Especialista dá 5 dicas de como escolher um imóvel comercial, de acordo com o segmento
Os empreendedores precisam se atentar a várias situações do mercado se quiserem ter sucesso com as vendas. A escolha do imóvel comercial, que será a sede da empresa, é um desses pontos
A sede da empresa é tão importante que pode significar o fracasso ou o sucesso do empreendedor, começando pelo fato de que esse item representa uma boa parte do investimento necessário, seja para a construção ou a reforma do imóvel.
Talvez você ainda não tenha parado para pensar, mas a incidência do sol, a exposição da vitrine, a ausência da faixa de pedestres e outros detalhes são importantes para que o local seja realmente validado para tornar-se um ponto comercial.
1 - Onde estão os seus consumidores?
Essa é a pergunta número 1 para quem está buscando um imóvel comercial. O melhor lugar para você se instalar sempre será o mais perto possível do máximo de pessoas em potencial que você pode ter para concretizar as suas vendas.
Na prática, se estivermos falando em estabelecimentos comerciais de alimentos, por exemplo, obviamente que todas as regiões próximas aos centros ou a locais movimentados serão os melhores e mais adequados.
Se estivermos pensando em uma loja virtual, onde a venda de produtos é apenas online, ficar no centro não é, necessariamente, uma grande vantagem. Isso porque os custos dessa região são mais altos e a sua proximidade com o cliente deverá ser apenas no ambiente virtual.
Descubra onde está o seu público-alvo e comece daí a busca por um lugar ideal para o seu negócio.
2 - Observe muito bem a região
Se você conseguiu definir onde estão seus possíveis clientes, o próximo passo é analisar toda a região, partindo da análise dos concorrentes – será que eles também estão nessa localidade?
Na prática, o assunto é mais simples de ser visto: se você tem uma loja de sapatos, pode ficar ao lado de pontos que vendem roupas, por exemplo. Isso seria totalmente viável.
Por outro lado, se você está em uma praça de alimentação vendendo comidas e bebidas, precisará ter alguns diferenciais, já que a concorrência é dada pela comparação de preços e qualidade dos produtos.
O mais recomendável, portanto, é que você visite o local em que planeja ter o seu negócio várias vezes ao dia, em vários horários, observando as outras lojas, as residências, o trânsito. Tenha uma visão geral e anote tudo!
3 - A acessibilidade do lugar
Você sabia que até o lado da rua que você está pode gerar bons resultados em vendas? Por exemplo, se você tem uma padaria, poderia pensar em ficar do lado da rua onde as pessoas estão indo para o trabalho e não para casa.
Essa é uma ideia simples, mas que dá certo – a sua área tem a ver com o caminho do seu público-alvo.
Quando falamos em acessibilidade, podemos pensar também em estacionamento. A sua loja tem estacionamento próprio? Se tiver, você já tem um ponto positivo. Se não tiver, melhor começar a ver se há vagas na rua ou se o cliente precisará parar o carro muito longe. O estacionamento pode ser um atrativo para o seu cliente.
Inclusive, se você estiver em regiões movimentadas, como o centro, observe se em frente ao seu imóvel comercial há faixas de pedestres, semáforos e pontos de ônibus. Isso pode fazer a acessibilidade ser considerável e positiva.
Para terminar esse tópico, também é recomendável que o empreendedor tenha em vista a localização da vitrine – será que fica incidente ao sol? Isso ajuda ou atrapalha as pessoas a verem seus produtos? A resposta da pergunta dirá se o local é conveniente.
O ideal é sempre estar visível – ao mesmo tempo, lembre-se que nem todo comércio precisa estar, necessariamente, na esquina entre as ruas. Mas se estiver, melhor ainda.
4 - Cuidado com a caixa d’água e energia elétrica
Pode parecer pontos simples e óbvios, mas acredite: se a água e a energia foram inviabilizadas, o seu projeto não vai dar certo. E isso vale para qualquer segmento.
Conforme sua atuação pode ser que você precise inclusive de geradores de energia e, em casos ainda mais complexos, será necessário um projeto para aumentar a carga do relógio, que deve ser feito por um engenheiro elétrico.
No caso da água, com a atual crise hídrica que o planeta está vivendo, o abastecimento de água também se torna fundamental para o plano de negócios ser viável. E para os imóveis acima de 750 m² é preciso conferir a instalação de hidrante específica para o uso.
5 - A documentação do imóvel
Após analisar vários pontos, o empreendedor e sua equipe precisam reconhecer a documentação do imóvel para saber se está tudo em ordem – alvará de funcionamento, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Habite-se e AVCB (Auto de Vistoria dos Bombeiros).
Aqui também é importante considerar a Lei do Zoneamento – isto é: todos os imóveis comerciais estão sujeitos a leis municipais, com restrições específicas. É muito importante que se saiba qual a legislação vigente e se ela está de acordo com o seu negócio.
O plano de negócios da sua empresa
Brevemente, a dica é que o seu negócio esteja bem localizado e de acordo com o seu segmento. Tudo isso precisa estar previsto no seu plano de negócios. Atualmente, existem muitos imóveis comerciais em todos os bairros, cidades e estados. A grande questão é conseguir encontrar aquele que está de acordo com o seu perfil.
Isto leva em conta a sua capacidade financeira, o valor do imóvel, o crescimento do seu negócio, o tamanho da sua empresa, o potencial de valorização, o tipo de compra ou aluguel, entre outros fatores.
Avalie qual imóvel não vai impactar de forma negativa no seu orçamento mensal previsto – este detalhe pode mudar todo seu projeto e fazer o negócio afundar. Mas, o contrário também vale: se você “acertar a mão”, o seu negócio se torna totalmente viável.
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