Business intelligence: como a visualização de dados empodera as empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  - Por Fábio Faias* / Caíque Fernandes via MX

- Por Fábio Faias*

Em um cenário tão alto de mortalidade de empresas, aquelas que possuem as melhores ferramentas de gestão e análise de dados têm tudo para sobreviver no mercado. Hoje, o Business Intelligence (BI) já não é mais uma novidade. Uma pesquisa da Gartner afirma que a receita global no mercado de softwares de BI e analytics deve chegar a US$ 22,8 bilhões em 2020.

Antes de avançar, porém, é preciso explicar, e principalmente entender, o que é e como funciona o BI, que na prática é o processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações estratégicas para a gestão de um negócio. Em outras palavras, ele transforma dados brutos em referências que trazem insights sobre a operação e os resultados de uma empresa através de uma série de ferramentas e técnicas que incluem a visualização de dados em formatos diferentes, dashboards com gráficos e cruzamento de informações.

Uma das principais dificuldades do BI é justamente contar com dados recentes e interessantes para trabalhar. Por isso o "casamento" do sistema de gestão empresarial (ERP) com o BI tem dado tão certo. Trocando em miúdos, ter um ERP que conte com BI é fundamental para empresas que desejam ser competitivas. E isso não é exclusivo de grandes empresas. As pequenas e médias empresas (PMEs) também têm ao seu dispor várias ferramentas.

Com o BI a empresa desfruta de uma maior riqueza e clareza de informações. Porém, é preciso ter objetivos claros com esses dados. Um dos erros clássicos ao trabalhar com eles, seja da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) até a extração de relatórios e dashboards, é não ser estratégico sobre o que se vai medir.

Muitas vezes, o empresário se encanta com a quantidade de possibilidades e acaba analisando todo e qualquer dado que surja na sua frente. Isso é um perigo, pois toma tempo e ainda pode levar a insights que vão mascarar, ou até mesmo atrapalhar, a compreensão sobre os resultados reais do negócio.

Quando falo de analisar o resultado das empresas é preciso afirmar que todas as suas áreas podem se beneficiar do BI. Isso impacta no atendimento ao cliente, relação com fornecedores, produtividade de colaboradores e muito mais. Com dados ricos para analisar é possível verificar se a companhia está andando como deveria ou se ajustes e correções precisam ser executados.

O Bluesoft Intelligence é um módulo exclusivo e totalmente integrado com o ERP, que oferece dashboards pensados para solucionar as principais dúvidas dos varejistas. Além disso, o empresário consegue criar dashboards personalizados para cruzar dados e fundamentar as decisões que toma, como, por exemplo, em gestão de compras, um dos setores mais estratégicos para o varejo.

Para outro modelo de negócio, esses dados talvez não sejam tão importantes ou interessantes. E isso reforça a dica que dei anteriormente: seja estratégico no que vai analisar, seja com simples planilhas e relatórios ou com ferramentas mais robustas e completas como as de Business Intelligence.

*É gerente de estratégia comercial na Bluesoft Sistemas

SOBRE A BLUESOFT (www.bluesoft.com.br)
Fundada em 2000, a Bluesoft (www.bluesoft.com.br) foi pioneira em trazer para o mercado brasileiro o software como serviço (SaaS) e hoje é uma das principais referências no desenvolvimento de soluções de tecnologia para os setores varejista (especialmente supermercados, farmácias, restaurantes e franquias), atacadista e distribuidor, além de postos de gasolina e operadores logísticos, de médio e grande porte do país. Entre seus principais sistemas estão o Bluesoft ERP, Bluesoft e-Commerce, Bluesoft Intelligence, Cosmos, Acelerato e diversos aplicativos para aplicativos móveis.

A Bluesoft está entre as 15 melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil, segundo a Great Places to Work, entre as mais amadas do setor, de acordo com a Love Mondays, e é destaque da GPTW com o 2º lugar entre as Pequenas Empresas para Trabalhar em São Paulo no ano de 2017. Quem está no comando da companhia é o CEO André Faria.