Controle da ansiedade no trabalho pode ter como aliada abordagem integrativa
Oito em cada dez trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade ao longo da carreira. O médico integrativo e psicólogo, Edison de Mello, recomenda uma combinação entre o tratamento tradicional, com os medicamentos de eficácia comprovada, e uma abordagem integrativa, incluindo mudanças no estilo de vida, apoio psicológico, construção de rede de apoio, meditação, e uso de suplementos voltados para “acalmar os nervos".
“"Está comprovado em uma série de estudos científicos que o magnésio consumido junto com o cálcio estabiliza o humor, promove sensação de calma e bem-estar".
Não há momento ou lugar para a ansiedade se manifestar, mas no trabalho as pessoas sofrem com mais frequência com pressões e expectativas sobre resultados. Algumas ficam livres das reações como coração acelerado, frio na barriga, suor e tremor nas mãos após a atividade ser concluída, como uma reunião ou negociação importante. Outras acumulam as pressões constantes, deixando o corpo sempre alerta com o medo de cometer erros até ter uma crise. Segundo a pesquisa Distúrbios Mentais em Megacidades, uma em cada cinco pessoas na cidade de São Paulo sofre com esse transtorno. Já em pesquisa de associação internacional voltada ao estudo do estresse, oito em cada dez trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade ao longo da carreira.
O médico integrativo e psicólogo Edison de Mello, MD, PhD, recomenda uma combinação entre o tratamento tradicional, com seus medicamentos de eficácia comprovada, e uma abordagem integrativa, incluindo mudanças no estilo de vida, apoio psicológico e construção de rede de apoio, por exemplo, meditação, prática de exercícios e uso de suplementos voltados para “acalmar os nervos” e relaxar os músculos durante o período de ansiedade. “A melhor maneira de lidar com a ansiedade é trabalhar suas questões com um profissional de saúde mental”, indica o especialista brasileiro, Edison de Mello, que atende no Akasha Center for Integrative Medicine, especializado em medicina integrativa em Santa Monica, Califórnia (EUA). Entre seus pacientes estão celebridades de Hollywood como Gwyneth Paltrow, Julia Roberts, Maggie Q e Alice Braga.
“Está comprovado em uma série de estudos científicos que o magnésio consumido junto com o cálcio estabiliza o humor, promove sensação de calma e bem-estar”, informa o médico Edison de Mello. O especialista cita também o uso tradicional na Europa e nas Américas da passiflora, que ajuda a elevar os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. “Ela reduz a atividade cerebral e relaxa o sistema nervoso, mas para os benefícios ideais é importante combinar com a raiz de valeriana”, explica o médico. Foi demonstrado em estudos científicos que a teanina, aminoácido encontrado no chá-verde, reduz as respostas ao estresse do corpo mesmo em situações estressantes.
O médico integrativo Edison de Mello recomenda esses suplementos como aliados do tratamento convencional:
Probióticos – As bactérias “boas” auxiliam na digestão, na saúde do sistema imunológico e promovem uma resposta saudável ao estresse.
Ashwagandha – Essa erva da medicina ayurvédica (indiana) é usada para melhorar o humor e promover o relaxamento.
Lactium – Encontrado no leite, esse composto promove sentimentos de calma e ajuda no controle da insônia relacionada à ansiedade.
Complexo B – As vitaminas do complexo B ajudam a manter o humor elevado e estabilizado.
Raiz de alcaçuz – Estudos comprovam que essa raiz auxilia na redução da produção de adrenalina e cortisol, hormônios liberados pelas glândulas suprarrenais, que são as glândulas de estresse do corpo.
Erva-de-são-joão – Esse remédio caseiro é conhecido popularmente por melhorar o humor e promover sentimentos de contentamento.
Melatonina – Algumas pessoas não conseguem produzir esse hormônio de forma satisfatória, e isso dificulta a tranquilidade do sono. O uso de suplementos de melatonina podem melhorar o sono e aliviar outros problemas relacionados à ansiedade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>