SEGS Portal Nacional

Saúde

"Poupança muscular": o investimento invisível para um envelhecimento saudável

  • Quarta, 11 Fevereiro 2026 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Austin Christopher
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Imagem de Freepik

Fortalecer os músculos ao longo da vida é tão importante quanto cuidar das finanças para a aposentadoria

Com o envelhecimento da população brasileira, no qual o número de idosos está previsto para superar o de adultos entre 25 e 39 anos até 2035, segundo o IBGE, cresce a necessidade de repensar os cuidados com a saúde ao longo da vida. Uma das estratégias mais eficazes é a criação da “poupança muscular”, um conceito que define o acúmulo e a preservação de massa muscular desde a juventude, como forma de garantir melhor qualidade de vida na terceira idade.

De acordo com especialistas, quanto mais os músculos forem desenvolvidos ao longo dos anos, maior será a proteção contra doenças, lesões e limitações funcionais. A partir dos 30 anos, inicia-se uma perda fisiológica de massa muscular; após os 70, é possível perder até 15% de massa muscular a cada década vivida. Esse processo, conhecido como sarcopenia, compromete a mobilidade, aumenta o risco de quedas e fraturas, e está associado ao agravamento de diversas doenças crônicas. A Dra. Ana Paula Trussardi, pesquisadora do tema e especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, ressalta que “o músculo é um fator protetor contra doenças, especialmente doenças crônicas. Ele ajuda a preservar a funcionalidade e a qualidade de vida nas fases de idade avançada”.

Diferente de algo comumente disseminado, o peso corporal não é o único indicador importante de saúde. É mais apropriado dar atenção para a composição corporal, o equilíbrio entre músculos, gordura e outros componentes do corpo. Pessoas com maior massa muscular, mesmo que não apresentem magreza, tendem a ter melhor saúde metabólica, menor risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares, além de melhores resultados em tratamentos de câncer e outras enfermidades graves. “Pacientes com maior musculatura, no momento do diagnóstico de doenças crônicas, têm mais sucesso nos tratamentos e maior taxa de cura”, explica a pesquisadora.

Nesse contexto, a prática regular de exercícios físicos, sobretudo os de força, é essencial, pois ajuda a manter e aumentar a musculatura e contribui para a contenção de doenças que desencadeiam a perda muscular secundária, como obesidade, diabetes e insuficiência cardíaca. A musculação e outras atividades, que envolvem resistência, devem ser constantemente incentivadas, pois a construção de músculos é mais eficiente na juventude e na fase adulta. Ainda assim, iniciar o fortalecimento muscular em qualquer idade pode trazer benefícios significativos. Para a Dra. Ana Paula, é fundamental que o corpo seja trabalhado de forma completa: “Treinar apenas uma parte, como as pernas, não é totalmente eficaz. O corpo funciona de forma integrada, e o fortalecimento de todos os grupos musculares favorece a manutenção de sua funcionalidade”.

Fortalecimento muscular e alimentação balanceada

A alimentação também desempenha um papel central nesse processo. Uma dieta equilibrada, rica em proteínas e substâncias bioativas, e associada à boa hidratação, é fundamental para preservar a massa muscular e reduzir os riscos de problemas associados ao envelhecimento.

Nesses casos, os suplementos alimentares surgem como uma ferramenta importante para complementar a nutrição. De acordo com Renata Teixeira, nutricionista e engenheira de alimentos, a ciência tem avançado continuamente na investigação de nutrientes, compostos bioativos e suplementos que ajudem a preservar a saúde metabólica, cognitiva e funcional, e assim promover um envelhecimento mais ativo e saudável.

“Suplementos voltados ao fortalecimento muscular aliados a uma alimentação equilibrada não apenas contribuem para a estética, mas também reforçam a barreira cutânea, reduzem o estresse oxidativo e favorecem a renovação celular. Quando pensamos em aminoácidos, por exemplo, diversos deles desempenham papéis importantes na manutenção da massa muscular, como o aminoácido essencial leucina, que tem a capacidade de ativar a síntese proteica”, comenta Renata. Esses produtos, regulados e aprovados pela Anvisa, são considerados seguros para todas as idades e podem ser indicados por médicos ou nutricionistas, conforme as necessidades individuais.

“Envelhecer com saúde começa muito antes da velhice. A construção dessa poupança muscular, com apoio de exercícios físicos e nutrição adequada, é um investimento de longo prazo que vale cada esforço”, conclui a Dra. Ana Paula. Pensar na saúde muscular como uma reserva estratégica é um chamado à responsabilidade individual e coletiva frente ao envelhecimento populacional, sendo a musculatura uma aliada invisível, que protege o corpo de dentro para fora.

Sobre a ABIAD

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que atuam na produção, industrialização, comercialização e distribuição de alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, suplementos alimentares, edulcorantes, dentre outras categorias. A ABIAD desempenha um papel fundamental no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, defendendo políticas baseadas em ciência para garantir o acesso da população a produtos seguros e de alta qualidade. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 11, 2026 Saúde

Carnaval com proteção: cuidar dos olhos também faz…

Fev 11, 2026 Saúde

Carnaval com saúde: especialista lista 5 dicas de como…

Fev 10, 2026 Saúde

Lipedema: por que tantas mulheres convivem com dor,…

Fev 10, 2026 Saúde

Calor e chuvas de verão disparam proliferação do Aedes…

Fev 10, 2026 Saúde

22,8% dos usuários de antidepressivos também tratam…

Fev 09, 2026 Saúde

Como identificar os primeiros sinais de LER/DORT em…

Fev 09, 2026 Saúde

Suas cutículas precisam de cuidados extra? Confira 5…

Fev 09, 2026 Saúde

Uso de canetas emagrecedoras se torna problema sem…

Fev 06, 2026 Saúde

Circulação da variante K da gripe reforça importância…

Fev 06, 2026 Saúde

Quando o implante chama atenção: entenda o linfoma raro…

Fev 06, 2026 Saúde

Teste de sangue menstrual no rastreamento do câncer de…

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version