Brasil,

Quais as principais mudanças e desafios que devem impactar o mercado de trabalho no futuro?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Generalli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Professor Renato Ladeia

O mercado de trabalho passa por constantes mudanças. Parece que nada é para sempre. A tecnologia da informação se alastra de forma inexorável no mundo das profissões e é impossível prever o que acontecerá com a maioria delas. Mas nada será como antes. Quem não se preparar para o mercado de trabalho futuro poderá ficar marginalizado e, por isso, é fundamental uma atualização constante em termos de competências e novas tecnologias.

Estar atualizado e atento às essas mudanças é condição básica para a sobrevivência no futuro. Muitas atividades deverão desaparecer em diversas áreas como Administração, Engenharia, Direito e Medicina. As profissões continuarão existindo, mas terão desenhos muito diferentes do que vemos hoje e necessitarão de um número cada vez menor de pessoas. Atividades rotineiras serão substituídas por máquinas e algoritmos muito mais eficientes e rápidos do que os seres humanos.

Isso não é exercício de futurologia, pois, se olharmos rapidamente o passado recente, notaremos que já ocorreram grandes mudanças nas últimas décadas. Cálculos estruturais de engenharia, que antes precisavam de dezenas de engenheiros, são realizados hoje por softwares e com apenas um profissional – extremamente capacitado. Essas ferramentas substituíram centenas de profissionais que passavam horas nas pranchetas elaborando desenhos e projetos. Softwares desenvolvidos para atividades jurídicas analisam em segundos contratos e processos.

Atividades que hoje são muito comuns nas organizações, como recrutar profissionais, mudarão substancialmente. A seleção de profissionais não dependerá mais do crivo de psicólogos para identificar pessoas adequadas às necessidades das empresas. Os candidatos poderão ser avaliados à distância, sem precisar sair de casa. Já existem softwares capazes de avaliar as competências e habilidades das pessoas de forma muito mais eficiente do que as usualmente empregadas série de testes, dinâmicas de grupo e entrevistas, cuja objetividade é colocada em dúvida.

Outra mudança profunda que deve ocorrer é na atividade que chamamos de recursos humanos. A tendência para o futuro é uma atividade descentralizada, estruturada por algoritmos que avaliarão o desempenho das pessoas, como remunerar de forma mais adequada, além de avaliar constantemente as necessidades de treinamentos.

Aplicativos acionados poderão indicar para um gestor quais os cursos que determinado colaborador deverá fazer, quando poderá ter o seu próximo aumento ou promoção, ou, ainda, se é um caso inviável e deve ser desligado. Essa área de Recursos Humanos, portanto, será uma atividade a mais na cartilha dos gestores e não um departamento – como conhecemos hoje. As próprias relações de trabalho passarão por transformações profundas orientadas à flexibilização.

Outra mudança significativa, que já é perceptível em algumas organizações, é o trabalho à distância. Funcionários trabalhando em casa podem ser mais produtivos do que atravessando a cidade, com trânsito congestionado e chegando aos escritórios cansados e estressados. Nem todas as atividades serão desempenhadas fora das empresas, mas uma boa parte sim, aliviando os custos de manutenção de prédios, comunicações e, mais que isso, melhorando a qualidade de vida nas cidades.

Enfim, o futuro é o que sociólogo Baumman define como Modernidade Líquida, que faz com que tudo seja fluido, sem consistência, em mudanças constantes, e sem conexão com o passado. Cada indivíduo deverá cuidar do seu projeto de vida sem esperar compensações.

* Renato Ladeia – É professor de Gestão Estratégica de Pessoas e Estratégia empresarial. Além disso é consultor de Recursos Humanos, com longa experiência em empresas nacionais e multinacionais.

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar