Brasil,

A primeira impressão é a que fica?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em uma avaliação, o julgamento deve ser objetivo e justo, baseado em fatos e comportamentos, respeitando e levando em conta o modelo de valores e competências da empresa

Toda avaliação resulta em julgamento final. Dentro de uma organização, toda a avaliação precisa ter um embasamento, para que o julgamento não seja pelos olhos do avaliador e, sim, justo e de acordo com os comportamentos valorizados pela organização.

Bettina Krutman, sócia-diretora da CDH (Competência no Desenvolvimento Humano), afirma que todos sofrem com intervenções de vários olhares - primeira impressão, estereótipos, história de vida -, que favorecem o pré-julgamento. O desafio que se coloca a frente é ensinar ao funcionário que ele precisa deixar este olhar pessoal de lado e enxergar de maneira justa o que tem à sua frente: “O grande treinamento que fazemos é o de ajudar as pessoas a perceberem como elas julgam antes de avaliar objetivamente”, explica.

Bettina conta que, em um treinamento, esta questão do olhar objetivo é trabalhada: “Passamos um trecho de filme, com um personagem e perguntamos, aos funcionários, como eles percebem este personagem. Eles respondem, por exemplo, ‘percebemos ele como agressivo’; explicamos então que o significado deste adjetivo pode variar de acordo com os princípios de cada funcionário”, e complementamos: “Nossa tendência inicial não é trazer que os fatos que justificam eu chamar a pessoa de agressiva; a nossa intervenção é ensinar às pessoas a observarem os comportamentos antes de julgar”.

Estes treinamentos buscam desenvolver no funcionário, através do entendimento do que suporta o julgamento, um olhar mais correto e justo, para que toda e qualquer decisão seja alinhada com os critérios da empresa. “Nosso treinamento é tornar ciente os fenômenos de percepção que afetam o olhar das pessoas e depois disponibilizar ferramentas e técnicas para ter uma boa análise”, relata a administradora.

Bettina conta que a CDH nasceu justamente desse olhar de como ser mais justo e mais objetivo para poder avaliar e desenvolver as pessoas. “Se não conseguimos ter um olhar mais objetivo, acabamos não sendo justos e criamos uma resistência na conversa”, afirma.

A sócia-diretora traz, por fim, a experiência de treinamento efetuada pela CDH na empresa Bradesco: “Treinamos os selecionadores, conscientizando-os do nível de julgamento que permeia o olhar e disponibilizamos uma ferramenta de análise baseada na técnica de entrevista comportamental: desconstruímos o olhar e inserimos a técnica para um julgamento baseado em fatos e em cima dos critérios organizacionais que irão balizar os olhares e decisões da organização”.

Durante todo o tempo não será o olhar individual que irá basear a seleção e sim o olhar que tem como base os comportamentos e valores da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar