Startups brasileiras ganham o mundo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katiuscia Sotomayor

Responsabilidade social, sustentabilidade e talento: estas são algumas das características em destaque nas empresas que estão surgindo no mercado e que têm como desafio principal a inovação. Esse modelo de negócios é cada vez mais comum no país. Um levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), divulgado agora em 2019, apontou que o mercado brasileiro já conta com mais de 10 mil empresas do tipo e que, apesar da maioria delas estar na região Sudeste, há um importante crescimento no número de startups fora dos eixos tradicionais.

Internacionalização de ideias brasileiras

Mantido pelo Sebrae, os ministérios da Economia e das Relações Exteriores e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa StartOut Brasil apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

O programa já levou representantes de 56 startups a cidades como Lisboa, Miami, Berlim, Paris e Buenos Aires, facilitando 18 parcerias e gerando US$ 31,7 milhões em expectativa de negócios, em um prazo de seis meses.

Em 2019, o StartOut vai levar 20 empresas com potencial de internacionalização para participarem de uma ampla programação, começando pela cidade de Santiago, no Chile, seguida de Toronto, Londres e Xangai. Durante as missões de imersão, os empreendedores terão a oportunidade de conectar-se com alguns dos principais players locais e prospectar negócios.

Empresas estrangeiras no Brasil

Em junho, esses empreendedores e outros representantes de startups de várias partes do mundo vão se encontrar no Rio de Janeiro, no 11th World Chambers Congress, para três dias de networking, discussões e aprendizado. Na oportunidade, mais de 1200 representantes de câmaras de comércio e empresários de pelo menos 100 países vão debater formas de atores não-estatais conquistarem mais espaço na governança de seus países, por meio de sua influência, cadeias de suprimento e base global de clientes.

"As startups são o futuro. Cada vez mais o mundo precisa de soluções mais rápidas e mais inteligentes e elas têm nos oferecido isso, dando uma importante contribuição para o cenário econômico do País. O Brasil é um celeiro de profissionais inteligentes, talentosos e com grande potencial de crescimento local e internacional", avalia George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que coorganiza o evento com a International Chamber of Commerce (ICC), maior organização de negócios do mundo, que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores em mais de 100 países.

O 11WCC promove ainda a Competição Mundial de Câmaras de Comércio, único programa de prêmios que reconhece projetos inovadores realizados por entidades de todo o mundo. Neste ano, serão premiados os melhores exemplos nas seguintes categorias: Melhor Projeto de Educação e Treinamento, Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) e Empreendedorismo e Melhor Projeto Não-Convencional.

As inscrições para o 11WCC estão abertas e com desconto de 15% no pagamento até o dia 15 de março, no site: www.worldchamberscongress.org.

O QUÊ: 11th World Chambers Congress
QUANDO: 12, 13 e 14 de junho de 2019
ONDE: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
QUEM: 1200 participantes de 100 países