Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As Mulheres Estão em Evidência no Mercado de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho | Arthur Pacheco
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Desde o início do que conhecemos como mercado de trabalho, as mulheres lutam pelo seu merecido espaço. O Dia da Mulher comemora-se desde o século XX relembrando diversas conquistas já alcançadas, como o direito ao voto, inserção cada vez maior no mercado de trabalho, quebra de paradigmas, estereótipos e a representatividade nos cargos de liderança.

No Brasil, as mulheres são 51% da população total. De acordo com o relatório “Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências para Mulheres 2018”, a taxa global de participação das mulheres na força de trabalho ficou em 48,5% em 2018, 26,5 pontos percentuais abaixo da taxa dos homens. A taxa de desemprego para elas é maior, também contrastando ainda mais com os homens. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número entre as mulheres foi de 15% no primeiro trimestre de 2018, enquanto foram registrados 11% dos homens.

Porém, no mercado de seguros, as mulheres são maioria, atualmente representando 59% no mercado, um aumento expressivo em relação aos 49% computados em 2000. Os dados são da advogada e consultora jurídica da CNseg, Gloria Faria.

O mercado possui uma entidade específica para isso. A AMMS (Associação das Mulheres do Mercado de Seguros), é comandada por Marcia Ribeiro, diretora da entidade. Ela foi criada no ano de 2018 e tem sede e foro no Rio de Janeiro.

Segundo Marcia, “a finalidade é de oferecer às profissionais de seguros mulheres oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e assistência no avanço de suas carreiras, bem como oportunidades de participar em eventos de natureza profissional, acadêmica, educacional, de lazer, de saúde e de confraternização e inter-relacionamento. Dessa forma, visa alavancar a desigualdade de gêneros e diversidade em todas as suas dimensões e ampliar a participação da mulher no mercado de trabalho e posições estratégicas”.

Os cargos de liderança, porém, demonstram a desigualdade do mercado em relação ao sexo feminino. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres nos cargos no topo das empresas caiu de quase 40% para 38%, em quatro anos. Um estudo da consultoria McKinsey mostra que há apenas apenas uma mulher em cargo de chefia para cada 10 homens.

“Referente aos cargos de liderança, a predominância ainda é dos homens e as mulheres ganham menores salários em relação a eles, ocupando cargos equivalentes, nas mesmas áreas de atuação e níveis de escolaridade”, contou Marcia.

Porém, o mercado de seguros demonstra sua evolução ao indicar, pela primeira vez em 53 anos, uma mulher para comandar a Susep (Superintendência de Seguros Privados). Solange Paiva Vieira demonstra competência em seu vasto currículo que inclui passagens como titular da Previc (Secretaria de Previdência Complementar) e presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação civil).

O mesmo estudo: “Delivering Through Diversity”, realizado em 2018, também afirma que companhias lideradas por mulheres tem 21% de chances a mais de prosperar financeiramente. Além disso, conclui que empresas com pouca diversidade de gênero e cultura tem 29% de chance de atingir menos lucro.

O futuro para o mercado de seguros pode ser melhor se for comandado igualmente também pelas mulheres. “Embora as estatísticas apontem certa diferença entre homens e mulheres nos ambientes corporativos, é possível observar o movimento de inclusão das mulheres nas lideranças das companhias e a busca pela redução da distância e igualdade de gênero’’, comentou Marcia.

Com a mudança de pensamento da sociedade e no interior das empresas, resta aceitar a evolução e torcer para um mercado de trabalho mais equilibrado. “O protagonismo feminino desponta nos diversos cenários da cadeia produtiva do mercado de seguros, prestadores de serviços e compradores de seguros (intervenientes), não somente como uma bandeira, sobretudo, demonstrando a força de trabalho de forma abrangente e eficiente. O relevante desafio está na edificação da cultura inclusiva, respeito a diversidade e igualdade de condições”, concluiu Marcia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo