Empreendedores digitais inovam e colocam cidade do interior no mapa das startups de alta tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

Um breve relato da experiência de Luís André Rosa ao visitar a empresa de tecnologia e entender como uma dinâmica inovadora colabora para o crescimento da empresa.

Para alcançar o futuro é preciso inovar no presente!

Ao entrar em São João da Boa Vista pouca coisa chama a atenção. É uma cidade como tantas outras do interior paulista. Pacata, com ruas tranquilas de trafegar. Mesmo com um olhar de desconfiança: o sotaque diferente, facilmente entrega um visitante. Mas o povo rapidamente se mostra cordial e hospitaleiro.

Tudo muda rapidamente quando há um passeio guiado. A pujança da localidade salta aos olhos. Ao redor da cidade alguns bairros mais parecem condomínios fechados de alto de padrão, pela segurança e a suntuosidade de suas casas, o que demonstra como a circulação de riqueza é muito acima dos padrões de outros municípios.

Situada a 218 km a leste da capital paulista, a cidade está entre as 50 mais bem avaliadas no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, 28º de São Paulo. Esse valor é uma medida usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano.

Segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicada no ano passado, São João da Boa Vista tinha 90.637 habitantes.

“É muito mais. Pode botar umas 150 mil pessoas. Eu acredito mais no Google”, conta, entusiasmado, o jovem empreendedor digital José Afonso Moraes, ou simplesmente Zé Afonso, que foi o guia turístico no passeio aos arredores cidade, cujo relevo é rodeado de montanhas e dá um ar bucólico e lindo se apreciar como a natureza foi esculpida.

Por uma das ferramentas de publicação de anúncios pagos do Google, o Adwords, o alcance estimado na cidade é de 148 mil pessoas. Zé é um entusiasta de novas tecnologias e lembra que a gigante empresa norte-americana faz um mapeamento via satélite de todas as ruas, o que, segundo ele, deixam os índices mais exatos.

Para quem tem dúvidas é assim que conseguimos saber com precisão, através do Google Maps e Waze, quanto tempo chegamos a um compromisso de acordo com o meio de transporte escolhido.

É explorando o que há de mais moderno em tecnologia que Zé Afonso e o seu sócio, Enrique Umhof, estão transformando São João da Vista em um polo de alta tecnologia. Os dois oferecem serviços a empresários e investidores que buscam inovações para melhorar a qualidade dos seus negócios e deixar os clientes cada vez mais satisfeitos.

Colaboradores, não funcionários

Em uma casa simples, mas aconchegante, em um ambiente descontraído, os dois comandam uma equipe de cinco jovens, com idade entre 20 e 23 anos, que parecem estar no primeiro ano de faculdade. O lema é não ter medo de errar. Afinal, o velho ditado cabe muito: é errando que se aprende.

Falante, Zé Afonso, com um visual que lembra muito um guerreiro samurai, mas vestindo calça jeans e chinelos, é falante, em um minuto, ele processa muito mais palavras do que a maioria dos mortais. Deixa todos ao seu redor atentos e nunca perde o raciocínio. Se é questionado sobre um assunto que deixou para trás, ele responde rapidamente. “Eu sei o que você me perguntou. Você não fica sem respostas. É que eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo”, diverte-se, às gargalhadas. Ele não gosta de usar a palavra funcionários para falar dos cinco jovens. “Eles são nossos colaboradores. Aqui nós criamos um ambiente de startup. Existe a hierarquia, claro, mas todos se ajudam e buscamos o entendimento em conjunto”, disse Zé Afonso.

O material humano é abundante na cidade para quem pretende investir em tecnologia de ponta. São dez instituições de ensino, tecnóloga ou superior, que oferecem cursos como, engenharia de software, jogos digitais, ciências da computação, tecnologia da informação, entre tantos outros. Ao enxergar nesse cenário uma oportunidade para um crescimento exponencial, Zé Afonso e Enrique construíram a SurveyBrasil, que cria soluções para o mercado de entretenimento e informação.

A estrutura da empresa conta com colaboradores externos e serviços de apoio terceirizados, com parceiros situados em escritórios em Criciúma e São Paulo. Essa teia de pessoas funciona como peças de uma engrenagem que parece funcionar bem, sem a necessidade de uma figura mais autoritária. Os próprios líderes do projeto ressaltam a importância de um ambiente familiar, principalmente que não limita os funcionários, digo colaboradores, a apenas suas respectivas funções.É uma dinâmica que contribui para a produtividade atingir as metas estabelecidas, tornando-os autônomos em ideias e decisões que podem melhorar o desempenho de seus produtos.

A Survey trabalha com a representação e distribuição de conteúdo online, ou o chamado VOD (Vídeo On Demand), das mais variadas formas e segmentos, como é caso do projeto “Assine Agora”. Uma marca da Survey, que comercializa o conteúdo sem a necessidade de assinatura prévia vinculada a uma empresa de TV por assinatura. A empresa atualmente tem contrato com a plataforma de filmes online da Sony, o Crackle. Contando com uma assinatura mensal, que permite ao cliente ter acesso a uma vasta programação de filmes e seriados famosos. Outro produto online é a plataforma esportiva WatchESPN , que disponibiliza parte de suas transmissões para outros meios na internet e ainda acesso a todos os vídeos, programas produzidos pelo canal, além de jogos e eventos ao vivo!

Por mais que o aplicativo compartilhe a programação da TV, não é necessário que um cliente seja consumidor da operadora. Ele pode simplesmente contratar o serviço separadamente, e ter acesso a milhares de horas com a mais variada gama de esportes. Como se isso não bastasse, ainda em recente finalização de contrato com a Viacom, a empresa disponibiliza o aplicativo de aprendizado para crianças da Nick Jr, o Noggin. Conhecido por ser o mais divertido para as crianças por ter jogos interativos e episódios disponíveis para assistir quando quiser. Seguro para os pais que são os reais beneficiados por terem a tranquilidade de que suas crianças estão tendo conteúdo seguro e adequado para a idade. A marca Assine Agora, criada por eles, consolida-se como um dos pilares da empresa e dos produtos digitais por ela oferecidos.

Homens ganham uma parceria, a Heloísa

Dessas “mentes brilhantes” surgiu uma ideia para otimizar o atendimento dos clientes, pois eles perceberam rapidamente que a equipe, formada por sete pessoas, não teria condições de atender a demanda cada vez mais crescente. Mesmo com os parceiros e a terceirização características desse tipo de empreendimento, ainda faltaria pessoal para atender o público, levando em conta o alto índice de vendas. Na conversa com Enrique e Zé Afonso percebe-se a importância que a dupla de empreendedores coloca na questão do atendimento pessoal de qualidade. No entanto, não havia contingente humano para conseguir suprir as expectativas.

Além disso, como personalizar um atendimento online, pois qualquer pessoa que já tenha precisado de um cancelamento ou mesmo de uma segunda via pela internet pode acabar passando por momentos de raiva e frustração. Para entender o processo foi preciso de uma interação com o sistema que eles usam e aí entende-se como eles conseguiam gerir o número de vendas e a divulgação pelas redes sociais. Seguindo a tendência do marketing digital, eles analisam cada um dos dados aparentes de desempenho e traçam as estratégias para os diferentes produtos.

Com uma escala exponencial de sucesso, a maneira correta de divulgação pode ser o diferencial entre um grande produto ou não. O sistema então avalia cada uma das plataformas, a de filmes e a de esportes. Mas ainda assim ficou no ar a dificuldade de atender o público é um problema em si muito maior do vender ou garantir que funcione. É preciso prestar assistência e a devida atenção aos clientes.

O salto de qualidade aconteceu quando a SurveyBrasil mergulhou em algo já deixou de ser coisa de cinema: a Inteligência Artificial, chegava então a primeira “mulher” ao grupo de colaboradores, a Heloísa, carinhosamente chamada de Helô. A função da Helô, de atender um cliente, em si não é novidade, pois há várias opções no mercado para atendimento online através de programas. O fato mais interessante é que a IA foi criada devido à necessidade de contratação de mais um elemento para realizar determinadas funções. No entanto, diferente da maioria, a Inteligência Artificial da Helô vislumbra funções ilimitadas, aprendendo padrões e preparada para dar todos os tipos de respostas muito além de um sistema padrão. Você pode simplesmente conversar o que quiser com “ela”, e, eventualmente, conseguir o serviço que precisa, seja uma fatura, suporte técnico, ou mesmo uma dúvida pertinente. O que torna, particularmente, a experiência muito mais alegre e descontraída, multiplicando as chances de um bom relacionamento com os clientes.

O futuro da empresa e do mercado

Não poderia deixar de perguntar aos sócios, o que os motivou a dar uma guinada em suas vidas e partir para um empreendimento totalmente novo, após terem estado no mercado de telecom, tão convencional. Na conversa com os empreendedores digitais soube um pouco mais sobre a real intenção nesse mercado, já que havia entendido a dimensão do produto que eles representavam e de como aquilo tudo se encaixava em um admirável mundo novo.

Enrique e Zé Afonso trabalhavam juntos numa empresa de telecom local, que vende internet, TV por assinatura e telefonia fixa. Dentro de um modelo tradicional e bem-sucedido de negócio surgiu então uma oportunidade de sair para uma nova empreitada. Soma-se também o apoio de Alberto Umhof, respeitado no ramo de telecom e um dos responsáveis por trazer o conceito de TV por assinatura ao Brasil. Após anos trabalhando juntos, os três perceberam que havia um nicho gigantesco e uma lacuna a ser preenchida no mercado de video on demand, além de uma expressiva concentração de empresas em grandes centros urbanos. Seguindo uma tendência nova de otimizar a estrutura do negócio, mostrando ser possível trazer uma inovação de mercado a uma cidade fora de um grande centro, graças ao avanço da internet e do mundo digital em si, e claro com uma grande visão inovadora. Perguntados se houve conflitos com pessoas de gerações tão diferentes na hora de decidir por fazer investimento no ramo de marketing digital, Zé Afonso e Enrique respondem que a tendência mundial é mostrada por números, e de fato eles não estão errados. Basta olharmos os dados de uma outra forma.

Segundo pesquisa do IBOPE realizada em 2018, 95% das pessoas que assistiam à TV o fazem navegando ao mesmo tempo na internet, e 81% delas preferem o uso do Smartphone, ou seja conectividade e mobilidade. Ainda com base nos dados do IBGE em pesquisas domiciliares de 2017, 70% das pessoas têm acesso à internet em sua casa, e 69% delas afirmam também usarem a internet preferencialmente pelo celular, na hora e no momento que preferirem, o que indica cada vez mais a adesão a aplicativos e conteúdo online. Um fluxo explicável pela vida cotidiana cada vez mais corrida e atrelada a compromissos diversos. Por que eu correria para assistir ao meu programa favorito, ou ao jogo no horário do meu trabalho, se posso fazer isso com conforto na hora em que eu puder? Com a acessibilidade dos aparelhos eletrônicos e o desenvolvimento da internet podemos notar que há um “rio” correndo na direção contrária do que é predeterminado como entretenimento. A SurveyBrasil viu esse fluxo e decidiu embarcar nele, podendo assim criar um mercado rentável, sustentável e de exponencial demanda.

Na sua experiência anterior, Zé Afonso conta que, além de já ter estudado na área de tecnologia de informação, ele sempre nutriu uma vontade enorme em quebrar paradigmas e fazer com que o negócio fosse evoluindo com o mercado. Por isso, ele decidiu investir em uma startup, pois conseguiu aliar flexibilidade, baixo investimento, alta possibilidade de rentabilidade, com uma equipe enxuta e o conceito inovador. Além disso, almeja a criação e fortalecimento da chamada por ele " Saint John Valley" , ou seja tornar a cidade e região um polo de tecnologia investindo em mão de obra talentosa, fomentando cada vez mais a necessidade da região em evoluir, e acompanhar o fluxo da modernidade. Ele também afirma que dessa forma a estrutura de trabalho convencional muitas vezes não atinge os resultados esperados, por focar nas horas trabalhadas em quantidade, e não na qualidade da produção. Motivar seus parceiros e trazer pessoas que fazem o que gostam torna o ambiente menos sufocante para melhorar resultados. Quando pergunto sobre a vida do aparelho de TV nos lares, ele é enfático. “Sem sombra de dúvida, a TV tradicional já se transformou, inclusive todos têm o aparelho em casa, mesmo que eles não assistam, pois os aparelhos se transformaram em “minicomputadores” através das TVs Smarts, seja para jogar videogame, reproduzir a tela do seu computador, ou usar aplicativos online de conteúdo, vídeos, filmes ou esportes". É uma tendência nova, mas embasada em fatos bem concretos: a força da internet é tanta que das dez personalidades brasileiras mais famosas atualmente, metade delas está ligada à internet, seja por conteúdos em vídeo ou pelas redes sociais. Além disso, muito da produção das emissoras fechadas e até mesmo das abertas já começa a migrar para as plataformas digitais.

Pergunto a Enrique sobre o futuro do mercado de vídeo on demand em alguns anos, o empreendedor arregala os olhos, mas calmamente afirma que a tendência de consumo será ainda maior. “Acredito que todos os canais terão suas plataformas digitais, inclusive produzindo de forma exclusiva para esse nicho, com custos mais baixos e alta capacidade de prospecção. Eu vejo a TV muito mais difundida, pois esse conteúdo online fica mais próximo do usuário, a geração atual quer interatividade".

Assim como acontece com toda grande invenção ou criação, ou mesmo uma nova ideia, a incerteza sempre a estará acompanhando, mas é notório dizer que sem sombra de dúvida que a SurveyBrasil ousa em olhar para o futuro em um prazo curto de tempo. A sua máquina de ideias percebe a enorme necessidade de consumo da nova geração que aí está e da próxima que logo estará por aqui.

Website: https://assineagora.tv.br