Brasil, 16 de Outubro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

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Super vendedores são exigentes como consumidores e sabem se colocar no lugar dos seus clientes

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Vendedores de alto desempenho sabem se colocar no lugar do cliente e imaginar exatamente como gostariam de ser atendidos. Então, dão o seu melhor no atendimento e busca de soluções aos seus clientes. Esses vendedores são exigentes como consumidores e, por isso, dão o melhor de si para que seus clientes sintam-se plenamente satisfeitos em atendimento e busca de soluções.

Quando compram algo, os super vendedores focam detalhes e negociam reduções de preço com cautela. Costumam ser mais negociadores do que vendedores, valorizando vantagens e benefícios e não o preço.

Esse estado de entender o cliente é a empatia que se estabelece, não apenas por afinidade, mas pela convicção de que o entendimento do outro é o melhor caminho para uma venda bem-sucedida.

Entenda como se dá esse processo de se colocar no lugar do cliente na busca pela excelência no atendimento. Reflita e exercite as dicas preciosas a seguir que poderão fazer a diferença no seu desempenho como um brilhante profissional de vendas.

Procurando entender o cliente

Para incrementar o desempenho em vendas, o profissional deve acima de tudo procurar entender o consumidor ou cliente potencial. Se o seu grande desejo na hora de comprar é que um vendedor busque o entendimento das suas necessidades antes de lhe fazer qualquer oferta ou recomendação, pratique o mesmo posicionamento com os seus clientes. Se você deseja honestidade na informação e que o vendedor lhe ajuda a tomar uma excelente decisão de compra, haja da mesma forma com os seus clientes. Se alguma vez você desejou que o vendedor lhe apresentasse pleno domínio das vantagens e desvantagens do produto ou serviço que lhe estava vendendo, assim como o de outros concorrentes, então faça de forma verdadeira e sincera o mesmo com o que você vende e então com o seu cliente.

Interesse acima de tudo

Uma das maiores preciosidades em vendas é o componente emocional é o interesse pelo cliente ou pela necessidade dele. Os grandes profissionais de vendas interessam-se muito pelos seus prospects e clientes e demonstram isso a todo instante. Da mesma forma, eles alimentam grande interesse pelas necessidades próprias, pela empresa onde trabalham, pelos produtos e serviços que vendem e pelo segmento em que atuam. Acima de tudo, possuem grande interesse em ajudar os clientes a tomarem uma boa decisão na hora de comprar. Experimente lembrar rapidamente de profissionais de vendas de alto desempenho e analise o grau de interesse dele nas atividades do dia a dia.

O interesse mútuo em vendas

Relembre alguns dos seus melhores clientes, suas atitudes e nível de relacionamento com você e invariavelmente perceberá que você se interessa muito por eles e eles se interessam por você. Agora, tente imaginar vendedores de quem você já comprou algo ou fez algum tipo de negócio e perceberá que eles se interessam mais por você do que aqueles de quem você não acabou comprando. Em todos os momentos da vida profissional, você irá encontrar pessoas brilhantes que possuem o interesse como a característica mais marcante da personalidade.

Diferencie-se dos seus concorrentes

Os profissionais de vendas de alto nível posicionam-se como consultores, como um grande recurso para ajudar o seu prospect a tomar uma boa decisão de compra. Eles preocupam-se em fazer com que os clientes os vejam como conselheiros, mentores e amigos. Eles tornam-se emocionalmente envolvidos nas transações e sempre convictos de que o seu produto ou serviço é a solução ideal para as necessidades reais dos clientes potenciais com quem estão negociando. Eles são capazes de se diferenciar de todos os seus concorrentes sendo mais preocupados em ajudar prospects do que propriamente vender produtos ou serviços. O grande profissional de vendas terá conquistado definitivamente os clientes quando eles perceberem que o vendedor se preocupa mais com eles do que propriamente com a conquista de mais uma venda.

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O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
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