Brasil, 21 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como doar o Imposto de Renda para Instituições Sociais com o FIA

O Instituto Ramacrisna, que há 60 anos atende crianças e adolescente em vulnerabilidade social, em Betim, é uma das instituições que recebem doações através do FIA

É a oportunidade que o contribuinte tem para escolher qual projeto quer ajudar" Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna

As declarações do imposto de renda já começaram, entre 7 de março e 30 de abril, os contribuintes podem entregar pela internet (no site da Receita Federal) ou no aplicativo da Receita em tablets ou smartphones. Mas o que pouca gente sabe é possível ficar em dia com a Receita Federal e ainda ajudar quem precisa. Por meio do Fundo da Infância e Adolescência, o FIA, pessoa física pode destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições sociais até 30 de abril, prazo final para a entrega da declaração. A destinação dos recursos para o FIA não interfere em outras deduções e não gera custos para o doador.

Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o Ramacrisna é uma dessas instituições que recebem doações por meio do FIA. E este ano é ainda mais especial para a ONG, já que ela completa 60 anos. Atualmente a instituição atende, além da comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim, outras dez cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2018, o Instituto atendeu mais de 87 mil pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.

Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna, ressalta que a doação por meio do FIA é uma maneira segura para quem quer contribuir com projetos sociais. "É a oportunidade que o contribuinte tem para escolher qual projeto quer ajudar. Ele tem a liberdade de destinar parte do seu imposto de renda para uma instituição que ele acredita em seu trabalho. E o Ramacrisna é apto a receber essa doação. Há 60 anos trabalhamos para transformar vidas e o contribuinte pode nos ajudar nessa missão".

O FIA é amparado pela Lei Federal nº 8.069/90 e tem como objetivo arrecadar recursos para financiar projetos que atuam na proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nessa área e são fiscalizados pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Não é gerado nenhum custo extra para o contribuinte, já que a doação leva a Receita a destinar parte do valor que ficaria com ela para uma instituição.

Como doar

As pessoas físicas devem fazer a declaração no formato completa e caso a pessoa física tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido, também poderá contribuir.

1. Ao acessar o programa da Receita Federal, na aba "Resumo da Declaração", o contribuinte deve selecionar o tópico "Doações diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente" e clicar em "Novo";

2. Selecionar na UF oestado de MG e localizar omunicípio de Betim;

3. Logo após, verificar o "Valor Disponível para Destinação" e copiar o número para o campo "Valor" acima;

4. Após clicar em "OK" é preciso selecionar a aba "Darf - Doações Diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente", imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento.

5. Por fim, enviaro comprovante de pagamento do DARF para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim () com cópia para o Ramacrisna (), informando que a doação será destinada ao Instituto Ramacrisna.

Em caso de dúvidas sobre o processo de destinação do Imposto de Renda, entre em contato com a Ramacrisna pelo site www.ramacrisna.org.br/destinacao-ir/ ou (31) 3438-5500.

Sobre o Ramacrisna

Criado pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva há 60 anos, o InstitutoRamacrisna desenvolve projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e nove cidades do entorno. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ele se tornou conhecida em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame. O resultado obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos.

O Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, entre elas o Prêmio Itaú-Unicef, no qual ficou em 1º lugar na regional Minas Gerais e finalista Nacional em 2017 e 2018. O prêmio é considerado o maior do Brasil no campo da educação com a chancela da UNICEF - Fundo das Nações Unidades Para a Infância.Foi selecionada entre as 100 Melhores ONGs para se doar e a melhor em Assistência Social no Brasil pelo Instituto Doar e Rede Filantropia. E ainda está no Ranking internacional "Great Place to Work (GPTW)", que reconhece os melhores lugares para se trabalhar.

Website: http://www.ramacrisna.org.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !