Escolha certa do seguro viagem pode resultar em até R$ 1.389 de economia, afirma PROTESTE

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Assis via MX

Serviço deve estar na lista de prioridades na hora de embarcar para outro país

Viajar para o exterior é um sonho para milhares de pessoas. Durante o planejamento, surgem diversas perguntas, entre elas, se a contratação do seguro viagem é realmente necessária. Em um país onde a contratação de um seguro ainda não é prioritária, um seguro desse tipo pode ser vital no estrangeiro, em caso de imprevistos e problemas. Sabendo disso, a PROTESTE, associação de consumidores, avaliou os serviços oferecidos pelas principais empresas no mercado que, apesar do custo extra, oferecem um serviço altamente recomendado para quem for viajar.

Em maio deste ano, foram cotados os preços para dois pacotes de assistências de viagens, com coberturas médicas nos valores de € 30 mil (Europa) e US$ 50 mil, considerando uma viagem de 15 dias para um homem de 35 anos.
No cenário dólar, a cobertura com maior qualidade foi a da Sul América Mundo Prestige, que custa R$ 846,75. No entanto, ela possui um dos maiores valores de capitais segurados nas coberturas básicas - critério que é considerado o mais importante durante o teste.

Dessa forma, a Escolha Certa da PROTESTE foi a International Travel Assistance (ITA 60 Smart), que custa R$ 194,36 e oferece as coberturas mínimas consideradas essenciais e, embora os capitais segurados sejam mais baixos, tem bom custo-benefício. Se comparada com o plano mais caro, Porto Seguro (Mundo 120 Ouro), é possível poupar até R$ 1.389.

No cenário Euro, novamente a Porto Seguro (Mundo 120 Ouro), que custa R$ 555,89 detém um dos maiores valores de capitais segurados nas coberturas básicas, fundamentais no serviço. Por outro lado, a Touristcard Eurocard, R$ 180,96, também traz as coberturas mínimas adequadas a uma viagem e apresenta um bom custo-benefício. Os capitais segurados são mais baixos, e por isso, é considerada a Escolha Certa para quem irá para a Europa.

Para realizar o teste, a associação enviou um questionário para 23 grandes empresas do ramo, mas apenas três responderam. São elas: Intermac, Sompo e Itaú. Mesmo assim, para obter um estudo mais completo, foram realizadas consultas, por meio de sites e telefone, avaliando os planos oferecidos.

Vale lembrar que, determinados destinos exigem a obrigatoriedade do seguro viagem, como é o caso de diversos países europeus que aderiram ao Tratado Schengen. O acordo estabelece regras específicas para turistas que desejam visitar, por exemplo, Áustria, França, Alemanha, Itália, Grécia, Portugal e Espanha. Se não for contratado uma cobertura para despesas médicas no valor de € 30 mil, não é possível sequer entrar nesses países. Para avaliar as apólices no teste, foram levados em conta as coberturas básicas e adicionais.

As primeiras são essenciais para qualquer viagem, como despesas médicas, hospitalares e odontológicas (inclusive em casos de doenças preexistentes), regresso sanitário e traslado médico e de corpo. Já as adicionais não são obrigatórias, porém, podem ser muito úteis para cobrir despesas de cancelamento de viagem, necessidade de regresso antecipado e extravio de bagagem, por exemplo.
O ideal é verificar todas as opções para compor o melhor pacote de acordo com as necessidades do consumidor. Se o seguro não disponibilizar nem apólices básicas, é melhor nem o contratar.
O pagamento do seguro viagem é realizado antes mesmo do embarque, mas o valor costuma ser relativamente baixo, em função das coberturas. E, na hora de fechar o negócio, é importante ler o contrato atentamente para conferir se as coberturas descritas estão corretas e confirmar quais são as exclusões. Entre as mais comuns estão ferimentos causados por guerra ou tumulto no destino da viagem, acidentes causados pelo consumo de álcool e drogas ou por imprudência do condutor.
Os preços das apólices variam conforme a idade do viajante (as empresas acreditam que quanto mais idoso, maior é a chance de ter problemas de saúde). A duração e o destino também pesam no cálculo. Por exemplo, locais para turismo de aventura podem elevar bastante o custo, já que os riscos de acidentes aumentam.
Outro ponto importante são as coberturas complementares: quanto mais proteções a apólice tiver, mais cara será. Portanto, é recomendado pesquisar bastante antes de fechar o negócio.
A PROTESTE elaborou um comparador de seguro viagem para que o consumidor possa analisar as opções oferecidas pelo mercado, levando em conta o perfil pessoal e também o custo-benefício. Basta acessar proteste.org.br/seguroviagem.