Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empresas que não investirem em 5G agora correm um grande risco de ficar para trás

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Marrey
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa da Bain & Company revela relutância de mais da metade das operadoras, o que pode custar muito caro

No momento em que a Anatel começa a pensar na implementação do 5G no Brasil, alguns executivos de telecomunicações mostram-se pessimistas em relação à tecnologia e perderam o entusiasmo quanto ao seu verdadeiro potencial. Uma pesquisa em recentes declarações públicas de executivos das 20 maiores operadoras de redes móveis em todo o mundo mostra que, enquanto alguns compartilham uma crença no potencial de longo prazo do 5G, mais da metade (53%) não prevê nenhum negócio no curto prazo.

De acordo com a Bain & Company, as operadoras de rede que não se moverem rapidamente correm o risco de ficar para trás em uma tecnologia que tem o poder de aumentar drasticamente a velocidade e a capacidade, além de dar aos primeiros usuários uma grande vantagem competitiva. Isso teria consequências significativas na participação de mercado e no fluxo de caixa das empresas, tendo em vista a qualidade de rede, que é o critério de compra mais importante para a maioria dos clientes.

Segundo Herbert Blum, líder da prática de Telecomunicações das Américas da Bain, "geração após geração, vimos operadoras investirem para atualizar a infraestrutura com a firme convicção de que esses investimentos resultariam em clientes mais satisfeitos, uma fonte de receita revigorada e lucros mais altos", afirma. "Dado o potencial da tecnologia 5G para trazer uma mudança radical no desempenho da rede e, com isso, gerar novas utilidades, a relutância de algumas operadoras em se comprometer com essa tecnologia é impressionante", diz Blum.

A Bain & Company acredita que concepções mal formuladas influenciaram o setor. Três falácias analíticas surgiram:

1. "Não existe um case de negócio convincente de curto prazo para o 5G."

Os céticos perguntam por que a indústria deveria investir agora, quando as tecnologias ainda estão longe de estar prontas (ex.: realidade aumentada, realidade virtual e direção autônoma). O raciocínio é falho, pois as operadoras não precisam de exemplos de grande sucesso para desenvolver um bom argumento comercial. É possível construir uma lógica convincente com base nas melhorias que ele trará para os casos e usos já existentes: diferenciação competitiva, alívio de congestionamento do 4G e substituição da linha fixa.

2. "A implementação do 5G exigirá investimentos de capital enormes e injustificáveis."

De acordo com uma previsão recente, uma grande operadora integrada europeia precisaria aumentar sua taxa de investimento para consumo (capex-to-revenue) de 13% para 22%, mesmo que implementasse o 5G apenas para áreas urbanas e de negócios densamente povoadas. A Bain & Company vê quatro falhas nessa lógica:

Primeiro, a suposição de que uma cobertura ininterrupta de 5G é necessária. Na realidade, os dispositivos com capacidade 5G irão se conectar de forma simples e quase instantânea às células 4G, quando não conseguirem obter um sinal de qualidade superior.
Segundo: a crença de que as operadoras de redes móveis precisarão construir um grande número de novas células 5G em suas redes. Na opinião da Bain & Company, a maioria das operadoras de telefonia móvel já possui suficiente densidade de nós em seus mercados urbanos para acomodar o 5G usando o espectro de 3,5 GHz, e até mesmo a onda milimétrica (mmWave).
A terceira falha é a tendência de analisar os gastos com 5G isoladamente. Essa visão negligencia o benefício que o upgrade de algumas partes da rede terá sobre o restante dela.
O quarto e último ponto é antecipar como a tecnologia evoluirá para permitir que o 4G e o 5G coexistam no mesmo espectro e com o mesmo equipamento de nó.

3. "A principal razão para investir é reduzir custos ou, pelo menos, melhorar a economia, mas não aumentar as receitas."

Algumas empresas do setor preveem que, com a combinação de transformações digitais e 5G, as operadoras de rede poderiam reduzir sua taxa de investimento para receita (capex-to-revenue) de 15% para menos de 10% em cinco anos. Embora não haja dúvida de que o 5G ajudará as operadoras a ter um desempenho mais eficiente, isso não significa que elas devam investir apenas para aumentar a eficiência. As operadoras mais bem-sucedidas criarão um ciclo virtuoso de reinvestimento na tecnologia.

As operadoras vencedoras serão aquelas que construírem redes 5G que façam pleno uso dos ativos físicos e espectrais existentes. As empresas líderes investem com prudência, evitando gastos desnecessários. Elas desenvolvem planos de vários anos, que podem ser adaptados à medida que a tecnologia 5G evolua. Além disso, essas operadoras concentram-se em investimentos que podem proporcionar economia de custos operacionais e crescimento de receita, com o objetivo de sustentar uma relação estável entre despesas de capital e receita de 9% a 12%.

"Como foi o caso das gerações de tecnologias anteriores, o 5G, junto com a transformação digital, vai proporcionar maior eficiência do capital", diz Darryn Lowe, sócio da área de Telecomunicações da Bain & Company. "As operadoras mais avançadas usarão essa economia para investir em novos projetos de 5G geradores de receita, desafiando assim os pessimistas e abraçando totalmente as promessas que ele possa oferecer", conclui Lowe.


Sobre a Bain & Company

A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em quatro para um. Fundada em 1973, em Boston, EUA, a Bain conta com 55 escritórios em 36 países e já trabalhou com cerca de 5 mil empresas, entre multinacionais, companhias públicas e privadas, em todos os setores da economia. Para mais informações, acesse: www.bain.com.br. Twitter: @BainAlerts.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar