Como promover uma expansão acelerada do seu produto, empresa ou serviço?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Por Yuri Moreno*

Por Yuri Moreno*

Hoje falo sobre algumas das estratégias para o começo da virada exponencial do seu site. Certamente você já procurou maneiras para alcançar esse tipo de resultado via marketing digital, o que já é um verdadeiro desafio tanto para iniciantes quanto veteranos. Mas você por acaso conhece, já viu ou leu sobre Growth Hacking?

QUAL O SIGNIFICADO?

Hoje uma realidade para muitas startups, estamos constantemente ouvindo sobre estratégias, experiências e técnicas de growth hacking.

A definição de Growth Hacking parte da ideia de que devemos focar no uso de processos mensuráveis, repetitivos e escaláveis (de preferência automatizados) que otimizem uma meta, um KPI definido como o principal motor de crescimento (que pode ser vendas, usuários ativos, etc.). Growth porque cada iniciativa gira em torno desse contínuo avanço. Hack por causa das técnicas flexíveis para atingir esse mesmo crescimento a um custo baixo.

Isso significa você encontrar, na prática, “gatilhos” que sejam capazes de promover uma expansão acelerada do seu produto, empresa ou serviço e analisar religiosamente os resultados para ver quais táticas funcionam melhor e devem ser ampliadas.

CRESCIMENTO INSTANTÂNEO

Se para você, esse crescimento significa campanhas SEO, mídia paga e outras ações de marketing digital: você está vendo apenas um lado da moeda- o estável, sustentável, longo e mais convencional.

O crescimento hacker é justamente o oposto: temporário, por vezes agressivo e cuja metodologia ágil permita otimizar de maneira imprevisível.

Lembre-se do mindset Growth: estruturar todo o processo e analisá-lo para conseguir resultados rapidamente, porque novas táticas têm vida útil limitada. Portanto: Pergunte, tenha hipóteses, realize previsões, teste, analise e repita sempre.

IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER.

Por incrível que pareça, muita gente acaba esquecendo ou ignorando esses itens tão fundamentais na sua estratégia. São eles:

- OBJETIVOS: Tenha-os muito bem definidos, porque sem eles não há como mensurar e, sem mensuração, não há como saber como anda seu planejamento.

- TESTES: sempre necessário. Afinal, você está lidando com a sua audiência, seu modelo de negócios, sua jornada do consumido, seu negócio é diferente e único, então não seja copycat de concorrentes. Abuse de testes A/B para análise de dados e melhorar seus funis de aquisição e conversão.

ALGUMAS APLICAÇÕES GROWTH HACKING NA PRÁTICA

- Velocidade e design responsivo do website são essenciais: O tempo de carregamento considerado ideal é de até 5 segundos. Confira itens como o código do site, plugins, número de redirecionamentos, imagens e outros itens que possam pesar na hora de abrir o domínio.

- Acompanhe a ação dos visitantes com ferramentas de monitoramento de eventos, mapas de calor e gravação da navegação, que mostram onde e como acontecem as interações do usuário com um conteúdo do site. Desta maneira, você consegue entender melhor a usabilidade do website.

- Páginas de destino que são criadas com um objetivo de marketing específico, são pontos de entrada para seu site. Crie diferentes segmentações de público alvo e páginas de destino para cada um deles

- Simplifique o processo de adesão, caso seja preciso se registrar em seu site para usar uma função ou serviço. Basta incorporar algum sistema de login via redes sociais.

- Foco na segmentação: Quanto maior ela for, mais você conseguirá personalizar o conteúdo para os diversos públicos que atende, aumentando seu potencial de engajamento.

- Quando um novo usuário se inscreve em sua newsletter, as próximas semanas são cruciais para que você o retenha. Um ou dois e-mails por semana é uma boa oportunidade de trabalhar com dicas, novidades ou mesmo compartilhar ideias. Nutra o inscrito e fortaleça o vínculo que ele possui com seu negócio.

- Recicle conteúdos antigos e dê um formato diferente, como transformar seu texto em vídeo, infográfico ou até mesmo ampliando-o para E-book e oferecendo ao usuário como benefício.

- Em sua campanha de email marketing, envie como se fosse uma pessoa real, com nome e sobrenome. Usuários respondem melhor quando comparadas com os e-mails genéricos da empresa.

- Um hack interessante é uma campanha de nutrição de leads que permite ainda mais personalização. São e-mails automatizados que identificam e orientam a jornada do consumidor em sequência: Se ele acabou de se inscrever, há uma mensagem de boas vindas. Se ele não entra há tempos no seu site, o drip mail vai relembrá-lo.

Uma abordagem que mostra bem como a retenção deve ser é o programa “12 dias para Trello”, campanha natalina desta ferramenta de gerenciamento de projetos. O e-mail contém links para páginas sobre não só como usar o Trello, mas também para ajudar o usuário a se tornar mais eficiente, especialmente durante as festas de final de ano.

- Ofereça aos usuários algum tipo de compensação, benefício ou desconto na hora de recomendarem a empresa a amigos afim de que estes se inscrevam, curtam ou realizem alguma ação desejada. É uma das técnicas mais eficazes usadas com frequência para adquirir novos clientes e reter os já existentes.

- Simplicidade: método de inscrição fácil, recompensa rápida, regras claras.

- Ofereça incentivos adicionais para quem indica periodicamente.

*Yuri Moreno é estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias. Atualmente vive em San Francisco onde acompanha in loco todas as movimentações no Vale do Silício.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros