Brasil,

4 dicas para se preparar para os processos seletivos de estágio e trainee

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Gardezani via MX
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Desempenho durante as etapas pode ser fundamental para garantir vaga nos programas mais concorridos

Grandes empresas como Itaú, Cremer, Votorantim Cimentos, Citi, entre outras, estão com seus programas de estágio e/ou trainee abertos. Em geral, o processo seletivo para conquistar essas vagas é repleto de etapas classificatórias em que se destacam os candidatos mais preparados. Tudo começa pela montagem do currículo que deve conter informações chave para passar pela peneira dos recrutadores.

Realizar uma entrevista de emprego não é tarefa fácil. O nervosismo é um fator que costuma atrapalhar o desempenho do entrevistado, fazendo com que ele se esqueça de informações essenciais ou se enrole para falar. Dessa maneira, é preciso se preparar com antecedência.

Também é necessário saber como se portar, como se dirigir ao entrevistador e, principalmente, é importante conseguir “vender seu peixe” sem parecer forçado. Assim, a Fundação Estudar, por meio do Na Prática, selecionou algumas dicas para auxiliar nesse processo. Confira:

Esteja preparado
O entrevistado deve se preparar para falar a seu respeito e abordar os principais pontos de sua trajetória em todas as etapas. Mais do que isso, é necessário estar ciente de que em um processo seletivo de grande porte, se concentrar e ser corretamente direcionado em cada uma das fases pode ser a diferença entre conquistar aquele cargo ou não.

Para isso, existem diversos cursos que ajudam a se preparar para esse momento. Um deles Processo Seletivo Na Prática Online, da Fundação Estudar. Ele custa R$49 e cobre todas as etapas de um processo seletivo: desde a escolha da empresa, currículo, testes online, dinâmicas de grupo e entrevistas finais. Os módulos ensinam como se preparar para cada uma dessas etapas e também trazem dicas sobre como se destacar entre os candidatos.

Seja objetivo e verdadeiro
O entrevistado deve ser objetivo e não tentar somar palavras para ocupar o tempo de fala. Além disso, é preciso falar a verdade. É importante evitar frases prontas e clichês ao falar sobre experiências, objetivos de carreira e pontos fortes e fracos.

Por isso, fazer uma pesquisa antes e pensar em situações anteriores é importante para não precisar inventar na hora. Situações pessoais não devem ser tratadas com profundidade, e sim como passagem para falar sobre aprendizado e habilidades.

Pesquise sobre a empresa
Para um melhor desempenho na entrevista é preciso pesquisar sobre a empresa. O entrevistador pode realizar perguntas a respeito da sua opinião sobre aspectos da empresa e nesse momento o desempenho pode ser a diferença entre um “não” e um “sim”.

É válido levantar dados, conversar com profissionais da área e fazer um pequeno resumo para lembrar as principais informações. No entanto, não realize observações sobre a área se não for questionado. Querer mostrar que sabe e jogar diversos dados aleatoriamente ao entrevistado podem ser malvistos e cansativos.

Autoconhecimento e emoções
Para aceitar uma entrevista de emprego é preciso saber o que quer. Nesses momentos, conheça as características da empresa e se ela combina com você e seus ideais de carreira. Não aceite entrevistas pelo peso do nome de uma empresa sem antes compará-la com seus objetivos e características pessoais.

Mais do que isso, é preciso se controlar emocionalmente. Não se deve realizar uma entrevista sem estar pronto para ela. Mesmo preparado, deve-se ter em mente que um “não” pode ser dito. No entanto, ser persistente é importante, assim como procurar desenvolvimento pessoal para a realização de outras entrevistas. Toda experiência serve de aprendizado.

Sobre a Fundação Estudar
A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br.

Sobre o Na Prática
O Estudar Na Prática é uma iniciativa da Fundação Estudar que oferece suporte para o jovem durante as diferentes fases da sua vida pessoal e profissional, por meio de cursos que proporcionam apoio no desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho. Além disso, para manter o jovem profissional sempre atualizado e preparado, o portal NaPrática.org disponibiliza conteúdo gratuito sobre autoconhecimento, liderança e mercado.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar