SulAmérica apresenta dicas para tornar residências mais seguras para crianças

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Solange Guimarães

Serviço de Check-up Kids da seguradora ajuda os pais a evitarem acidentes domésticos, que lideram ocorrências com crianças no País

Os primeiros anos de vida são os mais divertidos e de maior conexão entre pais e filhos. Porém, também é a época mais desafiadora, porque os pequenos ainda não têm a capacidade de avaliar o perigo de determinadas situações – segundo dados do Ministério da Saúde, uma das maiores causas de ocorrências com crianças brasileiras de até nove anos de idade são acidentes domésticos. Para ajudar na orientação dos pais, a SulAmérica, maior seguradora independente do País, apresenta algumas dicas de adaptações em residências para prevenir acidentes e proteger os pequenos, com base no serviço de Check-up Kids.

"A atenção dos pais às adaptações necessárias no lar para o bem-estar de seus filhos é fundamental. Iniciativas simples no dia a dia podem ajudar a garantir a segurança de todos", explica o vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri. "O Check-up Kids integra o produto Residencial da seguradora e é uma inovação que atende especificamente os clientes que têm filhos pequenos ou que são muito visitados pelas crianças, como tios ou avós. A partir de uma avaliação das condições da estrutura da residência, sugerimos e executamos ações que garantem a segurança e tranquilidade de todos que vivem ou frequentam a residência", completa Dal Ri.

Dicas gerais de proteção

Tudo que possa ser considerado um risco à criança deve ser mantido fora de seu alcance ou acesso. Alguns dos itens mais comuns em qualquer residência, tomadas, fios e escadas, por exemplo, precisam estar, respectivamente, protegidos, ocultos e com acesso bloqueado. Além disso, a instalação de prendedores ou protetores de borracha nas portas deve ser considerada para evitar acidentes com as mãos.

Cozinha e lavanderia

Um ponto importante de atenção neste cômodo são os cabos de panelas, que devem estar sempre para dentro do fogão, impossibilitando que as crianças encostem ou tentem puxar. Além disso, produtos químicos devem ser preservados sempre no rótulo original, para que não sejam confundidos com garrafas de refrigerante, por exemplo, e mantidos fora do alcance dos pequenos – o envenenamento é a quinta maior causa de hospitalização entre crianças de um a quatro anos, segundo o Ministério da Saúde.

Outra orientação refere-se à proteção de quinas de mesas e armários com borracha ou plástico, de modo a evitar ferimentos. Objetos pontiagudos que geralmente ficam armazenados nestes espaços devem ser colocados em armários altos e fechados. Já os sacos plásticos devem estar em puxa-sacos e mantidos fora do alcance das crianças, assim como latas de lixo devem estar devidamente posicionadas de modo a evitar o acesso, uma vez que determinados itens descartados podem representar algum tipo de perigo.

Em lavanderias, os baldes devem estar sempre vazios e virados para baixo. Qualquer armazenamento de água neste tipo de item pode trazer risco de afogamento.

Banheiro

Em um dos ambientes que traz mais riscos à criança, a SulAmérica recomenda a verificação da existência de travas de segurança nas privadas e antiderrapantes em banheiras ou no box. Já as banheiras devem ser esvaziadas após o uso, e todos os produtos de limpeza e higiene precisam ser retirados de alcance e mantidos em armários fechados e acima da altura da criança. O mesmo vale para aparelhos elétricos, como secadores de cabelo.

Quarto, sala e áreas comuns

No quarto da criança, brinquedos e caixas de armazenamento destes itens devem estar organizados no cômodo sem oferecer risco. No caso da existência de um berço, qualquer objeto que possa ser puxado deve ser remanejado, além da necessidade de proteção e atenção para evitar que a criança pule da cama e sofra uma queda.

Na sala de estar, o uso de antiderrapantes e até mesmo a remoção de determinados tipos de tapetes são aliados para evitar quedas. Em relação a mesas, a seguradora recomenda o uso de toalhas curtas para que não sejam puxadas.

Redes de proteção em janelas de áreas comuns são de suma importância para evitar acidentes graves, e devem ser trocadas pelo menos a cada três anos. Cortinas e cordas, por sua vez, devem, sempre que possível, estar enroladas a uma altura que não permita o manuseio pela criança. Se a residência tiver piscina, deve estar devidamente protegida com cercas e até mesmo portões com travas de segurança.

Check-up Kids da SulAmérica

Pensando em todos esses cuidados com as crianças, o seguro Residencial da SulAmérica disponibiliza o Check-up Kids, que auxilia os pais nessas adaptações. O serviço é um dos benefícios que oferece mais proteção, comodidade e facilidade para a família. Esse serviço pertence ao Plano Superior do Assistência 24 horas, que disponibiliza aos segurados uma revisão de segurança na residência para verificar instalações, móveis e objetos que representem perigo a crianças, incluindo a instalação, por exemplo, de protetores de tomada.

Sobre a SulAmérica
A SulAmérica é a maior seguradora independente do Brasil, com uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes. Fundada em 1895, a companhia possui cerca de 5,3 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização. A SulAmérica tem mais de 7 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2017, a companhia registrou receitas totais de R$18,2 bilhões. Para mais informações, acesse:www.sulamerica.com.br