Brasil,

Por que as seguradoras – pequenas - estão insatisfeitas com o atual sistema DPVAT?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luiz Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luiz Francisco Armando Luiz Francisco

Não é uma resposta ampla que precisa ser oferecida ao leitor, mas uma resposta concisa, para demonstrar os relacionamentos econômicos por trás da única empresa autorizada a comercializar o seguro obrigatório, com coberturas para acidentes pessoais causados por veículos automotores. Afinal, o seguro DPVAT é muito importante para o dia a dia brasileiro.

Diferentemente dos conceitos protetivos e governamentais de países desenvolvidos, o modelo brasileiro privilegia alguns dos maiores interesses e que compõe o seguro obrigatório de veículos. Porém a proteção dos pequenos acionistas sempre demonstra o nonsense desse desequilíbrio de relações. Atualmente, esse grupo de pequenos seguradores lidera a melhor contraposição desses interesses mais polarizados. E é, por consistência, a virtude desse grupo de minoritários e a estratégia bem sucedida de "denunciar" ,junto a quem precisa se manifestar, as hipóteses e objetos da insatisfação, propondo mudanças profundas no conjunto desse seguro.

São, entretanto, posições econômicas difusas; e nuance de entendimento que o consumidor deve ser protegido dos acordos acionários que definam comandos estratégicos entre suas próprias matrizes, mais prejudiciais ao seguro em voga, não se levando em consideração o conjunto geral das demais composições da mesma sociedade. Essas mesmas formações, quando existe uma conjuntura regulatória ineficiente e brechas legais importantes, divagam no absurdo e contemplam o antissocial e o antieconômico mais vil; que será definido como um modelo a ser seguido; ou melhor: a ser deglutido sem mastigação.

Sem ser prolixo quanto ao caso, referindo-me a acuidade e interpretação dessas circunstâncias macroeconômicas, em tremendo colapso das relações que geraram o conflito dos acionistas. E como simples observador, remonto a defesa dos minoritários, como uma forma de interceder a favor desses mesmos nas elaborações mais inapropriadas ao conjunto das obrigações acionárias.

E essa resposta que o consumidor nem mesmo indaga é uma obrigação da Legislação que promove a equidade e os direitos entre pessoas e empresas. Aliás, num lapso, sendo muito sincero: A dúvida é muito grande se esse grupo de minoritários conseguirá satisfazer suas ambições de poder no acordo de acionistas, que não se ampara mais nos aportes das seguradoras participantes, mas na vultosa reserva técnica que possuem em caixa.

Finalmente, a insatisfação das pequenas congêneres é porque, no computo geral, elas nunca tiveram o poder decisório que modula o lado econômico, as ideias e a ação de conduzir meios, talvez, melhores dos que atualmente existem por aqui. Mas a reivindicação é justa na medida que se abre a caixa de pandora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar