TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 18 de Janeiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Mudança de mentalidade é segredo de sucesso para negócios baseados em marketing multinível

Ao incentivar atitude empreendedora entre revendedores, Sandro Rodrigues, presidente da Hinode, conseguiu salvar o negócio. Trajetória é tema de novo estudo de caso do meuSucesso.com

Sonhos, frustações e recompensas. Estas palavras resumem o caminho percorrido pela família Rodrigues para alcançar o sucesso da Hinode, empresa brasileira de cosméticos, no mercado há 30 anos. Porém, alcançar todo esse prestígio não foi fácil: um modelo de marketing multinível aplicado de maneira errada quase acabou com a empresa em 2008.

Sandro Rodrigues, filho dos fundadores e atual presidente da Hinode, foi o responsável pela decisão. Porém, ao insistir nesse formato, buscando uma aplicação diferente, salvou o negócio, que, atualmente, chega a faturar mais de R$ 10 milhões por dia. Essa trajetória é explorada no novo estudo de caso do meuSucesso.com, "A Hora do Show", que também aborda o complexo universo do marketing multinível.

Toda essa história começou quando dona Adelaide Rodrigues, ex-costureira, e seu esposo, Francisco Rodrigues, ex-torneiro mecânico, optaram por se tornar revendedores de uma marca de cosméticos. Ao longo do tempo, passaram a representar entre 60% e 70% da rede e, em 1988, decidiram empreender, criando a Hinode.

Envolvido com o negócio da família desde os 19 anos, Sandro buscava expandir a empresa quando presenciou uma palestra para cerca de 100 vendedores – que se mostraram extremamente motivados –, no modelo marketing multinível, e notou que aquela poderia ser uma boa alternativa de inovação.

A implantação do formato, as incertezas, a falta de conhecimento e as novas práticas resultaram em uma queda drástica no faturamento. Logo no primeiro mês, as vendas caíram em 90%. Com a crise na empresa, Sandro convenceu a mãe a vender a casa. "Precisávamos colocar dinheiro no negócio, mas, ao mesmo tempo, eu sabia que aquela casa sempre tinha sido o sonho dela. Quando sugeri que a vendesse, ela não hesitou em aceitar a proposta e me disse: 'A Hinode me deu tudo o que tenho. Não vai ser agora que não vou ajudá-la em troca. Pode vender'", conta o empresário.

Apesar desse sacrifício, em janeiro de 2012, a família recebeu um diagnóstico do advogado, dizendo que a empresa fecharia em março, por conta dos prejuízos. Como um último esforço para recuperá-la, contaram com a ajuda de Arnaldo Peixoto, especialista em treinamento e marketing multinível, e criaram uma nova estratégia para promover a mudança de mentalidade dos revendedores. Foi assim que, em agosto de 2012, o grupo alcançou o primeiro milhão, depois de quatro anos enfrentando dificuldades.

Como motivar os revendedores

O marketing multinível consiste em um modelo em que o vendedor não só trabalha com o comércio de produtos, mas pode recrutar novos parceiros para fazer parte da rede. Desta forma, obtém lucros de suas vendas e de seus revendedores. Ou seja, quanto maior a sua rede de vendedores, maiores as chances de aumentar os lucros.

Na nova estratégia desenhada com o auxílio de Arnaldo, Sandro ressalta três tipos de perfil que existem dentro do modelo adotado. "Temos aqueles que consomem, ou seja, optam por comprar um produto de excelente qualidade e custo-benefício e fazem uso próprio. Temos o revendedor, que, além de consumir, pode revender e obter lucro com isso – da mesma forma que a minha mãe começou. E, por fim, temos o empreendedor, que consome, revende e empreende, construindo uma nova rede de revendedores", explica.

O documentário produzido pelo meuSucesso.com, que conta com seis episódios e um talk show com o protagonista, analisa os pontos positivos e negativos das escolhas feitas pelo empreendedor e o Grupo Hinode, além da força dos treinamentos oferecidos para a criação de uma visão empreendedora nos revendedores.

De acordo com Flávio Augusto da Silva, fundador do meuSucesso.com e da rede de escolas de inglês Wise Up, o marketing multinível é um modelo interessante para quem deseja empreender com pouco recurso. "Depois de 24 estudos de caso, entendemos que o 25o precisava ser sobre uma empresa que trabalha com esse formato. O mercado brasileiro não pode ignorar a existência desse setor, que cresce a cada dia e se torna mais útil dentro de um cenário em que o emprego vai ficar cada vez mais escasso, por causa do avanço da tecnologia. O marketing multinível é uma alternativa de empreendimento acessível a qualquer pessoa", destaca.


Sobre o meuSucesso.com

Fundado por Flávio Augusto da Silva, o meuSucesso.com é uma plataforma digital que desenvolve conteúdos próprios a partir da máxima de que o sucesso é uma ciência que pode ser aprendida e absorvida de forma leve, com linguagem acessível, e a partir do compartilhamento da prática e da história de vida de empreendedores que já trilharam caminhos bem-sucedidos.

Com mais de 200 horas de conteúdo didático produzido e a partir de entrevistas e aulas densas, empresários, estudiosos e especialistas se tornam fonte de inspiração e de conhecimento para quem está dando seus primeiros passos no empreendedorismo. O meuSucesso.com já dissecou os cases de Carlos Martins (Wizard), Facundo Guerra (Grupo Vegas), Ozires Silva (Embraer), Thái Nghiã (Goóc), Gustavo Caetano (Sambatech) e Alair Martins (Grupo Martins). Operando via assinatura, cada estudante passa a ter acesso também a cursos práticos de inúmeras disciplinas, fóruns e encontros presenciais, formando uma rede de relacionamento exclusiva.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::