Fim das "notinhas": startup cria solução que acaba com as notas fiscais acumuladas pelas empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea de Lima

Aplicativo utiliza câmera do celular e otimiza a gestão de reembolsos de viagens e despesas corporativas: tecnologia economiza 80% do tempo com as tarefas

Solicitar reembolsos de despesas à empresa é uma prática recorrente entre os colaboradores das empresas. Esse processo exige muita organização e controle do departamento financeiro das empresas, pois os colaboradores entregam muitas notas fiscais e pedem reembolsos de diversos gastos que tiveram durante suas viagens e reuniões externas, como: alimentação, viagens, hospedagem, transportes, entre outros.

Pensando em otimizar a rotina das empresas que realizam reembolso de despesas, surgiu o VExpenses, uma startup que oferece soluções para a gestão de despesas corporativas, buscando a digitalização dos processos e acabar com as "notinhas"" acumuladas. Por meio do aplicativo, o colaborador fotografa as NFs de seus gastos, organiza suas despesas e já pede o seu reembolso, sem precisar preencher planilhas e entregar para a área financeira.

Com ajuda da tecnologia e da câmera do celular, o colaborador tira uma foto do recibo e envia para a área responsável. Esses dados são integrados e centralizados em relatórios analíticos, que ajudam os gestores a monitorarem as despesas de forma rápida e prática, sem precisar arquivar documentos.

Segundo pesquisa realizada pela ferramenta, com o uso do app é possível reduzir em 80% o tempo gasto pela empresa com estas tarefas. Ou seja, o responsável pela função de organizar os reembolsos, analisar as planilhas e fazer os pagamentos, agora pode se dedicar a tarefas mais produtivas dentro do departamento financeiro.

"A ideia de criar o app aconteceu durante uma viagem a trabalho, onde eu e meu sócio, percebemos que estávamos cercados de notas e começamos a pensar em uma solução mais prática do que ter que escanear todos os recibos, preencher uma planilha e entregar tudo para a responsável do financeiro, para, assim, recebermos o reembolso. Vimos que as soluções do mercado não atendiam nossas necessidades e resolvemos criar um sistema para ajudar outras empresas também", explica Bruno Pain, co-fundador e diretor comercial do VExpenses.

Hoje o VExpenses tem cerca de 200 empresas clientes utilizando o app e mais de 15000 usuários do sistema. Desde então ajuda empresas pela América Latina a controlarem o processo de prestação de contas corporativas. O app está disponível para sistemas Android e IOS, pode ser baixado gratuitamente.

Sobre o VExpenses

O VExpenses (www.vexpenses.com) é um aplicativo brasileiro que facilita a gestão dos reembolsos de viagens e despesas corporativas. O app já tem mais de 15 mil usuários cadastrados - cerca de 200 empresas do Brasil todo - e resolve o problema da prestação de contas entre as empresas e colaboradores – economizando tempo. Além disso, a tecnologia ajuda a evitar fraudes, fazer limite de gastos e buscar economia nos processos com a análise dos relatórios. O APP tem disponibilidade para Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente.