Brasil,

Todo empreendedor precisa ser um administrador?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Hakim via dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entender as diferenças e semelhanças entre os dois perfis é o primeiro passo para extrair o melhor de cada um deles

Nunca se falou tanto em empreendedorismo. Grande parte dos brasileiros sonha em ser dono do próprio negócio e até a própria condição econômica do país contribui para essa ambição, já que, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, nos 3,5 anos em que o Brasil passou pela fase mais aguda da crise econômica, mais de 11 milhões de empresas foram criadas por pessoas que precisavam de um emprego, configurando o chamado empreendedorismo por necessidade.

Além da necessidade, existem diversas outras motivações para o empreendedorismo: o desejo de autonomia, o vislumbre de um negócio pioneiro, a visão de uma oportunidade, entre muitas outras. O grande desafio para o empreendedorismo no Brasil não está relacionado à forma como se inicia um novo negócio, mas em como mantê-lo ativo e rentável. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou uma realidade não muito estimulante para os empreendedores: mais de 60% das empresas fecham as portas em até cinco anos após sua abertura.

Diante desse quadro que nem sempre é muito animador, cabe ao empreendedor a responsabilidade de entender o perfil que ele precisa ter ou desenvolver, assim como as habilidades que ele precisa aperfeiçoar para o exercício do empreendedorismo. Entre elas está a capacidade de ser um administrador, função que, apesar de não ser necessariamente exercida por alguém graduado na área, é fundamental para o sucesso de um negócio.

O papel de um administrador e de um empreendedor

Todo administrador - e todo empreendedor - precisa conhecer a fundo todos os setores e departamentos da sua empresa. Na gestão de um negócio, esse é o primeiro passo e o mais fundamental, a partir do qual todo o planejamento e todas as estratégias serão desenvolvidos. Junto a esse conhecimento, devem estar bem esclarecidos também a missão, os objetivos e os valores da empresa, a fim de que cada meta seja traçada com consciência e responsabilidade.

"O estabelecimento de metas é crucial na atividade de empreendedores e administradores. Sem saber exatamente para onde ir, a tendência é que não se chegue a lugar algum e muitos não alcançam seus objetivos porque sequer delimitam onde querem chegar", comenta Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), em São Paulo. "Tendo alvos bem claros a serem alcançados, o empreendedor consegue trabalhar com mais foco em suas ambições e, consequentemente, gera resultados mais positivos", diz.

Outra característica fundamental no perfil de um administrador / empreendedor para a gestão de qualquer negócio é o conhecimento sobre o mercado. Antes mesmo de abrir sua empresa, o empreendedor precisa conhecer as demandas do setor em que pretende atuar, no intuito de definir o tipo de produto ou serviço que irá oferecer e até o perfil do público que deseja atrair como cliente. Com os negócios em andamento, é função de um bom administrador se manter atualizado em relação às diretrizes do mercado e, se necessário, reinventar as próprias diretrizes para continuar sendo competitivo em sua área de atuação.

Marketing como diferencial

Alcançar destaque e consolidar uma posição no mercado é uma tarefa cada vez mais difícil, devido à imensa variedade de ofertas de produtos e serviços nos mais diferentes setores. Para quem não conhece boas estratégias de marketing ou não lhes atribui a importância necessária, isso é quase impossível. O plano de marketing deve ser uma das primeiras preocupações do empreendedor ao planejar a abertura de um negócio e uma ocupação constante do administrador no cotidiano de uma empresa.

Compreender com clareza as funções de um administrador e de um empreendedor já é um grande benefício para a gestão de um negócio, mas conciliar as duas características em um único perfil é o ideal. O bom empreendedor precisa ter a administração como prioridade, assim como o bom administrador precisa do empreendedorismo: os perfis se complementam e, a partir dessa junção, a expectativa é sempre positiva, mesmo diante das dificuldades impostas pela economia e pelo mercado.

Conheça a Gráfica Eskenazi

A Gráfica Eskenazi está presente no mercado gráfico brasileiro há mais de 60anos, com sede em São Paulo e atuação estendida a todo o território nacional. Especializada em marketing impresso, produz envelopes , cartão de visitas , folders , marca-páginas , entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar