Semantix lança série de produtos em nuvem de Big Data e inteligência artificial para empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura

Soluções englobam tecnologias que otimizam extração de valor em dados, automatizando processos e gerando informações estratégicas para as companhias

Como parte da estratégia em levar soluções cada vez mais otimizadas em análise de dados, a Semantix, empresa brasileira referência na oferta de tecnologia em Big Data Analytics e inteligência artificial, lançou uma série de produtos para que companhias que queiram extrair o que há de mais precioso em gerenciamento e análise de informações consigam criar insights na condução de seus negócios de forma rápida e com baixo custo.

Intitulado Semantix OpenGalaxy, a plataforma engloba um conjunto de soluções que vão desde provisionamento e gerenciamento de big data, passando por automação de processos de negócios por meio do uso de algoritmos de inteligência artificial, até enriquecimento de bases analíticas com informações públicas. Com isso, as empresas que utilizam da plataforma podem simplificar a adoção de Big Data Analytics e inteligência artificial.

Baseado em modelos conhecidos como Big data as a service (BDaaS) e Algorithm as a Service (AaaS), o alvo são empresas de todos os setores, principalmente as que estão começando a adotar tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial em busca de mais agilidade e eficiência para o seu negócio. Por estar disponível por meio de um modelo multicloud, garante um conjunto de tecnologias que propicia a melhor infraestrutura para extrair o potencial da solução. O custo de uso é reduzido na comparação com o tradicional, pois automatiza etapas que demandariam recursos especializados e está baseado no modelo “pay as you go”.

De acordo com Anderson Paulucci, CTO da Semantix, o objetivo principal das soluções que englobam a plataforma é oferecer um ecossistema que permita às companhias, independente do porte ou do setor, ter acesso ao que há de melhor em tecnologias de dados e inteligência artificial para otimizar e automatizar diversos processos. “Com o seu uso, as empresas podem criar mecanismos que auxiliem na parte estratégica do negócio a partir dos insights gerados pela automatização dos processos com o uso de Big Data e algoritmos. As empresas hoje perdem muito tempo e dinheiro tentando fazer as tecnologias funcionarem e desviam o foco de criar resultados, é exatamente isso que queremos mudar”, afirma.

Dentre as soluções presentes no Semantix OpenGalaxy estão:

Spaces

O Spaces é uma solução de Big Data as a Service (BDaaS) que permite implementar rapidamente plataformas completas de Big Data, automatizando o provisionamento e o gerenciamento de tecnologias complexas. A implementação pode ser feita em minutos e garante as melhores tecnologias por um baixo custo. O produto permite uma escalabilidade rápida, e o cliente paga pelo consumo, além de permitir acesso a uma diversidade de tecnologias como datalake, search e analytics com suporte centralizado.

Cognitive

O Cognitive oferece um catálogo de soluções de Inteligência Artificial prontas para automatizar os problemas de diferentes tipos de negócio. O objetivo é que as empresas dos mais diversos setores reduzam o tempo com processos manuais ao automatizar tarefas com o uso de inteligência cognitiva. Isso se dá por meio de soluções avançadas de Automação Cognitiva (anteriormente conhecida como RPA), modelos preditivos com uso de Machine Learning, análise de imagens, vídeos, áudio e textos, além de chatbots inteligentes e integrações com APIs, aplicações e base de dados.

Dataset

Por meio desta funcionalidade, é possível acessar um catálogo de dados públicos e abertos com qualidade e organizados para enriquecer as informações nos modelos de decisões de determinada empresa. As coletas podem ser feitas por meio de extração de imagens, PDFs, planilhas e páginas web, seguindo o fluxo online, diário ou mensal. O produto contempla diversas fontes de dados para diferentes segmentos de negócios, como financeiro, jurídico, varejo, telecom, energia, indústria, saúde, governo, tributário, social e clima.

Studio

O Studio é uma plataforma de data science composta por bibliotecas de algoritmos que facilitam e executam análises exploratórias em infraestrutura otimizada, permitindo visualizar, armazenar e gerenciar dados à medida que eles são gerados. Funcionando 100% em nuvem, permite que o cientista de dados mantenha o foco no desenvolvimento fazendo uso de recursos “ilimitados”. A solução oferece assistência para times de ciência de dados trabalharem de maneira colaborativa e ágil, acelerando os resultados na extração de insights.