Brasil, 12 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Experiência brasileira de combate ao uso de drogas por motoristas é ouvida na ONU

Desde março de 2016, os motoristas das categorias C, D e E (habilitados para dirigir vans, ônibus e caminhões) são obrigados a fazer o exame toxicológico de larga janela, que permite detectar, através de uma pequena quantidade de cabelo, pelos ou unhas, se o condutor fez uso regular de drogas nos últimos 90 dias.

Primeira política pública de prevenção contra o uso de drogas por motoristas desde que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrou em vigor, a aplicação do exame toxicológico obteve resultados tão expressivos que a iniciativa brasileira foi apresentada, no dia 27 de abril, no evento “The Use of Technology to Promote Road Safety: The Brazilian Experience”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Pelo trabalho realizado pelo SOS Estradas ao longo dos anos, fui convidado a falar no evento sobre a dura realidade dos motoristas profissionais no Brasil, o que faz com que muitos apelem para as drogas a fim de suportar a jornada. Um dos pontos que destaquei foi o fato da obrigatoriedade da aplicação do exame ter feito com que mais de 1,2 milhão de motoristas profissionais não tivessem suas carteiras renovadas nos primeiros dois anos. Do total, cerca de 900 mil sequer pediram para mudar para a categoria B, que permite que eles dirijam um automóvel e, assim, evitem a necessidade do exame.

Essa prática é o que qualificamos como “positividade escondida”, que ocorre quando o motorista não comparece para renovar a carteira porque sabe que o exame vai detectar o uso regular de drogas nos últimos três meses. No entanto, existem poucas alternativas, dentre elas simplesmente desistir da profissão, esperar passar o efeito das drogas ou buscar tratamento para se livrar delas.

Os resultados obtidos pelo Brasil estão agora repercutindo mundialmente e o espaço oferecido pela ONU para o Governo Brasileiro apresentar essa política é o reconhecimento de que, quando o Estado e a iniciativa privada trabalham para o bem comum, é possível tornar o nosso país um bom exemplo. No combate ao uso de drogas por motoristas profissionais, o Brasil tem do que se orgulhar.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo