Três dicas para conquistar resiliência nos negócios
Por Jorge Ribkin, Country Manager da Veeam Software no Brasil
Vivemos em um mundo em constante mudança. Nenhum país está completamente imune dos efeitos de instabilidades políticas, econômicas e sociais. No Brasil, por exemplo, nos últimos anos, mesmo com algumas previsões de melhora econômica, a crise política continuou gerando dúvidas no mercado sobre as perspectivas de recuperação.
Para as empresas, um ambiente de mudanças e flutuações pode ser extremamente prejudicial, uma vez que impacta a confiança dos negócios e o mercado financeiro. E isso significa que cada organização precisa priorizar eficiência, produtividade e resiliência. Em outras palavras, encontrar certeza onde seja possível.
Nesse contexto, é fundamental que a TI esteja contribuindo para gerar eficiência nos negócios. É cada vez mais evidente que a TI ganhou papéis diferentes, muito além do help desk para funcionários. Suas funções agora apoiam diretamente os negócios e, a partir de estratégias integradas, a área tem um verdadeiro potencial de promover a transformação digital nas empresas. Com as dicas a seguir, pode ser mais fácil explorar esse potencial.
1.A principal chave para conquistar resiliência é abraçar novas tecnologias que possibilitem melhores maneiras de trabalhar e que promovam a inovação. A escolha das soluções depende principalmente dos objetivos do negócio, que devem ser mantidos em mente para uma estratégia digital focada e eficaz. No entanto, há alguns pontos que são essenciais para qualquer organização. Um deles é garantir que os sistemas de backup e recuperação funcionem quando necessários para manter dados e aplicações protegidos.
2. Reconhecidamente, a mudança digital pode ser custosa. Mas esses investimentos valem a pena quando comparados com as consequências das paradas nos sistemas quando as empresas não dão a devida importância à disponibilidade. Segundo pesquisa da Veeam com mais de 1 mil tomadores de decisões de empresas no mundo todo, o custo médio de paradas nos sistemas pode chegar a US$ 21,8 milhões por ano. Além do prejuízo financeiros, a lacuna de disponibilidade causa dados imensuráveis, como a perda de dados críticos, danos à reputação da empresa e perda da confiança dos clientes.
3. Boa parte da resiliência de uma empresa está em seus relacionamentos. Isso vale para a relação com parceiros, fornecedores, clientes e funcionários. É fundamental trabalhar com fornecedores que desenvolvam soluções inovadoras que possam ser customizadas para ajudar o negócio a atingir seus objetivos. Manter os funcionários informados, motivados e trabalhando juntos também conta pontos. Esses exemplos ajudam a fortalecer a organização. Dessa forma, ela conseguirá prever momentos difíceis e superá-los, mantendo suas estratégias alinhadas em todos os relacionamentos.
A resiliência é conquistada com a integração dos objetivos da organização em todos os seus diversos departamentos, mas principalmente usando a TI como alavanca para atingir essas metas. Mais resiliência também significa mais oportunidades de negócios, afinal, os clientes querem trabalhar com empresas que sejam pró-ativas em sua abordagem de disponibilidade contínua, impulsionando suas estratégias de transformação digital e mostrando força e flexibilidade em relação a mudanças e imprevistos do mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário