Brasil, 17 de Fevereiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

IRPF 2019: hora de começar a se organizar

O período da declaração de Imposto de Renda está próximo e o contribuinte pode se adiantar com a documentação a fim de minimizar os risco de cair na malha fina. O artigo esclarece quanto aos documentos comprobatórios e providências que precisam ser tomadas no período anterior à declaração.

““Para este ano, um ponto importante é que, obrigatoriamente, todos os dependentes precisam ter CPF para serem incluídos na declaração".

Um dos principais erros cometidos pelo contribuinte é a falta de documentos ou preenchimento incorreto da Declaração do Imposto de Renda. Por isso, é necessário que os contribuintes se organizem desde já, reunindo os comprovantes de cada movimentação que será declarada. Essa primeira etapa é fundamental para uma declaração precisa e organizada, minimizando o risco de cair na malha fina.

O prazo para a entrega deste ano ainda não foi definido, mas, como em todos os anos, a Receita Federal deve iniciar o recebimento das declarações em 1º de março com término em 28 de abril.

Comprovantes para Declaração de Imposto de Renda

Segundo Augusto Andrade, sócio responsável pela equipe de atendimento à pessoa física da Domingues e Pinho Contadores, é importante lembrar que as autoridades fiscais possuem cinco anos para fiscalizar os contribuintes do IRPF. Assim, toda a documentação utilizada na elaboração das declarações de renda deve ser guardada em bom estado de conservação durante tal período.

“Para este ano, um ponto importante é que, obrigatoriamente, todos os dependentes precisam ter CPF para serem incluídos na declaração. Por isso, é necessário se organizar com antecedência. E é nesse momento de reunir os papéis para declarar que surgem muitas dúvidas, como, por exemplo, quais são os documentos que devem ser apresentados”, pontua o especialista da DPC.

Segue abaixo uma lista com dicas sobre alguns documentos que devem ser informados à Receita Federal:

CPF DOS DEPENDENTES

Este ano, é obrigatório informar o CPF de todos os dependentes. Caso o dependente não tenha o documento, é necessário providenciar em tempo hábil para ser incluído na declaração.

Segundo o site da Receita Federal, o CPF pode ser emitido online para pessoas de 16 a 25 anos, que possuam título de eleitor regular.

Nos demais casos, é preciso ir a uma unidade da Receita Federal ou entidade conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou Correios).

INFORME DE RENDIMENTOS: A BASE DA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Os informes de rendimentos são de suma importância, uma vez que comprovam a origem dos rendimentos recebidos ao longo do ano, além de representarem o que as fontes pagadoras reportaram à Receita Federal como pagamentos efetuados em favor de cada contribuinte. Tal documento deve ser fornecido por cada fonte pagadora, por exemplo, empregadores, bancos, corretoras e Previdência Social, e serve também para comprovar impostos retidos na fonte.

Contate suas fontes pagadoras e solicite o informe, caso ainda não tenha recebido.

BENS

Todos os bens devem ser declarados ao Imposto de Renda. No caso dos imóveis, é obrigatório informar data de aquisição, área total, Registro de Inscrição (RGI) ou algum documento que comprove a posse, endereço completo e inscrição do IPTU.

Em caso de veículos, importante lembrar que o valor pago na compra não muda com o passar dos anos e a alteração desse valor só se justifica em caso de melhorias no bem, como, por exemplo, a instalação de blindagem.

Mas, se houve a compra ou a venda de imóveis, veículos e outros bens, é preciso informar o nome completo do comprador ou vendedor, endereço e CPF ou CNPJ e o comprovante de aquisição ou venda.

RECIBOS DE EDUCAÇÃO

Providencie os comprovantes de escola regular, cursos técnicos, faculdade, mestrado, doutorado, pós-graduação para que possam ser abatidos dentro do limite instituído por lei. Cursos de idiomas e atividades extracurriculares como aulas de música, por exemplo, não são dedutíveis para fins de IR.

RECIBOS DE SAÚDE

Reúna todos os comprovantes e notas fiscais de pagamento de plano de saúde e consultas médicas, bem como, internações e exames realizados pelo titular e os dependentes. Lembre-se que as despesas integralmente reembolsadas não podem ser deduzidas no seu IR.

DEMAIS COMPROVANTES/DOCUMENTOS

- Pensão alimentícia

- Comprovante de aluguel (pagamentos ou rendimentos)

- Herança recebida no período declarado

- Doações feitas ou recebidas

- e-Social de empregados domésticos

- Empréstimos e financiamentos

- Compra e/ou venda de ações

Certificado Digital facilita e aumenta a segurança

Além de oferecer segurança no envio dos dados, o certificado digital facilita a verificação e correção de informações e o acompanhamento da declaração. O contribuinte que já possuir um certificado deve verificar a data de expiração e caso necessário, providenciar a sua renovação. Os contribuintes que possuem o certificado digital também podem utilizar a declaração de IR já pré-preenchida pela Receita Federal.

Conte com especialistas na hora da declaração

A expectativa é que a Receita Federal divulgue no próximo mês a Instrução Normativa sobre as regras, prazos e condições para entrega da Declaração de Imposto de Renda. É preciso ficar atento e começar a se organizar, reunindo os documentos que servirão de base para sua declaração. Além disso, o apoio de um contador especializado em obrigações fiscais das pessoas físicas é fundamental para orientação e na elaboração da declaração de imposto de renda a fim de evitar multas e penalidades.

Website: http://www.dpc.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::