Segredo de empresas que crescem em mercados sazonais
Empresários do setor de turismo contam como driblam os períodos de baixa demanda e continuam crescendo de forma sustentável
Vários modelos de negócios, de setores diversos, enfrentam um inimigo comum: a sazonalidade do mercado em que atuam. Isso acontece quando há uma variação na demanda de consumo de determinado produto ou serviço ao decorrer do ano. Quando se enquadram neste cenário, as empresas têm o desafio de se adequar para não correrem riscos e continuar a crescer de maneira sustentável.
Prever o quanto a sazonalidade irá afetar o seu negócio é uma das maiores dificuldades segundo Eric Faria, cofundador da Worldpackers, plataforma que conecta anfitriões e viajantes interessados em trocar habilidades por acomodação. "Existem diversos fatores que alteram o comportamento do público e podem alterar uma determinada sazonalidade. Para isso, entender o mercado que você está servindo é essencial. Outro desafio é que, geralmente, os meses sazonais tem mais competição entre as empresas para a atenção do usuário, o que pode deixar os custos de marketing muitos mais caros e podem invalidar a estratégia", conta o executivo.
A plataforma, que ajudou mais de 5 mil pessoas a realizarem turismo de propósito no primeiro semestre de 2018, faz diversas pesquisas com outros públicos e mercados para trabalhar outras oportunidades nessas épocas. "Nós somos muito engajados com a nossa comunidade. Além de ações de marketing online, nós fazemos interações offline para nos aproximar ainda mais da nossa comunidade e entender o que eles estão buscando nos períodos fora da sazonalidade", conta Faria.
O mercado de passagens aéreas também é afetado por esses períodos de baixa demanda. Segundo Juliana Vital, general manager do Voopter, aplicativo nacional de comparação de passagens aéreas, o planejamento é uma ótima ferramenta de negócio para lidar com a sazonalidade do setor. "Uma peculiaridade do segmento é que as companhias aéreas costumam lançar suas principais campanhas promocionais em período de baixa demanda, natural para estimular o consumidor. Com isso, nós ganhamos força, pois trabalhamos na divulgação desse conteúdo promocional", conta a executiva.
Para aproveitar bem estes períodos, o aplicativo faz uma reserva de capital que é utilizada para investir em branding e em tecnologia de produto. "Com o planejamento que fazemos para o ano, aproveitamos para concentrar alguns projetos específicos nesses momentos. Por exemplo, aproveitamos para realizar melhorias de produto, desenvolver novas funcionalidades, incrementar nossa infraestrutura e rodar os projetos de branding. Dessa forma, reforçamos nossa marca e atuamos em projetos que não seria possível focar em outros momentos por conta do grande volume de campanhas de performance que mantemos na alta", ressalta Vital.
Já o mercado rodoviário, que atualmente é responsável por transportar mais de 160 milhões de brasileiros por ano, sofre um pouco menos com a sazonalidade. Segundo Fernando Prado, CEO da ClickBus, empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, o modal é também muito utilizado por pessoas que precisam voltar para casa aos finais de semana, visitar família e viajar a trabalho. "De qualquer forma, notamos uma diferença para os períodos sem feriados ou férias. Para essas situações, sempre adotamos campanhas com descontos para incentivar a compra de passagem de ônibus com antecedência, em meses que não possuem uma alta demanda", explica o executivo.
A empresa, que cresceu 77% em suas vendas no primeiro semestre de 2018, planeja o ano já visando as datas. "Trabalharmos muito próximos aos históricos dos anos anteriores, sabemos quais são os períodos de alta e baixa no mercado rodoviário e trabalhamos para incentivar a compra em datas que o turismo de ônibus não seria tão movimentado", finaliza Prado.
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