Brasil,

Busca pelo estágio exige preparação e qualificação de candidatos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Conseguir o primeiro emprego é o sonho de muitos jovens, mas é uma tarefa cada vez mais complicada com o passar dos anos. A falta de experiência, a necessidade de conciliação com os estudos e a intensa competitividade são impeditivos para o ingresso no mercado de trabalho.

Tanto que a exigência de experiência é apontada por 77% dos brasileiros como a maior barreira na hora de arranjar o primeiro emprego, segundo a pesquisa da Trendsity. Para complicar, entre aqueles que fazem um curso superior, apenas 9,2% estão estagiando, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (ABRES).

Em 18 de Agosto é celebrado o "Dia do Estagiário", data instituída em 1982 e que relembra o decreto que regulamentou a lei sobre o estágio. Apesar do número baixo, ele ainda representa a porta de entrada dos jovens na carreira que desejam ingressar. Por isso, é preciso escolher bem qual profissão deseja exercer e, principalmente, buscar a qualificação necessária para se destacar nos processos seletivos e conseguir a tão sonhada vaga.

Mas não apenas as competências técnicas. Hoje, as empresas procuram e valorizam pessoas multidisciplinares, que possuem boa comunicação, criatividade, desenvoltura e, principalmente, que estejam antenados com o que acontece no setor e pensem em soluções inovadoras.

Em suma: a procura pelo primeiro emprego pode até estar mais difícil, mas quem se preparar e se dedicar com afinco não só conseguirá um trabalho, como também melhorará como profissional em suas carreiras. Confira algumas dicas:

Tecnologia ajuda, mas é preciso ficar atento

A busca pelo estágio passou por uma transformação nos últimos anos. Se antes era preciso bater na porta de empresas ou ficar de olho em feiras e congressos, hoje é possível se candidatar e até conseguir a vaga com poucos cliques na Internet.

"Conseguimos automatizar as buscas, mandando sempre, de forma segmentada, as melhores vagas com o perfil do candidato. Não é difícil conseguir o primeiro estágio, mas percebemos o pouco interesse dos jovens. Há um grande número de perfis incompletos e a falta em entrevista de estágio chega a 35%", comenta Henrique Calandra, fundador do WallJobs.

A startup foi criada em 2015 por universitários que desejavam desburocratizar a contratação de estagiários no Brasil. Em três anos, a plataforma já ofereceu 45 mil oportunidades e possui mais de 1,5 milhão de membros cadastrados.

Na falta de experiência profissional, valorize outras habilidades

A quantidade de perfis incompletos tem relação também com a falta de experiência profissional de muitos candidatos a estágio. Grande parte dos estudantes não possui histórico na área e nem uma grande quantidade de certificados que atestem seu domínio em um tema. Então, como é possível chamar a atenção de recrutadores?

"Há outros pontos que os avaliadores levam em consideração que vão muito além das informações apresentadas no currículo. É preciso desenvolver habilidades que façam a diferença no dia a dia da corporação, como extrair seu potencial criativo, analisar criticamente um fato, ser capaz de gerir o tempo e, principalmente, a comunicação", pontua Maíra Pimentel, cofundadora da Tamboro.

A empresa nasceu em 2011 e atua no desenvolvimento de habilidades essencialmente humanas, conhecidas como soft skills, com cursos online e projetos voltados aos profissionais e às corporações. Atualmente, mais de 50 mil pessoas já foram impactadas com a metodologia da organização por meio de sua plataforma.

Busque vagas que estejam alinhadas com seus objetivos

Uma alternativa para que a busca pelo estágio e primeiro emprego seja mais efetiva é filtrar vagas e anúncios que estejam alinhadas com seus objetivos e metas de vida. Em um cenário de crise econômica pode parecer loucura "escolher" um emprego, mas isso ajuda no seu crescimento profissional.

"Evite pensar na remuneração e nos benefícios, mas considere o fato de onde realmente gostaria que seu talento fosse desenvolvido. Reflita sobre o tipo de ambiente que lhe favorece para ser mais produtivo. Não dá para imaginar, por exemplo, que um vegetariano dê o seu melhor em uma distribuidora de carne", exemplifica a coaching Allesandra Canuto.

Ela é sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em consultoria e coaching que incentiva empresas e indivíduos a potencializarem seus resultados. A profissional também é especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, facilitação e treinamento para estimular negócios por meio do desenvolvimento de pessoas.

Fique antenado às tendências e às profissões "do futuro"

O relatório "Futuro do Trabalho", elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, indica que 65% das crianças que estão nos primeiros anos da escola irão trabalhar em empregos que ainda não foram criados. Estar antenado a estas tendências ajuda o estudante a se destacar no mercado de trabalho.

"Para os que ainda estão em dúvida na escolha da carreira, as melhores profissões são aquelas correlacionadas à sustentabilidade, infraestrutura, saúde e qualidade de vida, marketing e vendas e tecnologia da informação. Mas é necessário observar essas tendências, avaliando as oportunidades de mercado para direcionar sua carreira", explica Edson Moretti Júnior, gerente de gestão de pessoas do Grupo Impacta Tecnologia.

A instituição já está há 30 anos no mercado e ofereceu capacitação técnica para mais de 1 milhão de alunos e 28 mil empresas, graças aos mais de 300 treinamentos e 40 certificações ministradas. Além disso, desde 2003, possui a Faculdade Impacta Tecnologia, com cursos de graduação nas áreas de Gestão, Design, Tecnologia da Informação e Mercado Digital.

Escolha uma formação que possibilite seu crescimento integral

Mas antes de sair procurando um curso que tenha possibilidade de crescimento, é preciso fazer uma avaliação interna: essa disciplina atende todas as minhas escolhas? Eu terei um crescimento profissional com desenvolvimento crítico e capaz de crescer em diferentes áreas? Essas questões precisam ser respondidas antes de se matricular em uma faculdade.

"Hoje, os jovens chegam muito cedo para a escolha de uma formação. O mais importante é ele perceber alguma afinidade daquele curso com seus interesses. Além disso, o curso deve buscar a formação integral do jovem, possibilitando a ele identificar como o curso pode favorecer suas escolhas", afirma Nilson Leis, pró-reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

A instituição de ensino superior possui quatro campi (Americana, Campinas Lorena e São Paulo) no estado de São Paulo. Atualmente, tem mais de 10 mil alunos em 44 cursos presenciais e outros 10 mil estudantes na modalidade EAD (Ensino à Distância), além de 1500 alunos de pós-graduação.

Sobre a Tamboro:

A Tamboro é uma startup brasileira de inovação em educação que oferece soluções on-line (web/mobile), cujo objetivo é aprimorar o desempenho de jovens profissionais, alunos, e empresas e suas equipes, por meio do desenvolvimento das habilidades do século 21. A empresa aposta em tecnologia para democratizar e impactar o maior número de pessoas, e em ferramentas de gamificação para garantir um maior engajamento no processo de aprendizagem. Para mais informações, acesse: www.tamboro.com.br

Sobre o UNISAL:

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há 20 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo e também a Unidade Virtual/EAD, oferecendo Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. A Instituição pertence às 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br.

Sobre o WallJobs:

Criada em 2015 'por universitários e para universitários', a startup busca descomplicar o processo burocrático de contratação de estagiários no Brasil, dando suporte nos 3 pilares que fazem parte do processo: empresa, universidade e estudantes. Em três anos de existência, a plataforma, fundada por Henrique Calandra, já ofereceu 45 mil oportunidades. Tem no rol de organizações conveniadas nomes como Itaú, Serasa Experian, 99, TOTVS, FGV, ESPM, Tecnisa, Discovery Networks, Viacom, Marsh, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar