Brasil,

Já é hora de ter mais autonomia profissional?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Mota
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Já é hora de ter mais autonomia profissional?

Ao conquistar uma posição na área desejada é natural que o profissional se sinta ansioso para demonstrar todas as suas qualidades e seu potencial o mais rápido possível. No entanto, a autonomia nem sempre caminha ao lado da proatividade. “O iniciante na carreira precisa adquirir experiência e confiança do gestor para conseguir mais espaço dentro da empresa e é preciso respeitar este tempo, que varia de gestor para gestor”, afirma Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, consultoria de recrutamento especializada em vagas de início de carreira. No entanto, de acordo com o especialista, existem meios de agilizar o ganho de autonomia e a consequente responsabilidade que este passo traz.

Para Vianna, a autonomia está totalmente ligada à confiança do gestor em sua equipe. “Demonstrar dedicação e comprometimento nas atividades e envolver-se em ações que não fazem parte especificamente da função para a qual o profissional foi contratado, mas que sejam possíveis de contribuir, são atitudes bem-vistas e que favorecem o aumento da confiança”, aponta.

A execução das tarefas, entretanto, deve atender as exigências da empresa e do gestor no que diz respeito à qualidade. “De nada adianta ser ágil e fazer entregas que precisam ser refeitas. Quanto menos trabalho o profissional der ao gestor, mais autonomia ele pode receber em troca e isso pode ser dificultado se a agilidade não estiver acompanhada da qualidade”, aponta.

O especialista explica que, ao longo do tempo, o profissional vai notando sinais enviados pelo gestor, pela empresa, e pelos colegas de trabalho que mostram que o momento de ter mais autonomia, e talvez uma promoção, esteja próximo. Nestes casos, Vianna explica ser importante fazer uma autoavaliação e ter um feedback da liderança antes de partir para um movimento proativo de pedir mais trabalho ou responsabilidades.

“Um erro comum é acreditar que está preparado para ter mais autonomia somente porque um colega de trabalho, no mesmo patamar, está caminhando neste sentido e passará a gerir novas atividades”, afirma. Ele completa comentando que pode ser inevitável fazer uma comparação, mas o ideal é que o profissional volte para si mesmo e avalie suas qualidades e pontos que podem ser melhorados.

Por fim, o especialista destaca ser essencial saber que ter mais autonomia nem sempre significa ser um profissional melhor e é fundamental aproveitar o início da carreira e o tempo em que a autonomia ainda não faz parte da rotina, para aprender ao máximo observando profissionais mais experientes e preparando uma base sólida de conhecimento para alcançar o próximo desafio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar