Brasil,

Dia do consumidor é oportunidade para alavancar vendas e conquistar clientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Tamamar
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consultor do Sebrae-SP dá dicas para aproveitar a data comemorativa e proporcionar uma boa experiência ao consumidor

O dia do consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15/3), movimenta o comércio em todo o país. Os varejistas devem ficar atentos às oportunidades geradas nesta data para conquistar novos clientes e promover boas experiências ao consumidor. De acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, 65% dos consumidores se dizem frustrados quando as empresas deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas. Por isso, 47% dos clientes acabam optando por um concorrente. O estudo ouviu 25 mil consumidores no mundo todo, incluindo mais de 1.300 brasileiros.

O consultor de marketing do Sebrae-SP Adriano Campos afirma que o dia do consumidor deve ser aproveitado pelo empresário para que ele mostre aos clientes o seu diferencial no mercado. “O dono de negócio pode, por exemplo, pensar em estratégias para que o consumidor sinta-se parte de um grupo exclusivo. Essa ação pode aumentar a autoestima dele e faz com que ele tenha o sentimento de ser valorizado por essa marca. Oferecer brindes especiais, produtos e serviços com edição limitada, ou convidá-lo para eventos com participantes selecionados, também são excelentes alternativas”, ressalta ele.

Confira abaixo as cinco dicas do consultor Adriano Campos para promover uma boa experiência para o consumidor:

1) Ofereça algum tipo de experimentação antecipada no ponto de venda ou fora do momento de consumo regular. Alguns exemplos práticos são: amostras, degustações, simulações, demonstrações, testes drive, protótipos, showroom, realidade virtual, entre outros.

2) Invista em técnicas de Visual Merchandising que podem valorizar o seu ambiente. Vale a pena tematizar, ambientar e decorar seu espaço, além de inovar no uso de luzes, cores, trilha sonora exclusiva, aromas e embalagens modernas.

3) Conecte a experiência online com a off-line. Permita que seu consumidor possa transitar entre as duas esferas ao lhe dar a chance de consumir produtos/serviços presencialmente, porém manter contato à distância e vice-versa. Alguns exemplos são: pagamento online e retirada presencial, conteúdos relevantes distribuídos via redes sociais para complementar serviços presenciais, mesclar atendimento virtual com contatos pessoais, entre outros.

4) Busque parcerias com outras empresas ou empreendedores de confiança para compartilhar e complementar serviços e momentos únicos. Essa é uma forma de oferecer uma experiência diferente para surpreender seu cliente. Por exemplo: academia que oferece como bônus um pacote de serviços de um salão de beleza parceiro para promover uma data especial ou um plano semestral. Todos ganham, pois, o cliente tem experiência nova, a academia promove seu serviço e o salão pode conquistar potenciais novos clientes.

5) Lembre-se que um atendimento surpreendente e de alta qualidade continua sendo importantíssimo para o consumidor. Ele pode diferenciar sua empresa dos concorrentes e ainda promover uma experiência marcante. Capacite sua equipe, humanize o atendimento eletrônico, facilite a troca ou devolução, adote formatos de pagamentos sem a necessidade do uso de dinheiro ou de cartões, chame o cliente pelo nome, ofereça atendimento rápido, eficiente e em momentos não previstos (madrugada, final de semana etc.).

Solução para quem deseja inovar com clientes

Uma boa experiência de compra é o conjunto de percepções que o cliente vive ao entrar em um estabelecimento. Por isso o Projeto Inova Olhar, promovido pelo Sebrae-SP, oferece um circuito de aprendizagem que leva empresários para conhecer na prática as tendências em estabelecimentos considerados referência no setor. “Este programa é uma forma de proporcionar uma experiência para que este empreendedor consiga depois inovar em seu negócio e encantar seus clientes”, explica Livia Margutti, gestora do programa.

Com o Inova Olhar, o empresário tem a oportunidade participar de roteiros de visitas guiadas por especialistas do Sebrae em diversas regiões do Estado. As visitações são voltadas para empresários dos segmentos de beleza, varejo e alimentação fora do lar. Para mais informações, entre em contato pelo 0800 570 0800.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar