Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 vantagens de usar chatbot na Black Friday

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

5 vantagens de usar chatbot na Black Friday

Propiciar ganho de escala, redução de custos, aumento da rentabilidade e geração de valor são alguns dos benefícios desse uso

Os chatbots são capazes de contribuir de diversas formas para a otimização de atendimento no varejo. Desde melhorias nos processos internos, a partir da integração com os sistemas de gestão, CRM e de estoque dos produtos, norteando, por exemplo, o reabastecimento de produtos de acordo com o fluxo de vendas, ou até mesmo, no atendimento dos clientes, seja em interações para sugestão de produtos ou em pesquisas de pós-venda.

Além dessas funções, eles podem ser usados para garantir agilidade nas épocas de picos de fluxo e vendas, como a Black Friday. A Nama, líder de conversas automatizadas com Inteligência Artificial no Brasil, ressalta, ainda, que os chatbots são capazes de propiciar ganho de escala, redução de custos, aumento da rentabilidade e geração de valor para grandes companhias e entidades de diversos setores.

Planejar para dar conta de gerir esta alta demanda é algo importante, seja para quem atua apenas no ambiente online, como os e-commerces, mas também para quem atua no varejo físico. Segundo expectativas registradas pela Ebit/Nielsen, o número de pedidos para a Black Friday 2018 pode chegar a marca de 4 milhões, valor 6,4% maior que o registrado ano passado. A pesquisa também aponta que 88,6% dos consumidores têm intenção de compra durante o período esse ano, um aumento de 8% comparado a 2017.

Para que sua empresa consiga atender a esse volume maior de clientes para essa Black Friday, a Nama destacou cinco vantagens de se utilizar os chatbots na data. Confira:

Abordagem proativa e direcionada

A partir da uma pré definição é possível determinar uma aproximação mais assertiva com os clientes, de acordo com o segmento de cada negócio. Para a loja online da L'Occitane au Brésil, por exemplo, a Nama desenvolveu um assistente virtual programado para compreender o que a pessoa deseja comprar. O chatbot faz perguntas para entender se a compra é para presente ou não e caso seja, para quem seria, qual o valor que a pessoa gostaria de gastar e o tipo de produto que ela quer. Com isso, o assistente indica um ou mais produtos relacionados àquela pesquisa.

Atendimento a qualquer hora

Os consumidores estão sempre em busca de estratégias que os permitam facilitar sua jornada de compra e ficam satisfeitos quando conseguem tirar dúvidas sobre o produto de interesse ou, então, resolver um problema em tempo real. Um bom sistema de chatbot é capaz de permitir um serviço de atendimento ao cliente 24 horas, por diferentes canais, sem a necessidade de contratação de uma equipe numerosa. Assim, apenas casos específicos ou de maior complexidade precisam ser encaminhados para um atendimento humano.

Recurso omnichannel

Possibilitar ao cliente o atendimento em todos os canais da marca é um ponto crucial para as empresas, algo que já é uma estratégia adotada por grandes varejistas. Com o uso do chatbot, um e-commerce pode garantir o conceito de omnichannel, que consiste no atendimento aos clientes em todos os canais disponíveis por meio de um formato idêntico ou complementar. Um chatbot robusto é capaz de começar o atendimento via Facebook Messenger e continuá-lo no portal da empresa, sem prejuízo de informação. Esses assistentes virtuais têm a capacidade de serem implementados no Facebook Messenger, Skype, Telegram, no próprio portal da loja e até mesmo no smartphone, por meio de mensagens SMS.

Compreensão de diversos públicos

Além disso, os avanços na compreensão e no Processamento de Linguagem Natural dos assistentes virtuais permitem que as interações sejam cada vez mais próximas do real. Os chatbots que utilizam Deep Learning, conjunto de técnicas mais avançadas que o Machine Learning, conseguem entender a comunicação humana, mesmo com erros de português ou com apenas o uso de palavras-chave. Além disso, outra funcionalidade apresentada nos chatbots desenvolvidos pela Nama está na possibilidade do reconhecimento de emojis, muitas vezes utilizados por usuários do Messenger do Facebook.

Aprimorar a logística

Os chatbots possibilitam o cancelamento de pedidos, levantar informações sobre status de uma venda, emitir números de protocolo ou segunda via de boleto/nota fiscal, rastrear produtos e até mesmo calcular o tempo de entrega. Tudo isso bem integrado pode, sem dúvida, auxiliar o setor de logística da empresa.

Sobre a Nama

A Nama é líder de conversas automatizadas no Brasil, mantendo os casos de negócios mais impactantes em Customer Experience. Com clientes globais, como Burger King, Gerdau e L'Occitane au Brésil, a Nama troca cerca de 10 milhões de mensagens e combina as inteligências humanas e artificial para oferecer a melhor experiência do consumidor em grande escala através de conversas ágeis, precisas e personalizadas. Ao descomplicar a IA, aproximando empresas e consumidores de um amanhã cada vez mais presente, a Nama propicia ganho de escala, redução de custos, aumento da rentabilidade e geração de valor para grandes companhias e entidades de diversos setores. No quarto trimestre de 2017, a Nama triplicou sua base de clientes. Fundada por Rodrigo Scotti, a empresa foi, ainda, a única brasileira selecionada para o Creative Destruction Lab (CDL), renomado programa canadense de empreendedorismo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar