Brasil,

Constelação Sistêmica: O Gps Da Sua Empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jeane Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cada vez mais organizações buscam na metodologia soluções e novos caminhos para os negócios

Conhecida por resolver questões familiares, a Constelação Sistêmica – metodologia desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger – vem sendo aplicada, cada vez mais, na busca de soluções pessoais, profissionais e, também, organizacionais. Afinal, em cenários cada vez mais complexos, são necessárias novas perguntas e um olhar que abarque as várias nuances de um problema, principalmente as invisíveis, para emergir algo novo e apresentar o melhor caminho a seguir. "É preciso enxergar além da ponta do iceberg. E como nas empresas trazemos várias pessoas juntas, cada uma com seus próprios hábitos e padrões, isso forma um cenário mais profundo e denso para a análise. E a Constelação fornece ferramentas que alcançam essas várias camadas, possibilitando o diagnóstico e solução.", explica Marcelo Cardoso, CEO da Chie Consultoria - plataforma de soluções para negócios, saúde, educação e sustentabilidade - e da MetaIntegral.

Imagine que cada um de nós carrega assuntos mal resolvidos ou jogados para debaixo do tapete. E quando nos relacionamos, com a gente mesmo, com a família ou na empresa, interna e externamente, oferecemos e atuamos de acordo com nossos padrões e hábitos. Um desafio para os gestores, que precisam equilibrar o fator pessoal com os hábitos e padrões coletivos da própria organização.

VÍNCULOS INVISÍVEIS

" A Constelação Sistêmica ajuda a perceber dinâmicas ocultas, saber onde estou, como me relaciono, quais os meus papéis potenciais, para onde vou, qual o meu lugar. Auxiliando o indivíduo você evolui o coletivo", complementa Marcelo.

Numa empresa, busca-se o tangível nas soluções, mas esquece-se das informações não descritivas, dos vínculos invisíveis que constroem as relações. A Constelação traz à tona padrões e sentimentos e como a pessoa reage – experimenta fisicamente sensações - quando diante de outra ou face situações específicas.

NA PRÁTICA

Alguns exemplos de como a Constelação pode auxiliar as organizações:

- buscar respostas sobre diversas questões e ajudar na tomada de decisões empresariais como, por exemplo, avaliar o impacto de novas estratégias e estruturas

- revelar como lançamentos de produtos serão recebidos pelo mercado, identificar dinâmicas de relacionamento entre áreas dentro e fora das empresas, entre outras.

CASE - JOAQUINA BRASIL

A Joaquina Brasil, marca de moda feminina produzida com tecidos excedentes da indústria têxtil e costuradas à mão por mulheres em situação de vulnerabilidade social e egressas do sistema prisional, buscou a Constelação Sistêmica.

A Joaquina Brasil fica em Pinheiros e podemos ilustrar a reportagem com uma constelação. Joaquinabrasil.com.br

OUTRAS ÁREAS

CONSTELAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

Em março deste ano, o SUS reconheceu os benefícios da constelação familiar, colocando a terapia como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) ofertadas nas unidades de atendimento. Já são 29 recursos terapêuticos "alternativos" (entre eles acupuntura, homeopatia, fitoterapia, antroposofia e termalismo) oferecidos em 9.350 estabelecimentos e 3.173 municípios.

CONSTELAÇÃO NO DIREITO

Luiza Pires trabalha com direito da família e das sucessões, negociação, mediação e arbitragem e utiliza a Constelação Sistêmica como ferramenta.

SOBRE CONSTELAÇÃO SISTÊMICA

A Constelação Sistêmica é uma metodologia desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger e auxilia a buscar soluções para todo tipo de questão: familiar, pessoal, profissional e, inclusive, organizacional. Hellinger constatou que, em todo sistema, existe uma dinâmica oculta que influencia seus membros e sua relação com esse sistema. A Constelação traz luz à essa dinâmica, até então oculta, permitindo perceber o que não está visível, revelando insights e favorecendo a solução da questão.

SOBRE MARCELO CARDOSO

Marcelo Cardoso, CEO da Chie Consultoria e da MetaIntegral. Foi VP de RH do Fleury e da Natura, além e CEO da DBM/LHH e do Hopi Hari. Neste momento, integra seu profundo conhecimento de negócios ao olhar para o desenvolvimento e transformação das pessoas e suas relações, por meio de metodologias baseadas na Teoria U, Teoria Integral, Constelações, Psicologia Positiva e do Desenvolvimento, Neurociência, Sociologia e Teoria da Complexidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar