Brasil,

Menos de 2% das empresas atuam no conceito da Indústria 4.0

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://www.supersoft.com.br/solucao/sistemas-de-gestao-empresarial/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Expectativa é de que em dez anos, 15% das indústrias estejam na chamada quarta revolução industrial

A indústria mundial está passando por profundas transformações relacionadas à quarta revolução industrial ou Indústria 4.0. E, em meio a essas mudanças, abrem-se desafios e grandes oportunidades para as empresas.

As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, a energia mecânica, a eletrificação das fábricas e a tecnologia da informação, tornando a competição tecnológica o centro do desenvolvimento da economia.

A quarta revolução industrial será mais impactante e exponencial, já que mais do que tendências, as tecnologias digitais estão definindo um novo padrão de eficiência, forçando empresas a rever planos de negócios e encontrar uma maneira de incorporá-los nos processos e rotinas da empresa.

Segundo a pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), menos de 2% das empresas brasileiras atuam no conceito da Indústria 4.0. A expectativa, é que em dez anos, 15% das indústrias utilizem esse conceito, principalmente, pela digitalização e automação dos processos.

O Mapa Estratégico 2018-2022 da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que as empresas precisam atuar em duas frentes para enfrentar essa situação. A primeira delas é superar as deficiências que aumentam os custos operacionais e comprometem a produtividade, a capacitação dos profissionais e o complexo sistema tributário brasileiro. A segunda é desenvolver estratégias para transformar a indústria de hoje e prepará-la para a do futuro, que exigirá das empresas iniciativas que automatizem os processos, melhora a capacitação de pessoas e insere a empresa no padrão de Indústria 4.0.

A pesquisa da CNI concluiu que a adoção das novas tecnologias digitais, possibilita maior eficiência operacional, redução significativa de custos, otimização de processos, eficácia no uso de recursos, serviços digitais e estratégias de negócios.

Com a digitalização das informações e rotinas, aumentou-se a quantidade de pessoas conectadas à internet, transformando radicalmente o comportamento da população. Toda essa conectividade passou a exigir das empresas mais agilidade, automação, compreensão e mais capacidade de monitorar dados e transformá-los em estratégias de negócios.

Para Alexandre Mattos, CEO da SuperSoft Sistemas, empresa que atua no ramo de desenvolvimento de software ERP para indústrias, esse cenário de mudanças exige das empresas o desenvolvimento de planos, políticas e iniciativas que estimulem a adoção das tecnologias digitais e a automação dos processos relacionados à quarta revolução industrial. “Caso as empresas não estejam preparadas para a implantação da Indústria 4.0, a defasagem tecnológica entre mercado nacional e internacional aumenta o risco da perda da competitividade”, afirma Alexandre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar