Brasil,

Plano de integridade exigirá protagonismo de lideranças multidisciplinares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino - tmf-group.com/pt-br/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Baseado em lei anticorrupção de 2013, conjunto de diretrizes utilizado por empresas privadas precisa diversificar o foco para aprofundar análise de riscos

“Toda análise realizada para compor o Plano de Integridade demanda a avaliação de vários riscos, sejam ambientais, de qualidade, marca, acionário e de pessoasLocal: São Paulo, SP

Considerado um estudo essencial para o mapeamento dos riscos envolvidos na operação de qualquer companhia, o chamado Plano de Integridade precisa diversificar sua análise, antes focada apenas em problemas de impacto financeiro, para observar muitos outros fatores que podem colocar a reputação e o futuro da organização em perigo.

A opinião é de especialistas na área de compliance, que alertam para uma defasagem da utilização desse dispositivo quando utilizado apenas para avaliar riscos de caixa, como explica a diretora de compliance da TMF Group Brasil, Vanessa Mello. “Quando um plano de integridade é produzido, não pode contar apenas com insights fornecidos pelo CFO. Precisa de muito mais do que isso para entregar resultados completos”, explica.

Segundo a executiva, quando grandes empresas realizam um Plano de Integridade, precisam ouvir líderes de outros departamentos como logística, jurídico, marketing, operações, facilities, RH, entre outros. “Se apenas os riscos financeiros estiverem no centro de tudo, os outros perigos da operação serão ignorados em detrimento da perda imediata de dinheiro, causando um dano muito maior no longo prazo, tanto à reputação de uma marca, quanto a sua estrutura interna”, argumenta Vanessa.

Toda o diagnóstico relacionado ao desenvolvimento de um plano era feito sob o ponto de vista monetário, de uma forma que tradicionalmente envolvia o impacto à organização, mas não a probabilidade de um evento prejudicial acontecer. A especialista, no entanto, indica que uma abordagem moderna precisa ser feita durante a elaboração de um estudo desta natureza.

“O caminho contrário precisa ser feito, quando também é analisado não apenas os impactos imediatos no bolso da empresa – perdas de bilhões de reais, sanções governamentais aos negócios da companhia ou mesmo a suspensão de suas operações -, mas também qual a probabilidade de qualquer coisa ruim acontecer”, detalha a diretora de compliance da TMF Group Brasil.

Diferentes requisitos precisam de atenção

Toda análise realizada para compor o Plano de Integridade demanda a avaliação de vários riscos, sejam ambientais, de qualidade, marca, acionário e, considerado mais importante de tudo, os riscos responsáveis por impactar a saúde e segurança de todos os funcionários da empresa.

“Vemos muitas empresas, em vários segmentos da economia, descuidando de obrigações trabalhistas e mesmo de um ambiente seguro e ergonômico para os colaboradores. Se por um lado isso representa a economia de dinheiro num primeiro momento, se alguma crise neste sentido for enfrentada pela corporação, o caixa vai sofrer muito mais no longo prazo, sob o julgamento da opinião pública”, finaliza Vanessa Mello, Diretora de Compliance da TMF Group Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar