Brasil,

Itaú Social traz ao Brasil avaliação inovadora para impacto social

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A metodologia “Avaliação Focada no Uso”, desenvolvida pelo pesquisador americano Michael Patton, permite correções de rota ao longo do percurso de programas sociais e incorpora o conceito de “pensamento avaliativo”

A avaliação torna-se relevante e proporciona mais melhorias para os projetos sociais e políticas públicas quando é levada em conta durante a implementação, e não apenas ao final do processo. É essa visão inovadora que o Itaú Social traz ao Brasil ao difundir a metodologia da “Avaliação Focada no Uso” no 14º Seminário Internacional de Avaliação, realizado em São Paulo, em parceria com Fundação Roberto Marinho, GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e com o Instituto C&A.

Desenvolvida pelo pesquisador americano Michael Patton, a metodologia destaca-se por ser flexível e dialógica; a proposta é que haja um olhar de avaliação durante a gestão dos programas. Ou seja, a avaliação não seria feita apenas no final de um projeto, mas incluiria reflexões ao longo de sua execução, com devolutivas em curto prazo – não mais que um mês no começo - para que os gestores rapidamente possam fazer adaptações. Para Patton, como todo método tem seus limites, o melhor caminho é combinar métodos que oferecem visões complementares sobre problemas da área social, sempre tão complexos. Entende-se que, dessa forma, a avaliação proporcione transformações sociais mais efetivas. Seu objetivo é fazer uma interação entre os envolvidos no projeto, criando um cenário em que todos se beneficiam tanto do processo avaliativo como dos resultados da avaliação.

A metodologia vem ao encontro de um esforço maior em tornar ações sociais e políticas públicas mais assertivas. “A avaliação é afetada pelo engajamento dos atores envolvidos. Estar envolvido no processo cria um diálogo. O pensamento avaliativo não é uma política empresarial ou social, é algo a se usar no dia a dia para tomar melhores decisões”, disse Patton.

Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, afirma que novas metodologias avaliativas são bem-vindas para ampliar a compreensão e melhorar a qualidade dos projetos sociais e políticas públicas. O trabalho de Patton vem ao encontro dos anseios do Itaú Social, sobretudo no tocante à dimensão humana abordada no processo de “Avaliação Focado no Uso”. “Promovemos um ajuste em nossa prática de avaliação, até então muito voltada apenas à metodologia econométrica. Sem abrir mão dessa nossa experiência, passamos a trabalhar com métodos mistos, integrando abordagens quantitativas e qualitativas desde o desenho inicial de nossos programas e avaliações, com monitoramento das ações ao longo do percurso, respaldando as intervenções necessárias para a efetividade do projeto e da transformação social a que se propõe”, explica.

O Seminário também marcou o lançamento do livro Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para Transformar, organizado por Michael Patton e Vilma Guimarães, gerente geral da área de educação e implementação da Fundação Roberto Marinho.

Os princípios da metodologia:

  • Pensamento avaliativo — não é uma pesquisa estática, mas um processo que caminha desde a implantação da ação social, trazendo reflexões críticas que se desdobram em tomada de decisão e mudanças incrementais ao longo do percurso;
  • Avaliação baseada em princípios — guias que servem de balizas para alcançar os objetivos almejados;
  • Utilização de métodos mistos — combina diferentes abordagens qualitativas e quantitativas para se ajustar às distintas necessidades do contexto;
  • Influência do pensamento de Paulo Freire — baseado na construção de um processo dialógico, horizontal e orgânico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar