Brasil,

ANS realiza audiência pública sobre contratualização dos planos de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ANS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consulta à sociedade visa avaliar necessidade de aprimorar a relação entre operadoras e prestadores

A relação contratual entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço é tema de debate constante entre esses dois atores no setor, por isso a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar, no dia 22/03, no Rio de Janeiro, uma audiência pública para ouvir a sociedade sobre a necessidade de revisão ou aprimoramento da regulação acerca da contratualização dos planos. A agenda também visa compartilhar os subsídios colhidos na Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (CATEC), que desde outubro de 2018 tem debatido o tema com o setor e órgãos públicos.

Instituída pela ANS, a CATEC tem em sua composição integrantes de cerca de 30 órgãos e entidades do governo, além do Ministério Público Federal, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e Ministério Público do Consumidor (MPCON). Foram realizadas três reuniões até o momento e o último encontro acontecerá no dia 21/03, um dia antes da audiência pública. A câmara foi instaurada para identificar quais medidas regulatórias podem ser aplicadas para aprimorar a relação entre operadoras e prestadores, dentre elas a revisão das regras sobre contratualização.

Ao longo das reuniões foram identificados problemas regulatórios acerca do relacionamento entre operadoras e prestadores, que serão apresentados durante a audiência pública, envolvendo temas como: remuneração de materiais e medicamentos de uso hospitalar; dificuldades na negociação contratual; casos de inadimplência (glosas sobre o faturamento, não-pagamento e aplicação irregular do reajuste previsto); adoção da Tabela TUSS (terminologia do setor); rescisão de contratos; utilização de tabelas de referência para remuneração; subnotificação das irregularidades pelos prestadores de serviço; e o tratamento das OPMEs, entre outros.

Apesar de a ANS não ter competência regulatória para definir a relação entre as empresas e nem impor qualquer delimitação comercial entre as partes, a proposta é encontrar soluções menos intervencionistas e mais indutivas, harmonizando a relação em prol de uma construção conjunta para o setor. "Cabe à Agência olhar para esse tema para evitar que problemas dessa relação possam impactar a qualidade da prestação do serviço. É importante aproximar as partes para chegarmos a um ambiente de regulação cada vez melhor", explica o diretor de Desenvolvimento Setorial, Rodrigo Aguiar.

Clique aqui para se inscrever na audiência pública

Confira aqui as pautas e materiais apresentados durante a CATEC

Audiência Pública sobre Relacionamento e Contratualização entre Prestadores de Serviços de Saúde e Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde
Data: 22/03/2019, das 9h às 18h
Local: Auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (FECOMÉRCIO – RJ)
Rua Marquês de Abrantes, 99, Térreo - Flamengo, Rio de Janeiro – RJ.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar