Brasil,

Projeto de lei traz oportunidade para o corretor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  c q c s
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O corretor de seguros deve ficar atento à tramitação do projeto de lei de autoria do deputado Rômulo Gouveia (PSD/PB) que torna obrigatória a contratação de seguro de estacionamentos ou garagens de estabelecimentos comerciais contra colisão, incêndio, roubo e furto de veículos neles mantidos ou guardados. Segundo o presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, se a proposta for aprovada, irá surgir um novo e imenso nicho de mercado que poderá ser aproveitado por corretores de todo o Brasil.

Ele destaca que é importante visitar shoppings, supermercados, condomínios e escolas desde agora, antes mesmo da aprovação da lei, para mostrar a importância de se contar com a cobertura do seguro. “É uma excelente oportunidade para ofertar novos produtos, além do tratado no projeto. Sempre tem algo a mais para mostrar e apresentar uma garantia que atenda ao cliente. Mesmo que esse cliente tenha um seguro contra incêndio, o corretor pode, como consultor, fazer a avaliação e sugerir novas coberturas ou adequar as garantias já existentes”, comenta Dorival Alves de Sousa, que também é vice-presidente da Fenacor.

Ele diz ainda que, além dos seguros patrimoniais, o corretor pode e deve oferecer seguros de vida e grupo e de acidentes, entre outros e, quem sabe, aproveitar a ocasião para passar a ser o consultor da instituição visitada.

O presidente do Sincor-DF alerta que muitas pessoas que utilizam estacionamentos e são vítimas de roubos acabam encontrando dificuldades para receber uma indenização e precisam recorrer à Justiça, em um processo que custa caro e cuja solução, muitas vezes, é demorada o que faz com que muitas pessoas desistam no meio do caminho. “Há também aquelas placas informando que o estabelecimento não é responsável por roubos nos veículos. E há o risco de derrota na Justiça, o que obriga a pessoa a arcar, inclusive, com os honorários advocatícios”, adverte.

Por fim, ele destaca que a não contratação do seguro obrigatório deve ser, inclusive, denunciada e que o corretor precisa estar atento para ver se as apólices vigentes atendem ao disposto no projeto e às reais necessidades dos clientes.

De acordo com o projeto de lei, esse novo seguro compulsório, se for aprovado, passará a constar do Decreto-Lei 73/66, que regulamenta o mercado de seguros. A lei entrará em vigor 180 dias após a data de sua publicação oficial.

O autor da proposta diz que a intenção é retomar uma “discussão já havida” na Câmara em torno de dois projetos anteriores, de 2005 e 2009., ambos arquivados. “Mas, como sabemos, é pacífico na jurisprudência de nossos tribunais o entendimento de que os estabelecimentos comerciais são civilmente responsáveis pela segurança dos veículos estacionados em suas dependências,

sendo amplamente reconhecido o dever de tais estabelecimentos de assegurar aos seus clientes a integridade dos veículos que utilizam seus estacionamentos e de prover a devida reparação financeira, no caso de furto, roubo ou danos”, observa o deputado.

Rômulo Gouveia acrescenta que há uma grande resistência das empresas em arcar com esses ônus, obrigando os consumidores que sofrem algum tipo de prejuízo a recorrerem ao Poder Judiciário em busca da indenização que lhes é devida. “Infelizmente, para muitos desses consumidores a busca pela reparação acaba se tornando uma verdadeira saga”, frisa.

O autor da proposta lembra ainda que, diante desse problema, muitos municípios editaram leis estabelecendo a obrigatoriedade de contratação de contratação de seguro contra furto e roubo de veículos automotores por parte dos estabelecimentos comerciais comuns e das empresas que operam área ou local destinado a estacionamentos.

No entanto, tais leis têm sido sistematicamente declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao argumento de que se trata de normas sobre o mercado de seguros privados, e não sobre defesa do consumidor.

Gouveia explica que, no entendimento do STF, a competência para legislar sobre a matéria é da União, conforme determina a Constituição. “À vista desse entendimento e da grande repercussão da questão no País, entendemos ser absolutamente pertinente e oportuna a reinserção dessa matéria na agenda legislativa da Câmara dos Deputados. Estamos certos de que a instituição da obrigatoriedade desse seguro poderá contribuir de forma importante para a proteção dos interesses de milhões de consumidores em nosso país”, acentua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar