Uso do canal de denúncias cresce 52,6% nas empresas brasileiras nos últimos quatro anos, aponta ICTS Outsourcing

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Mathias

Análise da consultoria revela aumento na qualificação de relatos dos funcionários, maior participação masculina nas denúncias e engajamento de fornecedores

Com 10 anos de atuação no mercado, a operação de canal de denúncias da ICTS Outsourcing, empresa de serviços contínuos para a gestão de riscos, ética e compliance nas organizações, já recebeu e tratou mais de 170.000 relatos, distribuídos em 229 empresas.

A análise da evolução anual do registro dessas denúncias indica que fatos como a eclosão da operação Lava Jato e a promulgação da Lei Anticorrupção, bem como a maior atenção dada em nossa sociedade sobre a exposição de situações de assédio moral e sexual, vêm impulsionando o uso desse instrumento dentro do ambiente corporativo.

Segundo o levantamento da ICTS Outsourcing, entre 2014 e 2017 o número de denúncias aumentou em 52,6%, considerando-se uma amostra de 50 empresas que utilizam o canal há quatro anos. Neste grupo de empresas foram coletados 17.572 relatos durante o biênio 2014 e 2015, enquanto que entre 2016 e 2017 o volume de denúncias registrados foi de 26.524 relatos*1.

A pesquisa sinaliza também outros indicadores que demonstram o amadurecimento das empresas, seus colaboradores e outros públicos no uso efetivo do canal de denúncias como um instrumento de fortalecimento do ambiente ético e transparência nas relações internas e externas das organizações. Um exemplo é a redução no tempo em que as empresas levam para apuração das denúncias recebidas, que caiu 43,6% nos últimos cinco anos, atingindo em 2017 um patamar médio de 36 dias.

Outro indicador interessante é o incremento de 12,1% no volume de denúncias sobre a camada de líderes das empresas entre 2014 e 2017, demonstrando o crescimento da confiança dos denunciantes, em sua maioria colaboradores, ou seja, 86,2% do total, sobre a segurança no uso do canal e seus resultados práticos.

Além dos próprios funcionários, fornecedores e clientes vêm também fazendo maior uso dos canais de denúncia corporativos. Segundo a pesquisa, as manifestações provenientes destes grupos representaram 11,3% dos registros. "Uma ação mais efetiva das empresas na divulgação e disponibilização dos seus canais de denúncias para seus públicos externos, combinada com a maior exigência do mercado sobre Ética e integridade em suas relações comerciais e de consumo impulsionam os relatos de fornecedores e clientes", explica Cassiano Machado, sócio diretor da ICTS Outsourcing.

Quando se analisa o perfil dos tipos de denúncias mais realizadas nas empresas nestes últimos cinco anos, têm-se que 42,7% referem-se a problemas de relacionamento interpessoal. Desta fatia, os casos mais recorrentes foram de práticas abusivas, como assédio moral e sexual, agressão física, discriminação e preconceito, que representam 26% do total de denúncias. Relatos sobre ilícitos e má intenção somaram 33,8% e o descumprimento de políticas, normas e procedimentos internos representaram 23,5% das denúncias feitas.

Verifica-se ainda que a maior parte dos registros de denúncias foi realizada por homens, que efetivaram 60,1% dos relatos contra 39,9% feitos por mulheres. Segundo Cassiano Machado, até meados de 2016 havia uma leve predominância do público feminino, em torno de 53%, na manifestação de práticas abusivas (assédios, agressões, discriminação). Porém, o cenário se inverteu em 2017 com o público masculino registrando agora 54% destes tipos de situação. "Isto pode indicar uma maior sensibilização e preocupação do público masculino em relação a estes temas e seus impactos negativos no ambiente de trabalho e na reputação das organizações", completa Machado.

O líder continua a ser o agente mais denunciado nas empresas, com 55,9% dos registros em 2017. Este cenário corrobora a importância do anonimato no processo de registro das denúncias e, não por acaso, as denúncias anônimas são a opção preferida pelos denunciantes, perfazendo 69,7% dos relatos.

Com relação a forma de contato com o canal de denúncias, nota-se uma evolução no uso do contato telefônico, versus o registro eletrônico via internet ou e-mail. No grupo de empresas com operação há mais de 5 anos houve um incremento de 15,3% no uso do contato telefônico entre 2014 e 2017, ou seja, de 43,2% para 49,8% do total de registros.

O efeito desse movimento é sentido na efetividade da apuração das denúncias e, consequentemente, no benefício produzido pelo canal de denúncias. Como as denúncias realizadas via contato telefônico permitem uma coleta mais rica de informações dos denunciantes, seu índice de confirmação é 19% maior quando comparado aos casos registrados via internet.

O executivo conclui prevendo que "o interesse das instituições por canais de denúncias deve continuar crescendo nos próximos anos, não apenas pelas exigências progressivas da sociedade e do contexto legal sobre os programas de integridade nas organizações, mas principalmente pelo entendimento dos resultados práticos e positivos alcançados pela implementação efetiva do canal".

1: O volume de relatos para 2017 foi projetado de forma linear com base na quantidade de registros realizados entre 01/Jan e 31/Ago.

Sobre a ICTS Outsourcing

A ICTS Outsourcing é uma empresa de serviços terceirizados para gestão de riscos, Ética e compliance. Proporciona aos seus clientes segurança e independência, e profundo conhecimento sobre as necessidades e desafios das organizações. Desenvolve serviços de Canal de Denúncias; Compliance de terceiros; Monitoramento ativo e contínuo de riscos; Apuração de casos; Controle sobre políticas de viagem, entretenimento, hospitalidade e doações; e Canais de emergência/gestão de crises.

Sua excelência na prestação de serviços resulta da combinação de metodologias, tecnologias e o expertise de profissionais selecionados a partir de padrões éticos elevados, assessorando a implementação e gestão dos serviços.

Localizada em Alphaville, São Paulo, conta com mais de 100 profissionais e uma infraestrutura sofisticada e segura.

Iniciou suas operações em 2007 e, atualmente, mais de 250 empresas de diferentes segmentos de atuação e portes, presentes no Brasil e no exterior, confiam suas operações de gestão de riscos, ética e compliance à ICTS.

A ICTS Outsourcing é uma empresa ICTS.