub reúne a cada seis meses startups de diversas áreas para que elas se desenvolvam junto ao mercado, principalmente o da construção civil, recebendo mentorias e possibilitando que sejam desenvolvidos projetos piloto para gerar visibilidade. Entre elas estão a Safeverse e a KeepClear, selecionadas no último edital. As empresas que criaram a iniciativa (Engeform, Temon, Grupo GPS e a MPD Engenharia) são muitas vezes o primeiro contato das jovens empresas com grandes players de mercado e representam a abertura de uma grande empresa a ideias inovadoras, repletas de diferenciais e melhorias para as operações tradicionais.

Website: http://www.okarahub.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !