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Marketing Digital - Essencial para o mercado de seguros, mas uma pena que esteja na mão de um Oligopólio

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Marketing Digital - Essencial para o mercado de seguros, mas uma pena que esteja na mão de um Oligopólio

Então você monta sua Corretora de Seguros e resolve prospectar clientes fazendo Marketing Digital. Afinal, um empreendedor moderno que se preze não pode abrir mão do mercado digital. Você consulta vários fornecedores das famosas “Leads”, e todos mostram um leque enorme de pacotes. Só há um porém no meio disto tud : Eles tem apenas três meios de captação para trazerem as leads, que são os famosos e incômodos E-mail marketing (Spams), Facebook ou Google.

Ah, sim! Você também pode “atravessar“ estas empresas e ir diretamente ao mercado, captar seus próprios leads, mas não tem escapatória, terá de usar exatamente os mesmos recursos. Não haveria problema algum, desde que não acontecesse uma infeliz coincidência, ou melhor, a tempestade perfeita para atrapalhar, um conjunto de fatores:

Primeiro: você é um corretor de seguros moderno e antenado?Parabéns, existem mais 20 mil concorrentes, no mínimo iguais a você !!! Segundo: o carro chefe do mercado brasileiro de seguros é o seguro de automóvel com suas margens apertadíssimas de comissionamento. Se fôssemos uma padaria, seria o nosso “pãozinho francês“, e como nenhuma padaria consegue sobreviver vendendo apenas pão francês, nós também não conseguimos ou não deveríamos sobreviver vendendo apenas seguros de Automóvel. Mas há outro lado da moeda: padaria que não vende pãozinho francês, também não sobrevive , assim como corretoras de Seguros (99% das corretoras ) não sobrevivem sem vender Seguros de Automóvel. Terceiro fator: há uma simples questão envolvida aí, que a famosa lei da oferta e da procura; quanto menor a oferta e maior a procura, os preços tendem a subir. E por mais que Google e Facebook tentem segmentar cada vez mais os territórios de campanha, os espaços de primeira Página são limitados. Estamos falando de uma Tela de computador ou mais freqüentemente, de um Smartphone, onde não cabem a quantidade de anunciantes em espaço tão reduzido. Isso gera um efeito em cascata, pois a conta não fecha para o anunciante, fica muito caro captar clientes para um produto de margem tão apertada, quanto o Seguro de Automóvel. Grandes corretoras só terão lucro numa campanha, muitas vezes apenas por volta do terceiro ano com este cliente em carteira. E isso “se” este cliente não retornar a internet para fazer novas consultas e abrir novas cotações para encontrar um menor Preço .

Seguros de Automóvel são uma “Commodity” hoje em dia, ou seja, assim como trocamos de Posto de Combustível por diferenças de centavos por litro, o segurado troca a Corretora por diferenças ínfimas de Preço .
Voltando ao início do Texto, você abriu sua corretora de Seguros, gastou uma fortuna com o Marketing Digital, captou alguns clientes, mas ainda não lucrou, ao colocar na balança o custo da campanha, mais os custos operacionais da Corretora de Seguros, só resta uma saída agora para lucrar: reter estes clientes através de um atendimento personalizado para que eles passem a ser clientes fiéis e não voltem ao Google ou Facebook para abrirem nova cotação. É ótimo quando você ainda está bem pequeno e ainda pode tomar “cafezinho” o dia inteiro com todos eles, o que ainda assim não garantiria a fidelidade da Carteira do cliente que baliza apenas como critério comparativo, preços menores. O que mais fideliza o cliente que faz “leilão”, mas mesmo assim não é garantia que ocorra, é um sinistro muito bem atendido durante a vigência da Apólice, o que, graças a Deus, é muito pouco freqüente. Mas aí você começa a crescer e personalizar o atendimento, o que envolve aumento de custos operacionais, através de contratação de mão de Obra, agora então, você entrou naquele velho ciclo que os antigos chamavam de “o cachorro que tenta morder o próprio rabo!” Vai precisar investir cada vez mais para captar novos negócios, que para serem fidelizados, gerarão aumento de custos operacionais e o ciclo fica assim se repetindo “ad nauseam” .

O Google e o Facebook ganham bilhões, adquirem os clientes em seus leilões e você que investiu, pode perder, empatar ou perde obter lucros irrisórios no seu negócio. Qual a solução então? Ainda não há, mas o que é certo é que nenhum mercado no mundo, em qualquer tempo, até hoje se submeteu sem reagir, sendo escravizado de forma eterna a nenhum oligopólio. É como água em volume crescente numa represa, uma hora vai transbordar e o mercado vai achar uma solução para essa questão. Por hora enquanto a solução não chega, nos resta continuarmos apostando caro no Marketing Digital, pois é ferramenta essencial para qualquer Corretora de Seguros que queira sobreviver nos tempos atuais e torcer para que o mercado se levante em conjunto, para achar uma solução para todos que sim, somos todos concorrentes, mas há algo em comum entre todos nós e que não somente pode, como deve nos unir, é que ninguém quer repartir “migalhas” . Há mercado para todos e precisamos sim, concorrer para repartir um bom filet mignon!!!
Concluo finalmente pregando a União de toda a indústria Nacional de Seguros: Orgãos representativos do setor, incluindo a SUSEP, Corretores e Seguradoras, procurando uma solução para este dilema do MARKETING DIGITAL , solução esta que gerasse de maneira definitiva o fim deste ciclo prejudicial e Impositivo sofrido por todos nós que pertencemos a este mercado !!!


*Bernard Biolchini é CEO do Grupo Pentagonal, primeira corretora de seguros com projeto de franquia no Estado do Rio de Janeiro, empresa na qual compõe a relação da Revista Forbes. É especialista em blockchain. Desenvolveu a primeira cripto moeda do Brasil, voltada para contratos inteligentes


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