Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

PMEs pagam mais imposto de renda sem apoio do profissional contábil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chris Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Conta Azul traz dicas para que os donos de negócio não tenham problemas com o Leão, nem paguem mais imposto - sem necessidade

De olho no vencimento do prazo da entrega do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, dia 30 deste mês, a Conta Azul, plataforma em nuvem para gestão de negócios que conecta donos de negócio e escritórios contábeis em tempo real, traz dicas para que os donos de negócios evitem problemas futuros com o Leão.

A declaração do IR PJ dos sócios é um ponto sensível para as MPEs. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a cada dia útil são publicadas, em média, cerca de 46 novas regras tributárias no Brasil. Isso faz com que empresários, contadores e sistemas de contabilidade não consigam acompanhar tamanhas mudanças e, em decorrência desse e de outros fatores, 76% das micro e pequenas empresas brasileiras acabam pagando impostos a mais indevidamente, prejudicando seu fluxo de caixa.

Erico Azevedo, especialista de Contabilidade da Conta Azul, conta que mesmo sendo fundamental, nem toda MPE possui um contador para auxiliar no processo da declaração do Imposto de Renda. “Todas as empresas enquadradas no regime do Simples Nacional têm um lucro estimado de 32% da receita. Se não tiverem o apoio de um contador, essa porcentagem seria o máximo que o governo permitiria distribuir de lucro, sem cobrar nenhum tipo de imposto extra. Entre os erros mais comuns está a classificação errada do regime tributário e a distribuição de lucros acima do permitido”, explica.

No caso das MEIs, isso se torna ainda mais preocupante, uma vez que são empresas que tipicamente não usam serviços de contadores e podem acabar tendo que pagar um valor de imposto de renda, Pessoa Física, muitas vezes maior do que deveriam, por absoluta falta de orientação.

“Muitas MEIs ignoram os meandros do IR, por considerarem complicado e pensam que vão ‘economizar’ ao deixarem a empresa sem o apoio de um contador. Só que acabam pagando muito mais IR do que deveriam na declaração Pessoa Física e a ‘economia’ acaba não sendo inteligente”, revela Azevedo. “O contador é uma figura essencial pois pode validar caso a caso e prestar uma consultoria para que o IR dos sócios seja calculado corretamente”, finaliza.

Ver quadros com simulações de IR por empresas do Simples e MEI

Outro ponto importante para os donos de negócio, é a empresa já estar devedora de impostos para a Receita Federal. A legislação brasileira é rigorosa nesse sentido. Antes de fazer o IR do novo exercício, é fundamental se certificar que não há dívidas fiscais ou, alternativamente, parcelar as dívidas com a Receita Federal, por intermédio dos famosos “Refis”. O Refis permite que os contribuintes renegociem suas dívidas com redução de multas e juros em até 180 parcelas ou à vista, com redução dos juros de até 40%. O prazo para esse parcelamento, este ano, é 24 de abril.

SOBRE A CONTA AZUL

A Conta Azul é uma empresa de tecnologia que tem como propósito impulsionar o sucesso dos donos de negócios no Brasil. Oferece uma plataforma em nuvem para gestão de negócios, segura e fácil de usar, que organiza e integra as informações das empresas de forma inteligente e ágil, possibilitando melhor controle financeiro das MPEs. Conecta donos de negócio e escritórios contábeis, por meio de uma das maiores iniciativas de transformação digital do segmento contábil no país, para que, juntos, tenham liberdade de realizar e agir mais estrategicamente em busca de alto desempenho e produtividade.

Acompanhe a Conta Azul nas redes sociais:

Site: www.contaazul.com I Facebook: @ContaAzul I Instagram: @contaazul I Twitter: @ContaAzul I Linkedin: contaazul I YouTube: @ContaAzulTV

#ContaAzul #DiaDOnline #tecnologia #DiaDContaAzul #ContaAzulCON #ContabilidadeDigital #contabilidadedofuturo #contador #gestaoempresarial #PMEs #empreendedorismo #contabilidade #startup #inovação


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar